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Plano de aula - Histograma (Ampliação)

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_24PES02

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Gráficos de Histogramas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Construir gráficos de histograma a partir de dados organizados em uma tabela.

Conceito-chave

Gráficos de Histogramas

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Retome as diferentes formas de representação gráfica (gráfico de barras e colunas, de setores e de linha). Leia os trechos de cada quadro e peça que os alunos expliquem como cada gráfico é visualmente.

Propósito: Retomar diferentes formas de representar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Retome as diferentes formas de representação gráfica (gráfico de barras e colunas, de setores e de linha). Leia os trechos de cada quadro e peça que os alunos expliquem como cada gráfico é visualmente.

Propósito: Retomar diferentes formas de representar dados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia a questão com os alunos, peça que eles avaliem como os dados estão apresentados e pergunte qual representação gráfica podem representar a quantidade dos alunos e sua respectiva estatura.

Propósito: Representar dados agrupados em classes em um histograma.

Discuta com a turma:

  • Qual o total de alunos? E quais são os valores de estatura apresentados?
  • É possível saber a altura de cada aluno? Justifique.
  • Quais gráficos podemos usar para representar os dados da atividade? Quais gráficos podemos usar para representar os dados da atividade?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Destaque que os dados da atividade não são individuais, ou seja, estão agrupados. Assim, um grupo de 5 pessoas têm altura entre 1,61 e 1,65, outro de 8 pessoas têm altura entre 1,66 e 1,70 e, por útimo, 2 pessoas têm altura entre 1,71 e 1,75. Esclareça que os dados agrupados podem ser agrupados em intervalos de classes e que isso não compromete a confiabilidade da informação. Mas não é possível definir as alturas individuais dos alunos. Defina o que são intervalos de classe e amplitude.

Propósito: Organizar dados agrupados em tabela com intervalo de classe e representá-los em um histograma.

  • Em quantos grupos a estatura dos alunos foi dividida?
  • Qual a diferença entre a maior e menor estatura de cada grupo?
  • A diferença entre as estaturas muda de um grupo para o outro?

Tempo sugerido: +10 minutos.

Orientações: Analise, juntamente com os alunos a diferença entre o histograma e o gráfico de colunas.

Propósito: Comparar dados agrupados em tabela com intervalo de classe e sua representação em um histograma.

  • Qual a diferença de altura entre o menor e o maior aluno da turma? É possível, garantir que tenha, pelo menos, um aluno com 1,61 e outro com 1,75 nessa sala?
  • A a distribuição dos valores 1,61 à 1,75 é contínua?
  • Qual a diferença entre o histograma e o gráfico de colunas? Por quê será que existe essa diferença?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Retome os diferentes tipos de gráficos e compare com o histograma.

Propósito: retomar o tipo de dados que podem ser representados em um histograma.

Tempo sugerido: 5minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seriam histogramas. Verifique se os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto e faça intervenções que forem necessárias.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar os conhecimentos para construção de histogramas a partir de uma tabela.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Construir gráficos de histograma a partir de dados organizados em uma tabela.

Conceito-chave

Gráficos de Histogramas

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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