13003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Foto-legenda

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 31/10/2018
Código: ING6_09UND07

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Foto-legenda

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.

Sobre esta aula: Nesta aula, os alunos irão produzir uma foto-legenda (fotografia + legenda descrevendo, explicando e/ou comentando a ilustração) com uma foto trazida por eles. Conhecimento prévio sugerido: Usar o presente do indicativo - Unidade 02, Aula 02; Escrever sobre coisas favoritas - Unidade 09, Aula 02 (no eixo Escrita); Usar o caso genitivo (‘s) - Unidade 09, Aula 03 (no eixo Gramática); Usar adjetivos possessivos - Unidade 09, Aula 04 (no eixo Gramática).

Preparação para a aula:

Uma aula antes (ou até uma semana antes), solicite aos alunos que tragam uma foto que retrate um momento especial. Deixe claro que não precisa ser uma foto pessoal (de um momento em família, por exemplo), pode ser uma foto mais casual (de uma viagem, de um passeio, de um evento ou de um lugar especial para eles). E se os alunos não tiverem uma foto impressa, ou se não tiverem condição de imprimir, podem trazer uma foto retirada de um jornal ou de uma revista que represente algo especial para eles.

Além da foto, nesta aula você precisará de: cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output) e um projetor multimídia (datashow) ou uma smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Professor, a foto-legenda é um gênero jornalístico. Ela é uma “fotografia, em jornais, revistas etc., acompanhada de legenda explicativa mais extensa que o usual” (Fonte: http://www.aulete.com.br/foto-legenda). Para que você entenda um pouco melhor e se aproprie das características do gênero antes de apresentá-los aos alunos, sugerimos a leitura de alguns textos: https://www.racecomunicacao.com.br/blog/o-que-e-uma-foto-legenda/ (O que é uma foto-legenda?), http://trabalhandogeneros.blogspot.com/2010/10/legenda-e-foto-legenda.html (Trabalhando gêneros: a legenda e a foto-legenda), https://jcasadei.wordpress.com/tag/foto-legenda/ (Foto-legenda: ótimo exemplo da Foreign Policy) e https://viewsinfinitum.com/2010/06/16/how-to-use-extended-captions-for-photo-essays/ (How to use expanded captions for photo essays).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Professor, nesta aula os alunos irão produzir uma foto-legenda para uma foto trazida por eles de casa. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will write expanded captions with basic information (and additional facts) about a photo.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Antes de começar, proponha um jogo para estimular a curiosidade dos alunos e prepará-los para as atividades a seguir.

  • Divida os alunos em duas equipes. Diga: We are going to play tic-tac-toe;
  • Mostre a eles o grid com as fotos de lugares famosos ao redor do mundo (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context). Se você não tiver um datashow na sala nem puder fazer uma impressão colorida das imagens, você pode recortar imagens de revistas e/ou jornais;
  • Explique que o objetivo do jogo é marcar três pontos em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal). Para marcar os pontos, as equipes precisam relacionar as fotos do quadro com suas respectivas legendas. Entregue a cada equipe uma cópia das legendas (veja Atividades para impressão - Context). Se você não tiver tempo para imprimir e recortar as frases, não tem problema! Você pode projetar ou escrever as frases no quadro. ;-)
  • Explique que cada equipe na sua vez irá escolher uma foto no grid. A equipe terá um minuto para dizer qual das legendas da folha está relacionada com a foto escolhida (Ex.: Photo number 9 ? It is a peak situated at the Guanabara Bay in Rio de Janeiro, Brazil.). Se a resposta estiver correta, a equipe ganha um ponto, marcando um “X” ou um “O” no grid do jogo. Se a resposta estiver incorreta, a equipe não marca ponto e o jogo continua. Vence a equipe que conseguir completar uma linha com “X” ou “O” primeiro.

Legendas das fotos:

1- THE LOUVRE - It is the world's largest art museum and a historic monument in Paris, France.

2- TAJ MAHAL - It is an enormous white marble mausoleum built in Agra, India.

3- SANTORINI - It is a volcanic island in the Cyclades group of the Greek islands.

4- THE GOLDEN GATE BRIDGE - It is an iconic structure connecting the city of San Francisco to Marin County, California.

5- MACHU PICCHU - Located in Cuzco, Peru, it is formed of buildings, plazas, and platforms connected by narrow lanes or paths.

6- THE GREAT PYRAMID OF GIZA - It is a defining symbol of Egypt and the last of the ancient Seven Wonders of the World.

7- STONEHENGE - It is a prehistoric monument in Wiltshire, England. Its giant stones can be seen from miles around.

8- CENTRAL PARK - It is the largest and most important public park in Manhattan, New York City.

9- SUGARLOAF - It is a peak situated at the Guanabara Bay, in Rio de Janeiro, Brazil.

Fonte das imagens:

The Louvre - https://www.pexels.com/photo/france-landmark-lights-night-2363/;

Taj majal - https://www.pexels.com/photo/architecture-india-agra-delhi-62348/;

Santorini - https://www.pexels.com/photo/photo-of-santorini-greece-1010657/;

Golden Gate Bridge - https://www.pexels.com/photo/golden-gate-bridge-san-francisco-california-1141853/;

Machu Picchu - https://www.pexels.com/photo/ancient-architecture-city-clouds-259967/;

The Great Pyramid of Giza - https://www.pexels.com/photo/sand-desert-statue-pyramid-2359/;

Stonehenge - https://www.pexels.com/photo/ancient-art-cemetery-england-162056/;

Central Park - https://www.pexels.com/photo/aerial-view-of-cityscape-327502/;

Sugarloaf Mountain - https://www.pexels.com/photo/bay-beach-brazil-city-351283/.

Tempo sugerido: 24 minutos.

Propósito: Apresentar o gênero foto-legenda.

Expectativa: Que os alunos leiam e percebam o propósito comunicativo e a estrutura de uma foto-legenda.

Orientações:

1) (8’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • What is this? (Os alunos provavelmente responderão: It is a photo.)
  • Where was this photo published? (Os alunos provavelmente responderão: on the internet; on Instagram.)
  • What is Instagram? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: It is a social networking app made for sharing photos and videos.) Se os alunos não souberem responder, você pode explicar para eles o que é o Instagram.
  • Do you use Instagram? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No.)
  • What kind of photos do you usually post on Instagram? (As respostas dos alunos irão variar: selfies; photos of family events; photos of social events; travel photos; etc.)

Aponte para a foto publicada e pergunte:

  • What can you see in this photo? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: three people; three women; two indigenous women and one muslim woman; one woman is wearing a veil)
  • Who are these people? (Os alunos provavelmente responderão: The woman with the white veil is Malala; I don’t know.)
  • When was this photo taken? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know.)
  • Where was it taken? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know.)
  • What happened on this occasion? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know.)
  • Does the photo itself contain enough information for you to understand it? (Os alunos provavelmente responderão: No, it doesn’t.)

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar o gênero foto-legenda.

Expectativa: Que os alunos leiam e percebam o propósito comunicativo e a estrutura de uma foto-legenda.

Orientações:

Entregue aos alunos uma cópia da foto-legenda (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • What is the difference between this image and the previous one? (Os alunos provavelmente responderão: Now we can see the whole post; Now we can see the text that describes the photo.)

Entregue uma cópia do texto (veja Atividades para impressão - Input) para cada aluno e pergunte:

  • Who posted this photo? (Espera-se que os alunos localizem o nome do usuário que publicou a foto no Instagram e respondam: Malala Fund) Você pode explicar aos alunos que o Fundo Malala (Malala Fund) é uma organização, criada em 2012, que luta pela educação e inclusão das mulheres.
  • When did the organization post this photo? (Espera-se que os alunos localizem a data no final da publicação e respondam: On July 10.)

Leia o texto em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte:

  • What is her name? (apontando para Malala) (Espera-se que os alunos localizem a informação específica no segundo parágrafo do texto e respondam: Her name is Malala.)
  • Who are these girls? (apontando para as duas garotas indígenas) (Espera-se que os alunos localizem a informação específica no segundo parágrafo e respondam: They are indigenous girls; They are girls from the Tupinambá and Pataxó tribes.)
  • What did they talk about in this occasion? (Espera-se que os alunos localizem a informação específica no segundo parágrafo e respondam: They talked about how life is for girls in their tribes.)
  • Where did this conversation take place? (Os alunos provavelmente responderão: In Brazil.)
  • Do indigenous girls in Brazil go to school? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.)
  • Are schools near or far from their communities? (Espera-se que os alunos localizem as palavras cognatas journey e longer no primeiro parágrafo do texto e respondam: Schools are far from indigenous communities.)
  • Besides the distance, what is another difficulty indigenous girls in Brazil have to face when they go to school? (Espera-se que os alunos localizem a palavra cognata discrimination no primeiro parágrafo e respondam: They face discrimination.)
  • Did the text help you understand the photo? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.) How? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: It includes basic information - what, where, when, who - and additional facts about the photo.)

Material complementar:

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar o gênero foto-legenda.

Expectativa: Que os alunos leiam e percebam o propósito comunicativo e a estrutura de uma foto-legenda.

Orientações:

2) (5’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • What is this? (Os alunos provavelmente responderão: It is a photo.)
  • Where was this photo published? (Os alunos provavelmente responderão: on the internet; on Instagram.)
  • What can you see in this photo? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: a line; people; people walking; people carrying bags; children; water; a river/ a lake)
  • Who are these people? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know.)
  • Where was this photo taken? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know.)
  • What do you think this photo is related to? (Os alunos provavelmente levantarão diferentes hipóteses.)

Entregue uma cópia do texto (veja Atividades para impressão - Input) para cada aluno e pergunte:

  • Who posted this photo? (Espera-se que os alunos localizem o nome do usuário que publicou a foto no Instagram e respondam: Time For Kids) Você pode explicar aos alunos que o TIME For Kids é uma revista e plataforma digital de atualidades.
  • When did TIME For Kids post this photo? (Espera-se que os alunos localizem a data no final da publicação e respondam: On June 20.)

Leia o texto em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte:

  • Who are these people? (Espera-se que os alunos localizem a palavra cognata Refugee na primeira linha do texto e respondam: They are refugees.) Can you define “refugee”? (Os alunos provavelmente responderão: No; A person who escapes from his/her country.) Explique aos alunos: Refugee is “a person who has escaped from their own country for political, religious, or economic reasons or because of a war” (Fonte: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/refugee). Você pode citar como exemplo os refugiados venezuelanos que tem chegado ao Brasil pela cidade de Pacaraima, em Roraima.
  • What occasion is this post celebrating? (Os alunos provavelmente responderão: World Refugee Day.)
  • When is World Refugee Day? (Espera-se que os alunos localizem a palavra today no texto e consigam relacioná-la à data da publicação e respondam: On June 20.)
  • According to TIME For Kids, how many refugees are there around the world? (Espera-se que os alunos localizem a informação específica na segunda linha do texto e respondam: 68.5 million people)
  • Are all refugees adult people? (Os alunos provavelmente responderão: No; I don’t know.)
  • According to the text, how many refugees are kids? (Espera-se que os alunos localizem a informação específica na segunda linha do texto e respondam: More than half of the total number; More than 34.2 million people.)
  • Where can you find more information about refugees around the world? (Os alunos provavelmente responderão: On timeforkids.com)
  • Did the text help you understand the photo? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.) How? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: It includes basic information - what, when - and additional facts about the photo.)

Material complementar:

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar o gênero foto-legenda.

Expectativa: Que os alunos leiam e percebam o propósito comunicativo e a estrutura de uma foto-legenda.

Orientações:

3) (2’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • What is this? (Os alunos provavelmente responderão: It is a photo.)
  • Where was this photo published? (Os alunos provavelmente responderão: on the internet; on Instagram.)
  • What can you see in this photo? (Os alunos provavelmente responderão: a concrete hand; a golden bridge; people crossing the bridge; a green area)
  • What place is this? (Os alunos provavelmente levantarão diferentes hipóteses.)

Entregue uma cópia do texto (veja Atividades para impressão - Input) para cada aluno e pergunte:

  • Who posted this photo? (Espera-se que os alunos localizem o nome do usuário que publicou a foto no Instagram e respondam: CNN) Você pode explicar aos alunos que a CNN (Cable News Network) é um canal de notícias de TV a cabo dos Estados Unidos.
  • When did CNN post this photo? (Espera-se que os alunos localizem a data no final da publicação e respondam: On July 31.)

Em seguida, entregue uma cópia da folha com as questões para cada aluno (veja Atividades para impressão - Input). Leia as perguntas para a turma. Peça que os alunos, em duplas, localizem informações no texto para responder às questões. Eles terão 5 minutos.

4) (7’) In pairs, answer the questions according to the text:

  • In what country is the bridge located? ( ? It is in Vietnam.)
  • In which continent is it?

( ) It is in Europe. ( ) It is in Asia. ( ) It is in Africa.

( ? It is in Asia) Explique aos alunos: Vietnam “is a long, thin country in Southeast Asia”, near Thailand. (Fonte: https://wikitravel.org/en/Vietnam).

  • What is the name of the bridge? ( ? The Cau Vang Bridge)
  • How long is the bridge? ( ? It is 150 meters long.)
  • In which part of the country is the bridge? ( ? Near the coastal city of Da Nang; In the forested hills of central Vietnam.)
  • When was the bridge opened? ( ? It opened recently.)
  • What do visitors like to do there? ( ? They like to take selfies.)
  • Enquanto os alunos respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Após 5 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga ler o texto e marcar as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as perguntas e peça que os alunos (uma dupla por vez) compartilhem o que responderam.

5) (2’) Para consolidar o conhecimento construído acerca das foto-legendas, pergunte:

  • Did the text help you understand the photo? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.) How? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: It includes basic information - what, where - and additional facts about the photo.)
  • When you publish a photo online, do you usually add a text with basic and/or extra information about it? (As respostas dos alunos provavelmente serão diversas.)

Explique: We need “extended captions” (like the ones we just read) to fill in information about the photo to the reader.

Material complementar:

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Produzir foto-legendas (foto + texto explicativo) para montar um painel de fotos da turma.

Expectativa: Que os alunos escrevam um texto explicativo para as fotos que trouxeram (semelhante aos que foram lidos nesta aula).

Orientações:

  • Peça aos alunos que peguem as fotos que trouxeram de casa;
  • Explique que eles irão produzir foto-legendas (fotografia + legenda descrevendo, explicando ou comentando a ilustração) para montar um painel fotográfico;
  • Mostre o slide (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e leia as orientações para os alunos;
  • Lembre a eles que:
  • as legendas estendidas devem incluir as informações básicas sobre a foto: o que, onde, quando e quem (se uma pessoa é o sujeito da foto);
  • também podem incluir fatos adicionais ou informações interessantes sobre o assunto da foto além do básico;
  • eles podem ter uma opinião pessoal sobre o que está na foto.
  • Mostre o exemplo da foto-legenda apresentada no slide;
  • Eles terão 15 minutos para escrever.

À medida que eles forem terminando de escrever, entregue uma rubrica de avaliação da escrita para cada aluno (veja Atividades para impressão - Output). Explique que, em duplas, eles irão avaliar os textos uns dos outros, levando em consideração se as legendas produzidas contém as informações básicas necessárias (what, when, where e who) e alguma informação adicional (why). Mostre como fazer, analisando o exemplo de foto-legenda apresentado no slide: What? ? Earth, Day, planting a tree; When? ? Today; Where ? in the park; Who? ? My friends and I; Why? ? help save the planet.

Material complementar:

  • Sugerimos que esta atividade seja complementada na aula seguinte. A ideia é montar um painel para expor as foto-legendas da turma:
  • Entregue a cada aluno uma folha de sulfite (se possível, colorida);
  • Eles irão montar a foto-legenda na folha de sulfite: colar a foto que trouxeram de casa e colocando a legenda que escreveram nesta aula embaixo ou do lado direito da foto;
  • A medida que os alunos forem terminando, recolha os trabalhos e vá montando o painel (com a ajuda deles) em uma parede da sala;
  • Os alunos poderão apreciar as fotos uns dos outros e depois comentar o que acharam (a que gostaram mais, a mais engraçada, a mais inspiradora, etc.).
  • Caso você use uma conta para a sua sala em uma rede social (Instagram, Twitter, Facebook ou outra) e os alunos tenham acesso à internet na escola ou em casa, você pode sugerir que eles publiquem as foto-legendas online. Para dicas de como usar o Instagram e outras redes sociais em sala de aula, acesse: https://blog.escolacontrata.com.br/como-usar-o-instagram-como-uma-ferramenta-de-ensino-na-sala-de-aula/ e http://porvir.org/30-dicas-para-ensinar-ajuda-das-redes-sociais/.

Tempo sugerido: 1 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem ler e escrever uma foto-legenda em inglês.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam, e de que foram capazes de ler e escrever uma foto-legenda em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Read expanded captions
  2. OUTPUT: Write expanded captions for remarkable photos

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes