12006
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Tomada de notas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Tomada de notas

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos irão trabalhar a tomada de notas de um trecho de uma palestra. Para sua preparação, professor, você encontra neste link a transcrição do trecho do vídeo que eles irão assistir. Para a aula com a turma, você deverá fazer o download e providenciar cópias das folhas de atividade do input (neste link) e do output (neste link), cujas resoluções você pode encontrar aqui. Durante a tarefa de output, há menção de uma tabela de critérios de êxito. Você pode acessá-la aqui. Por fim, você precisará de um datashow, caixas de som e um computador para a projeção do vídeo e dos slides da aula. Caso seja necessário, você poderá imprimir a imagem do context e do output em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula (caso seja necessário, escreva-o no quadro). Explique que a aula será focada no desenvolvimento de estratégias para a tomada de notas de um trecho de uma palestra.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Escreva as palavras Home, School e Education no quadro. Pergunte aos alunos What crosses your mind when you think of these words?. Escreva as palavras que os alunos irão dizer como em um word web. Peça para cada aluno ler, pelo menos, uma palavra.

2. Depois, mostre a imagem do slide (que foi publicada no site The Brazil Business e escrita por Rebeca Duran. Você pode acessar o artigo na íntegra através do link http://thebrazilbusiness.com/article/homeschooling-in-brazil) e diga aos alunos This is part of a text I have found online. Look at the title. What is it about? (Os alunos provavelmente irão responder It’s about homeschooling in Brazil.). Pergunte aos alunos:

  • What do you think ‘’homeschooling’ means? (Os alunos poderão responder algo como When you study at home ou alguma coisa relacionada às palavras-chave study e home. Caso a resposta não venha, instigue os alunos a separar a palavra de modo a formar menores unidades de sentido. Você pode dizer algo como: Homeschooling is a long word. It is formed by other two words. Can you identify them? What do these words mean isolated? And when we put them together?)
  • Where do kids and teenagers study in Brazil? (Idealmente, os alunos irão responder At school.)
  • What can you learn at school? (Os alunos podem responder algo como English, Portuguese, Science, Arts, History, etc.)
  • What can you learn at home? (Os alunos podem responder algo como Values, Respect, Love, how to do the dishes, how to tidy our bedrooms, etc.)
  • Do you think it is possible to study at home and stop going to school? Why/Why not? (As respostas, aqui, são abertas. Considere-as, estimulando os alunos a justificar seus pontos de vista. Caso seja necessário, ajude-os com vocabulário.)
  • Imagine that homeschooling is approved in Brazil. Would you prefer studying in a traditional school or in a homeschooling format? (Os alunos irão responder com uma ou outra alternativa.)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Desenvolver a habilidade de compreensão oral para a tomada de notas.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a ideia principal do trecho a ser assistido, seja através de uma compreensão mais complexa ou mais simples em termos de léxico, e que consigam fazer uso das estratégias de listening (anticipating, predicting, reading before listening/watching a passage) para estabelecer significado e auxiliar na compreensão oral em si. Não se espera que os alunos compreendam o texto oral por inteiro, mas algumas ideias centrais.

Orientações:

1. Mostre o slide para a turma, leia a instrução nele escrita (Look at the picture and read the title of the video. What is this boy going to talk about?) e anote as contribuições dos alunos no quadro.

2. Diga aos alunos You are going to watch part of Logan LaPlante’s lecture about hackschooling and check if your guesses were correct. Tranquilize os alunos dizendo que eles não precisam entender todas as coisas que Logan fala, mas a ideia principal que ele aborda e se ela tem relação com o que eles mencionaram no ponto 1, acima. Execute o vídeo a partir de 0:13 até 3:53 (você pode encontrar a transcrição clicando aqui e acessar o vídeo através do link https://www.youtube.com/watch?v=h11u3vtcpaY, do canal TEDx Talks).

3. Peça aos alunos que compartilhem com a turma se suas respostas foram ou não corretas e quais palavras os auxiliaram na compreensão do todo: Now, let’s share our ideas. Were your guesses correct? Which words from the video have helped you understand the context and the topic of the lecture?. Caso as respostas não venham, vá até as palavras anotadas no quadro (ponto 1 desta seção) e pergunte: Did he talk about _______ (palavra/ideia escrita no quadro)? How do you know?.

4. Entregue a folha de atividade de compreensão oral aos alunos e leia a atividade com eles. Você pode encontrá-la através deste link. Pergunte a eles: What do you have to do first? Read the statements or watch the video?. Os alunos irão responder uma ou outra. Diga a eles: It is important to read first so that we can pay attention to the information we need in the video. Tire quaisquer dúvidas relacionadas a vocabulário. Explique aos alunos que eles irão marcar qual das frases melhor resume o trecho que eles assistiram e que, para isso, irão assistir ao trecho mais uma vez: In this activity, you are going to watch the video again and check the sentence that best summarizes it. You don’t need to understand everything, only the central idea of the video. Execute o vídeo a partir de 0:13 até 3:53.

5. Após terem assistido ao vídeo, pergunte aos alunos qual frase é a que melhor resume as ideias do trecho: Which sentence have you checked as the best summary for the video?. Idealmente, os alunos irão responder que marcaram a terceira opção, “Being happy and healthy is not a priority in schools because it is not considered as education. One possible solution for that would be making the 8 Therapeutic Lifestyle Changes a priority. Caso haja divergência entre as respostas, peça aos alunos que justifiquem a alternativa correta. Você pode perguntar What piece of information has helped you check this alternative?, o que poderá ser respondido com The 8 Therapeutic Lifestyle Changes are part of the science of being happy and healthy ou Being happy and healthy are not a priority for schools ou ainda Being happy and healthy are not considered as education. Por fim, pergunte aos alunos: What is this video about?. Os alunos responderão algo como The science of being happy and healthy, and education. (Você pode encontrar as resoluções das atividades desta aula aqui).

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Promover aos alunos uma experiência de tomada de notas de um trecho de um vídeo do gênero palestra.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber nomes mencionados e algumas ideias que se repetem durante o trecho do vídeo como indicação de informação importante. Não se espera que os alunos entendam todas as ideias apresentadas, mas que tomem nota de algumas e consigam relatá-las a seus colegas após a atividade.

Orientações:

1. Não mostre a imagem do slide para a turma neste momento. Como um link para iniciar esta parte da aula, pergunte aos alunos: Dr. Roger Walsh is not Logan’s best friend. Who is Dr. Roger Walsh?. Espera-se que os alunos respondam algo como He is a scientist. Depois, diga a eles: In a lecture, the speakers mention important people to support their ideas. When we take notes of a lecture, it is important to pay attention to those names and the ideas mentioned. It is also important to pay attention to repeated words because they indicate that the idea they are repeating is important. Which idea did Logan repeat during that part of the video we have watched?. Espera-se que os alunos digam healthy and happy.

2. Diga aos alunos que eles irão assistir à continuação do trecho e prestar atenção nestes pequenos detalhes: nomes que são mencionados e ideias que são repetidas ao longo do trecho. Peça aos alunos que anotem aquilo que conseguirem de nomes e palavras que se repetem no trecho, de 0:13 a 6:23: You are going to watch the video again and pay attention to the names Logan mentions as well as to some repeated ideas. Try to take notes of them. Execute o vídeo de 0:13 a 6:23. Quando a exibição do trecho for encerrada, pergunte aos alunos quais nomes e/ou palavras repetidas eles conseguiram escutar. Anote os nomes e/ou as palavras no quadro.

3. Mostre o slide aos alunos. Entregue a eles o handout para esta parte da aula e leia as instruções. Diga a eles: In this chart there are some of the words you mentioned before e faça alguma referência visual às palavras anotadas no quadro, após os alunos terem assistido ao trecho de 0:13 a 6:23. Organize os alunos em quatro grupos. Diga a eles: Now, you are going to watch the video again and take notes from the ideas and names presented about:

  • Kind of science = GROUP 1
  • Things to practice this science = GROUP 2
  • Creativity = GROUP 3
  • Hackers = GROUP 4
  • Kind of education = GROUP 1
  • Opportunities = GROUP 2
  • Dr. Roger Walsh = GROUP 3
  • Sir Ken Robinson = GROUP 2
  • Steve Jobs, Mark Zuckerberg and Shane McConkey = GROUP 4

Each group is responsible for taking notes of two or three topics. You can use keywords or complete sentences.

4. Execute o vídeo pelo menos duas vezes e circule pela sala, monitorando o trabalho dos alunos.

5. Ao final da última exibição, organize os alunos em novos grupos, cada um contendo pelo menos um membro dos grupos da atividade de tomada de notas. Peça a eles que completem as outras partes da tabela com base naquilo que os colegas anotaram e socializem as estratégias que utilizaram para a tomada de notas. Circule pela sala e vá anotando a produção dos alunos na tabela de critérios de êxito (clique aqui). Acesse aqui a resolução das atividades desta aula.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o que aprenderam na aula (tomada de notas) e o caminho que percorreram para que essa aprendizagem acontecesse. É importante ter em mente que a sensação de ter conseguido dar conta da tarefa não significa uma tomada de notas perfeita e uma compreensão oral total; pelo contrário, dar conta significa que o aluno conseguiu tomar nota daquilo que era importante durante a escuta do texto oral sem a necessidade de compreender o texto oral na íntegra ou dominar o vocabulário sobre o tema.

Orientações:

1. Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Mostre apenas a pergunta aos alunos e permita que eles falem o que fizeram e o resultado que obtiveram. Caso as respostas não apareçam, ajude os alunos com as seguintes perguntas:

  • At the beginning of the lesson, we have watched a video and done an activity. What have you done first? Have you read the sentences or watched the video? (Espera-se que os alunos respondam We have read the sentences first.)
  • Then, we have taken notes of the video. How have you taken notes? What should we pay attention to when we take notes? (Idealmente, os alunos irão responder algo como We have written complete sentences/keywords. We have payed attention to the names the speaker mentioned and the ideas he repeated.)

2. Ao final das considerações dos alunos, mostre as frases para os dois tópicos abordados e os leia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos irão trabalhar a tomada de notas de um trecho de uma palestra. Para sua preparação, professor, você encontra neste link a transcrição do trecho do vídeo que eles irão assistir. Para a aula com a turma, você deverá fazer o download e providenciar cópias das folhas de atividade do input (neste link) e do output (neste link), cujas resoluções você pode encontrar aqui. Durante a tarefa de output, há menção de uma tabela de critérios de êxito. Você pode acessá-la aqui. Por fim, você precisará de um datashow, caixas de som e um computador para a projeção do vídeo e dos slides da aula. Caso seja necessário, você poderá imprimir a imagem do context e do output em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula (caso seja necessário, escreva-o no quadro). Explique que a aula será focada no desenvolvimento de estratégias para a tomada de notas de um trecho de uma palestra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Escreva as palavras Home, School e Education no quadro. Pergunte aos alunos What crosses your mind when you think of these words?. Escreva as palavras que os alunos irão dizer como em um word web. Peça para cada aluno ler, pelo menos, uma palavra.

2. Depois, mostre a imagem do slide (que foi publicada no site The Brazil Business e escrita por Rebeca Duran. Você pode acessar o artigo na íntegra através do link http://thebrazilbusiness.com/article/homeschooling-in-brazil) e diga aos alunos This is part of a text I have found online. Look at the title. What is it about? (Os alunos provavelmente irão responder It’s about homeschooling in Brazil.). Pergunte aos alunos:

  • What do you think ‘’homeschooling’ means? (Os alunos poderão responder algo como When you study at home ou alguma coisa relacionada às palavras-chave study e home. Caso a resposta não venha, instigue os alunos a separar a palavra de modo a formar menores unidades de sentido. Você pode dizer algo como: Homeschooling is a long word. It is formed by other two words. Can you identify them? What do these words mean isolated? And when we put them together?)
  • Where do kids and teenagers study in Brazil? (Idealmente, os alunos irão responder At school.)
  • What can you learn at school? (Os alunos podem responder algo como English, Portuguese, Science, Arts, History, etc.)
  • What can you learn at home? (Os alunos podem responder algo como Values, Respect, Love, how to do the dishes, how to tidy our bedrooms, etc.)
  • Do you think it is possible to study at home and stop going to school? Why/Why not? (As respostas, aqui, são abertas. Considere-as, estimulando os alunos a justificar seus pontos de vista. Caso seja necessário, ajude-os com vocabulário.)
  • Imagine that homeschooling is approved in Brazil. Would you prefer studying in a traditional school or in a homeschooling format? (Os alunos irão responder com uma ou outra alternativa.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Desenvolver a habilidade de compreensão oral para a tomada de notas.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a ideia principal do trecho a ser assistido, seja através de uma compreensão mais complexa ou mais simples em termos de léxico, e que consigam fazer uso das estratégias de listening (anticipating, predicting, reading before listening/watching a passage) para estabelecer significado e auxiliar na compreensão oral em si. Não se espera que os alunos compreendam o texto oral por inteiro, mas algumas ideias centrais.

Orientações:

1. Mostre o slide para a turma, leia a instrução nele escrita (Look at the picture and read the title of the video. What is this boy going to talk about?) e anote as contribuições dos alunos no quadro.

2. Diga aos alunos You are going to watch part of Logan LaPlante’s lecture about hackschooling and check if your guesses were correct. Tranquilize os alunos dizendo que eles não precisam entender todas as coisas que Logan fala, mas a ideia principal que ele aborda e se ela tem relação com o que eles mencionaram no ponto 1, acima. Execute o vídeo a partir de 0:13 até 3:53 (você pode encontrar a transcrição clicando aqui e acessar o vídeo através do link https://www.youtube.com/watch?v=h11u3vtcpaY, do canal TEDx Talks).

3. Peça aos alunos que compartilhem com a turma se suas respostas foram ou não corretas e quais palavras os auxiliaram na compreensão do todo: Now, let’s share our ideas. Were your guesses correct? Which words from the video have helped you understand the context and the topic of the lecture?. Caso as respostas não venham, vá até as palavras anotadas no quadro (ponto 1 desta seção) e pergunte: Did he talk about _______ (palavra/ideia escrita no quadro)? How do you know?.

4. Entregue a folha de atividade de compreensão oral aos alunos e leia a atividade com eles. Você pode encontrá-la através deste link. Pergunte a eles: What do you have to do first? Read the statements or watch the video?. Os alunos irão responder uma ou outra. Diga a eles: It is important to read first so that we can pay attention to the information we need in the video. Tire quaisquer dúvidas relacionadas a vocabulário. Explique aos alunos que eles irão marcar qual das frases melhor resume o trecho que eles assistiram e que, para isso, irão assistir ao trecho mais uma vez: In this activity, you are going to watch the video again and check the sentence that best summarizes it. You don’t need to understand everything, only the central idea of the video. Execute o vídeo a partir de 0:13 até 3:53.

5. Após terem assistido ao vídeo, pergunte aos alunos qual frase é a que melhor resume as ideias do trecho: Which sentence have you checked as the best summary for the video?. Idealmente, os alunos irão responder que marcaram a terceira opção, “Being happy and healthy is not a priority in schools because it is not considered as education. One possible solution for that would be making the 8 Therapeutic Lifestyle Changes a priority. Caso haja divergência entre as respostas, peça aos alunos que justifiquem a alternativa correta. Você pode perguntar What piece of information has helped you check this alternative?, o que poderá ser respondido com The 8 Therapeutic Lifestyle Changes are part of the science of being happy and healthy ou Being happy and healthy are not a priority for schools ou ainda Being happy and healthy are not considered as education. Por fim, pergunte aos alunos: What is this video about?. Os alunos responderão algo como The science of being happy and healthy, and education. (Você pode encontrar as resoluções das atividades desta aula aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Promover aos alunos uma experiência de tomada de notas de um trecho de um vídeo do gênero palestra.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber nomes mencionados e algumas ideias que se repetem durante o trecho do vídeo como indicação de informação importante. Não se espera que os alunos entendam todas as ideias apresentadas, mas que tomem nota de algumas e consigam relatá-las a seus colegas após a atividade.

Orientações:

1. Não mostre a imagem do slide para a turma neste momento. Como um link para iniciar esta parte da aula, pergunte aos alunos: Dr. Roger Walsh is not Logan’s best friend. Who is Dr. Roger Walsh?. Espera-se que os alunos respondam algo como He is a scientist. Depois, diga a eles: In a lecture, the speakers mention important people to support their ideas. When we take notes of a lecture, it is important to pay attention to those names and the ideas mentioned. It is also important to pay attention to repeated words because they indicate that the idea they are repeating is important. Which idea did Logan repeat during that part of the video we have watched?. Espera-se que os alunos digam healthy and happy.

2. Diga aos alunos que eles irão assistir à continuação do trecho e prestar atenção nestes pequenos detalhes: nomes que são mencionados e ideias que são repetidas ao longo do trecho. Peça aos alunos que anotem aquilo que conseguirem de nomes e palavras que se repetem no trecho, de 0:13 a 6:23: You are going to watch the video again and pay attention to the names Logan mentions as well as to some repeated ideas. Try to take notes of them. Execute o vídeo de 0:13 a 6:23. Quando a exibição do trecho for encerrada, pergunte aos alunos quais nomes e/ou palavras repetidas eles conseguiram escutar. Anote os nomes e/ou as palavras no quadro.

3. Mostre o slide aos alunos. Entregue a eles o handout para esta parte da aula e leia as instruções. Diga a eles: In this chart there are some of the words you mentioned before e faça alguma referência visual às palavras anotadas no quadro, após os alunos terem assistido ao trecho de 0:13 a 6:23. Organize os alunos em quatro grupos. Diga a eles: Now, you are going to watch the video again and take notes from the ideas and names presented about:

  • Kind of science = GROUP 1
  • Things to practice this science = GROUP 2
  • Creativity = GROUP 3
  • Hackers = GROUP 4
  • Kind of education = GROUP 1
  • Opportunities = GROUP 2
  • Dr. Roger Walsh = GROUP 3
  • Sir Ken Robinson = GROUP 2
  • Steve Jobs, Mark Zuckerberg and Shane McConkey = GROUP 4

Each group is responsible for taking notes of two or three topics. You can use keywords or complete sentences.

4. Execute o vídeo pelo menos duas vezes e circule pela sala, monitorando o trabalho dos alunos.

5. Ao final da última exibição, organize os alunos em novos grupos, cada um contendo pelo menos um membro dos grupos da atividade de tomada de notas. Peça a eles que completem as outras partes da tabela com base naquilo que os colegas anotaram e socializem as estratégias que utilizaram para a tomada de notas. Circule pela sala e vá anotando a produção dos alunos na tabela de critérios de êxito (clique aqui). Acesse aqui a resolução das atividades desta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o que aprenderam na aula (tomada de notas) e o caminho que percorreram para que essa aprendizagem acontecesse. É importante ter em mente que a sensação de ter conseguido dar conta da tarefa não significa uma tomada de notas perfeita e uma compreensão oral total; pelo contrário, dar conta significa que o aluno conseguiu tomar nota daquilo que era importante durante a escuta do texto oral sem a necessidade de compreender o texto oral na íntegra ou dominar o vocabulário sobre o tema.

Orientações:

1. Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Mostre apenas a pergunta aos alunos e permita que eles falem o que fizeram e o resultado que obtiveram. Caso as respostas não apareçam, ajude os alunos com as seguintes perguntas:

  • At the beginning of the lesson, we have watched a video and done an activity. What have you done first? Have you read the sentences or watched the video? (Espera-se que os alunos respondam We have read the sentences first.)
  • Then, we have taken notes of the video. How have you taken notes? What should we pay attention to when we take notes? (Idealmente, os alunos irão responder algo como We have written complete sentences/keywords. We have payed attention to the names the speaker mentioned and the ideas he repeated.)

2. Ao final das considerações dos alunos, mostre as frases para os dois tópicos abordados e os leia.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano