Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramentas para compartilhamento de mensagens, áudio, vídeos e imagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: Mentimeter.
Contexto e questão disparadora
Mostre para as crianças uma foto de um objeto. Depois, a foto do mesmo objeto com um vidro entre a câmera e ele. Depois, com um papel celofane. Por último, com um plástico opaco. Pergunte às crianças quais as diferenças entre as imagens observadas. Permita que opinem livremente e faça mediações com novos questionamentos, estimulando a interação e a participação, quando achar necessário.
Mão na massa
Solicite que as crianças representem, por meio de desenhos, as imagens observadas. Peça que deixem claro nas representações em qual das opções é mais fácil visualizar o objeto e qual é a mais difícil. Oriente que os alunos compartilhem as imagens e, após todos visualizarem as imagens uns dos outros, respondam à enquete:
- Qual o material com maior transparência? E qual com menor transparência?
A enquete pode ser respondida livremente através do grupo de Whatsapp ou por plataformas como o Mentimeter.
Sistematização
Lance o questionamento:
- Como podemos saber se um material é transparente ou não?
Peça que os alunos respondam ao questionamento por áudio.
Convite às famílias
Os familiares podem contribuir na construção da ideia de transparência e sugerir que as crianças experimentem observar objetos colocando outros materiais entre ele e a visão. Sugira o uso de objetos translúcidos, como o celofane.
Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla
Código: CIE2_02M&E04
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes