13267
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Perspectivas sobre o tempo

POR: Janaina Maria Lopes Ferreira 13/11/2018
Código: ING8_03UND03

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Perspectivas sobre o tempo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula

(https://www.youtube.com/watch?v=-hzl0BNucLg) e imprimir o handout para trabalhar com os alunos no output.

Objective select-down

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de um vídeo sobre um artigo de uma revista chamada “ Science News”. Pergunte aos alunos:

  • Do you know this magazine? Possíveis respostas: Yes, I do. I don´t know. No, I don´t .
  • What kind of issues do you think we can find in a magazine like that? Possíveis respostas: Reports about science. Something related to science, technology or nature.
  • Do you like this kind of reading? Possíveis respostas: Yes, I do. I really don't know yet. No, I don´t.
  • Do you know the name of a Brazilian Magazine similar to the one we will study? Possíveis respostas: Globo Ciência, Superinteressante, Mundo Estranho, Galileu, Ciência Hoje, etc.

Agora, diga aos alunos: Let's see some images and think about the theme of this Science News report .

Context select-down

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre as imagens acima para despertar a curiosidade dos alunos. Pergunte aos alunos:

  • Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: A clock, some people walking on the street in a hurry, most of them alone.
  • What does the clock mean to you? Possíveis respostas. Time or hours.
  • What do you think is the relation between these two images? Deixe os alunos argumentarem, há muitas respostas possíveis, levando em conta a criatividade que eles possuem, tais como, a pressa no dia a dia das pessoas, o encontro que nunca acontece, a solidão, a efemeridade da vida etc.

Enquanto faz as questões, coloque no quadro palavras, em inglês, relevantes que forem aparecendo nas respostas. Depois, anuncie o slide seguinte: So, let´s watch the video from Science News.

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutes

Propósito: Que os alunos entendam o assunto do artigo da revista

Expectativa: Que os estudantes identifiquem frases do vídeo. Eles não precisarão entender tudo o que ouvirem.

Orientações: * Mostre o slide e pergunte o que acham do título do artigo e da imagem? Qual relação será que pode ser estabelecida? Pergunte:

  • What do you think about the article's title and the image presented in this slide?
  • Do you know the meaning? Provavelmente, eles dirão que há relação com o tempo ou algo semelhante.
  • Diga: Ok, let's check it out? Apresente o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-hzl0BNucLg, mas, antes da apresentação pergunte:
  • Watch this video and tell us: what is it about? Passe o video inteiro. O objetivo ao passar esta primeira vez é apenas para que eles se familiarizem com o conteúdo do vídeo através do propósito de localizar a informação para verificar a assunto geral apresentado nesse artigo de revista. Possíveis respostas: It's about time. It's about life. It's about time different from hours. It's about lifetime. Anote as respostas que os alunos disserem no quadro para ajudar na compreensão geral.
  • Após a discussão, diga: Ok, watch it again, but have in mind two questions: When was this magazine published? What is the relation between the sentences: What time is it? and What is time? Possíveis respostas: The magazine was published on July 25th. The first sentence is related to hours and the second one about lifetime. Anote no quadro as palavras-chaves, tais como July 25th, hours and lifetime.
  • Escreva no quadro as palavras: Body, Brain and Universe. Ao lado, escreva as seguintes palavras para fazer um matching exercise com os alunos: Big Bang / internal clock/ sense of world. Agora, explique aos alunos que irão assistir novamente e verificar o porquê das 3 palavras no quadro e depois a estabelecer a relação entre essas palavras e as que estão ao lado. Diga aos seus alunos: Now you are going to listen for more specific information, ok? The magazine staff looks at time from three completely different perspectives. Which are they? Passe o video novamente. Os alunos verificarão que as 3 palavras no quadro representam as 3 perspectivas do tempo segundo o artigo da revista.
  • Agora, peça que liguem no quadro as palavras com as perspectivas que ouviram no vídeo. Possíveis respostas: Perspective of Body = internal clock, Perspective of brain= sense of world, Perspective of universe = Big Bang.

Professor: Fale sobre nosso relógio biológico. Acesse para ajudá-lo nessa tarefa:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/relogio-biologico.htm e http://scienceblogs.com/weizmann/2014/10/21/resetting-our-biological-clocks/ . Peça ajuda ao professor de Ciências , se possível.

Material Complementar: Acesse a transcrição do vídeo aqui para ajudá-lo.

Output select-down

Tempo sugerido: 10 minutes

Propósito: Entender a apresentação oral.

Expectativa: Responder questões relacionadas ao listening comprehension.

Orientações:Imprima o handout anexo e entregue uma cópia para cada aluno. Observe que é possível imprimir 2 cópias na mesma página. Diga que a atividade consiste numa listening practice: eles irão assistir e conforme forem ouvindo irão marcar as palavras que estão faltando no trecho transcrito. Solicite ou trabalhe oralmente com eles o som das palavras, a fim de tornar a atividade mais fácil. Diga:

  • Ok, now you are going to receive a handout with an exercise, where you will find a piece of the oral text presented.
  • I'll read it for you, pay attention to the sound of the words. After that, you will watch the video again, listen and complete with the words you hear, which are missing.

Após, faça a correção oral com os alunos. Diga:

  • Now, we’re finished, it but before let´s remember what you have learned today.

Vá para o próximo slide.

Material Complementar: Imprima o handout aqui.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Expectativa: Que lembrem do assunto abordado no artigo da revista.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o slide acima. Diga:

  • Here we have a learning list about our class today.
  • Do you agree?
  • Can you point other learning issues?

Anote as observações dos alunos e complete o slide! Termine a aula com a pergunta chave:

  • What time is it? or What is time? Which one is more important?

Os alunos, provavelmente , optarão pela segunda, pois está mais focada no tempo da existência do que no tempo cronológico.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula

(https://www.youtube.com/watch?v=-hzl0BNucLg) e imprimir o handout para trabalhar com os alunos no output.

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de um vídeo sobre um artigo de uma revista chamada “ Science News”. Pergunte aos alunos:

  • Do you know this magazine? Possíveis respostas: Yes, I do. I don´t know. No, I don´t .
  • What kind of issues do you think we can find in a magazine like that? Possíveis respostas: Reports about science. Something related to science, technology or nature.
  • Do you like this kind of reading? Possíveis respostas: Yes, I do. I really don't know yet. No, I don´t.
  • Do you know the name of a Brazilian Magazine similar to the one we will study? Possíveis respostas: Globo Ciência, Superinteressante, Mundo Estranho, Galileu, Ciência Hoje, etc.

Agora, diga aos alunos: Let's see some images and think about the theme of this Science News report .

Tempo sugerido: 05 minutes

Orientações: Mostre as imagens acima para despertar a curiosidade dos alunos. Pergunte aos alunos:

  • Tell me, what can you see in this picture? Possíveis respostas: A clock, some people walking on the street in a hurry, most of them alone.
  • What does the clock mean to you? Possíveis respostas. Time or hours.
  • What do you think is the relation between these two images? Deixe os alunos argumentarem, há muitas respostas possíveis, levando em conta a criatividade que eles possuem, tais como, a pressa no dia a dia das pessoas, o encontro que nunca acontece, a solidão, a efemeridade da vida etc.

Enquanto faz as questões, coloque no quadro palavras, em inglês, relevantes que forem aparecendo nas respostas. Depois, anuncie o slide seguinte: So, let´s watch the video from Science News.

Tempo sugerido: 25 minutes

Propósito: Que os alunos entendam o assunto do artigo da revista

Expectativa: Que os estudantes identifiquem frases do vídeo. Eles não precisarão entender tudo o que ouvirem.

Orientações: * Mostre o slide e pergunte o que acham do título do artigo e da imagem? Qual relação será que pode ser estabelecida? Pergunte:

  • What do you think about the article's title and the image presented in this slide?
  • Do you know the meaning? Provavelmente, eles dirão que há relação com o tempo ou algo semelhante.
  • Diga: Ok, let's check it out? Apresente o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-hzl0BNucLg, mas, antes da apresentação pergunte:
  • Watch this video and tell us: what is it about? Passe o video inteiro. O objetivo ao passar esta primeira vez é apenas para que eles se familiarizem com o conteúdo do vídeo através do propósito de localizar a informação para verificar a assunto geral apresentado nesse artigo de revista. Possíveis respostas: It's about time. It's about life. It's about time different from hours. It's about lifetime. Anote as respostas que os alunos disserem no quadro para ajudar na compreensão geral.
  • Após a discussão, diga: Ok, watch it again, but have in mind two questions: When was this magazine published? What is the relation between the sentences: What time is it? and What is time? Possíveis respostas: The magazine was published on July 25th. The first sentence is related to hours and the second one about lifetime. Anote no quadro as palavras-chaves, tais como July 25th, hours and lifetime.
  • Escreva no quadro as palavras: Body, Brain and Universe. Ao lado, escreva as seguintes palavras para fazer um matching exercise com os alunos: Big Bang / internal clock/ sense of world. Agora, explique aos alunos que irão assistir novamente e verificar o porquê das 3 palavras no quadro e depois a estabelecer a relação entre essas palavras e as que estão ao lado. Diga aos seus alunos: Now you are going to listen for more specific information, ok? The magazine staff looks at time from three completely different perspectives. Which are they? Passe o video novamente. Os alunos verificarão que as 3 palavras no quadro representam as 3 perspectivas do tempo segundo o artigo da revista.
  • Agora, peça que liguem no quadro as palavras com as perspectivas que ouviram no vídeo. Possíveis respostas: Perspective of Body = internal clock, Perspective of brain= sense of world, Perspective of universe = Big Bang.

Professor: Fale sobre nosso relógio biológico. Acesse para ajudá-lo nessa tarefa:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/relogio-biologico.htm e http://scienceblogs.com/weizmann/2014/10/21/resetting-our-biological-clocks/ . Peça ajuda ao professor de Ciências , se possível.

Material Complementar: Acesse a transcrição do vídeo aqui para ajudá-lo.

Tempo sugerido: 10 minutes

Propósito: Entender a apresentação oral.

Expectativa: Responder questões relacionadas ao listening comprehension.

Orientações:Imprima o handout anexo e entregue uma cópia para cada aluno. Observe que é possível imprimir 2 cópias na mesma página. Diga que a atividade consiste numa listening practice: eles irão assistir e conforme forem ouvindo irão marcar as palavras que estão faltando no trecho transcrito. Solicite ou trabalhe oralmente com eles o som das palavras, a fim de tornar a atividade mais fácil. Diga:

  • Ok, now you are going to receive a handout with an exercise, where you will find a piece of the oral text presented.
  • I'll read it for you, pay attention to the sound of the words. After that, you will watch the video again, listen and complete with the words you hear, which are missing.

Após, faça a correção oral com os alunos. Diga:

  • Now, we’re finished, it but before let´s remember what you have learned today.

Vá para o próximo slide.

Material Complementar: Imprima o handout aqui.

Tempo sugerido: 5 minutes

Propósito: Organizar as ideias apresentadas na aula.

Expectativa: Que lembrem do assunto abordado no artigo da revista.

Orientações: Mostre aos alunos o quadro acima e faça uma síntese do que aprenderam na aula. Caso eles tenham mais comentários para fazer, anote-os e enriqueça o slide acima. Diga:

  • Here we have a learning list about our class today.
  • Do you agree?
  • Can you point other learning issues?

Anote as observações dos alunos e complete o slide! Termine a aula com a pergunta chave:

  • What time is it? or What is time? Which one is more important?

Os alunos, provavelmente , optarão pela segunda, pois está mais focada no tempo da existência do que no tempo cronológico.

Contents

  1. INPUT: A listening report about a magazine article
  2. OUTPUT: Comprehension of key words

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI03) Construir o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Janaina Maria Lopes Ferreira

Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel

Especialista: Celina Gonçalves


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes