Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes.
Preparação para esta aula: O professor deve clicar no link abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.
Little Red Riding Hood
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Fazer um brainstorm de palavras associadas ao conto tradicional Little Red Riding Hood.
Expectativa: Que os alunos lembrem de palavras-chave associadas à história e as organizem em grupos.
Orientações: (5 minutos para este slide e 5 minutos para o próximo). Mostre o slide aos alunos e pergunte aos alunos: Which fairy tale does this picture remind you of? Os alunos responderão Little Red Riding Hood. Peça aos alunos que digam todas as palavras que lembrarem sobre a história, e, desta maneira, relembre o conto da Chapeuzinho Vermelho (caso queira, você pode fazer a leitura prévia aqui). Dê ênfase aos seus personagens, ação e cenário. As palavras que surgirem em aula podem incluir, mas não estão restritas a:
- Girl
- Wolf
- Grandmother
- Cottage
- Forest
- Eyes
- Mouth
- Ears
- Barn
- Bad
- Teeth
- Flowers
- Wood
- House
- Door
- Woodsman
- Cloak
- Nightgown
- Belly
- Axe
Escreva-as no quadro. Não se importe com a ordem das palavras, ou se elas têm ou não a ver com o contexto. O importante é anotar todas as ideias dos alunos em relação ao tópico. Assim que terminar esta parte da atividade, passe para o próximo slide.
Context
Tempo Sugerido: (Continuação do context)
Propósito: Fazer um brainstorm de palavras associadas ao conto tradicional Little Red Riding Hood.
Expectativa: Que os alunos lembrem de palavras-chave associadas à história e os organizem em grupos.
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Leia as palavras sugeridas durante o brainstorm e, junto com os alunos, divida-as em três grandes grupos: Characters (personagens), setting (cenário) e plot (ação). Ao final, explique aos alunos que todas as histórias, os contos de fada inclusos, se baseiam nesses três pilares. Em seguida, passe para o próximo slide.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão criar um esboço de seu próprio conto tradicional, começando pelas características dos personagens escolhidos.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Identificar as características físicas e psicológicas dos personagens.
Expectativa: Que os alunos observem as características dos personagens.
Print retirado do site Slideshare.
Orientações: (5 minutos para este slide e 10 minutos para o próximo)
Para treiná-los a criar características para seus personagens, diga aos alunos que agora eles farão uma análise mais aprofundada dos personagens do conto Little Red Riding Hood. Esta atividade pode ser feita coletivamente ou em grupos. Diga aos alunos: This is an example of a character description. This is how 4th grade students described fairy tale characters. Character descriptions tell us about a character’s characteristics and traits (both physically and personality). Character characteristics can also be found through the character’s relations with others in the story. Leia a descrição de cada personagem do slide e pergunte aos alunos:
- What is the wolf’s personality like? (charming and tricky, sneaky)
- What words were used to describe his looks? (He is tall and furry)
- How is the personality of Red? (nice)
- What words were used to describe her physical appearance?
Input
Tempo Sugerido: Continuação do input
Propósito: Listar as características físicas e psicólogicas dos personagens.
Expectativa: Que os alunos preencham as colunas com as características dos personagens.
Imagens retiradas do site Clipart Library.
Orientações:
Para treiná-los a criar características para seus personagens, diga aos alunos que agora eles farão uma análise mais aprofundada dos personagens da conto Little Red Riding Hood. Esta atividade pode ser feita coletivamente ou em grupos. Mostre a imagem da Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau e diga aos alunos que eles devem escolher quais características externas (outer traits) e internas (inner traits) se aplicam a cada personagem. Diga aos alunos: When we talk about outer traits, we are describing what a character looks like. These are traits that can be seen on the outside, like the character's hair color or clothing. Sobre as inner traits, diga aos alunos: When we talk about inner traits, we are describing the personality of the character. This is shown by their actions, words and thoughts.
Caso escolha realizar a atividade em grupos, entregue o handout (que pode ser impresso aqui) e peça aos alunos que dividam as características nos boxes. Caso escolha fazer a atividade coletivamente, você pode dispor estas palavras em tiras e colá-las no quadro, por cima da projeção. Segue um modelo de resposta:
Little Red Riding Hood
Inner traits:
- Innocent
- Naive
- Good
- Stubborn
- Curious
- Kind
- Happy
- Nice
- Trusting
Outer Traits
- Young
- Pretty
- Frail
- Small
- Red hood
- Red dress
The Wolf
Inner traits
- Mean
- Hungry
- Selfish
- Bad
- Tricky
- Smart
- Charming
Outer traits
- Big eyes
- Furry
- Strong
- Blue jumper
- Top hat
- Big ears
- Big teeth
- Big nose
- Big hands
- Tall
Caso os alunos dêem sugestões de outras características, aproveite-as e complete o quadro com elas.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Apresentar as imagens para que os alunos escolham seu protagonista e descrever suas características.
Expectativa: Que os alunos criem personagens com riqueza de detalhes para compor seu conto.
Orientações: (5 minutos para este slide, 5 minutos para o próximo e 15 minutos para o slide final)
Explique à turma que agora é a vez de esboçar o próprio conto tradicional. Diga aos alunos: Now we are going to choose the characters for our own fairy tale. Diga aos alunos: A character can be a person, animal or creature. Mostre as imagens aos alunos e diga que podem escolher um desses personagens para ser o principal. Caso prefira, você pode pedir aos alunos que dêem sugestões de personagens ou apresentar outras imagens (de crianças, adultos, criaturas ou animais) para que escolham o personagem principal. Assim que escolherem a figura ideal, passe para o próximo slide.
Output
Tempo Sugerido: Continuação do output
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Siga as mesmas instruções do slide anterior e peça para que os alunos escolham um vilão para a história.
Output
Tempo Sugerido: Continuação do output
Orientações:
Com os personagens principais escolhidos, divida os alunos em dois grandes grupos. Cada grupo ficará responsável por um personagem: um listará as características do personagem principal e o outro, do vilão. Peça para que pensem nas características internas e externas de cada personagem. Subdivida os dois grupos em 3 grupos menores e cada um desses grupos ficará responsável por responder uma das seguintes perguntas: What does the character look like? (Outer traits); How does the character act? (Inner traits); How do other characters react to this character? (Other characters’ response to outer and inner traits). Peça para que analisem bem o personagem escolhido e listem as características de acordo com o que aprenderam na aula de hoje. Eles podem utilizar o vocabulário aprendido e também utilizar novas palavras. Ao final, recolha os dois handouts e leia com a turma as características escolhidas por eles.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.