12730
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transparência dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Transparência dos materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramentas para compartilhamento de mensagens, áudio, vídeos e imagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).

- Optativas: Mentimeter.

Contexto e questão disparadora

Mostre para as crianças uma foto de um objeto. Depois, a foto do mesmo objeto com um vidro entre a câmera e ele. Depois, com um papel celofane. Por último, com um plástico opaco. Pergunte às crianças quais as diferenças entre as imagens observadas. Permita que opinem livremente e faça mediações com novos questionamentos, estimulando a interação e a participação, quando achar necessário.

Mão na massa

Solicite que as crianças representem, por meio de desenhos, as imagens observadas. Peça que deixem claro nas representações em qual das opções é mais fácil visualizar o objeto e qual é a mais difícil. Oriente que os alunos compartilhem as imagens e, após todos visualizarem as imagens uns dos outros, respondam à enquete:

- Qual o material com maior transparência? E qual com menor transparência?

A enquete pode ser respondida livremente através do grupo de Whatsapp ou por plataformas como o Mentimeter.

Sistematização

Lance o questionamento:

- Como podemos saber se um material é transparente ou não?

Peça que os alunos respondam ao questionamento por áudio.

Convite às famílias

Os familiares podem contribuir na construção da ideia de transparência e sugerir que as crianças experimentem observar objetos colocando outros materiais entre ele e a visão. Sugira o uso de objetos translúcidos, como o celofane.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_02M&E04

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas