Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas:
-Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação dos vídeos produzidos: Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
-Aplicativo para criação de animações no celular.
Context
Previamente, envie via e-mail, Whatsapp ou Google Classroom, o link da página da Wikipédia, disponível nas orientações, e solicite que os alunos façam a leitura do texto para definir “Draw my life videos”. Pergunte:
- According to Wikipedia, what is a ‘draw your life video’?
Input
Um dia após o envio do context, envie o vídeo e a atividade do input explicando, através de áudio ou vídeo, “This is a draw my life video made by Joey Graceffa, a famous YouTuber. As you know, youtuber is a person who records and uploads videos on the Internet. Click on the link, watch Joey Graceffa’s video and answer the worksheet activity”.
Peça aos alunos que, após assistirem ao vídeo e responderem a atividade, enviem o arquivo para você. Para facilitar a devolução, você pode criar um formulário no Google Form e disponibilizar o link do vídeo e as questões.
Output
Em um encontro síncrono, retome a discussão sobre ‘Draw My Life’:
- Before watching this video, have you ever heard about or watched a video by Joey Graceffa?
- Did you like to watch it? Why?
- Was it difficult to fill in the gaps with the information you got while watching the video?
- What’s the importance of making this kind of video, revealing life struggles and telling the audience you have overcome them?
Ouça alguns alunos e, em seguida, explique que você irá orientá-los na produção de um Draw my life video:
- Today you will have the opportunity to make a ‘Draw My Life’ video about your personal experiences.
Oriente-os conforme proposto no plano original (slides 1 e 2), substituindo termos e expressões que remetem ao encontro presencial. Por exemplo, substitua a primeira frase do primeiro slide do output por: “Take 5 sheets of paper to prepare your Draw my life presentation”. Deixe claro para os alunos que eles irão desenhar 5 imagens que representam momentos importantes da vida deles, ou uma situação que viveram, e depois devem gravar um vídeo narrando essas imagens. Pode ser feito de forma simples, utilizando a câmera do celular, ou mais elaborado, utilizando um aplicativo. Combine com os alunos um prazo para produção do vídeo e já deixe agendada a data de apresentação para outro encontro síncrono.
Feedback
Em outro encontro síncrono, solicite que os alunos apresentem os ‘Draw my life videos’. Quando as apresentações terminarem, pergunte à turma (respostas pessoais):
- Was it difficult to talk about a life struggle you have been through? Why?
- How did you feel while sharing your life story and drawings with the rest of the group?
- Did the presentations make you feel closer to your classmates? If yes, in which way?
Para finalizar a aula, retome o que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.
Sugestão: estimule os alunos a publicarem os vídeos no Instagram pessoal ou nas redes sociais da escola ou da turma.
Convite às famílias
Estimule os alunos a pedirem a ajuda de familiares na escolha do tema a ser tratado, na elaboração dos desenhos e na produção do vídeo.
Sugestão Enviada Por: Gleima Vanin
Código: ING7_03UND05
(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
(EF07LI16) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes