Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.
Objetivos específicos
Construir gráficos de histograma a partir de dados organizados em uma tabela.
Conceito-chave
Gráficos de Histogramas
Recursos necessários
Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Retome as diferentes formas de representação gráfica (gráfico de barras e colunas, de setores e de linha). Leia os trechos de cada quadro e peça que os alunos expliquem como cada gráfico é visualmente.
Propósito: Retomar diferentes formas de representar dados graficamente.
Discuta com a turma:
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Retome as diferentes formas de representação gráfica (gráfico de barras e colunas, de setores e de linha). Leia os trechos de cada quadro e peça que os alunos expliquem como cada gráfico é visualmente.
Propósito: Retomar diferentes formas de representar dados graficamente.
Discuta com a turma:
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Leia a questão com os alunos, peça que eles avaliem como os dados estão apresentados e pergunte qual representação gráfica podem representar a quantidade dos alunos e sua respectiva estatura.
Propósito: Representar dados agrupados em classes em um histograma.
Discuta com a turma:
- Qual o total de alunos? E quais são os valores de estatura apresentados?
- É possível saber a altura de cada aluno? Justifique.
- Quais gráficos podemos usar para representar os dados da atividade? Quais gráficos podemos usar para representar os dados da atividade?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Destaque que os dados da atividade não são individuais, ou seja, estão agrupados. Assim, um grupo de 5 pessoas têm altura entre 1,61 e 1,65, outro de 8 pessoas têm altura entre 1,66 e 1,70 e, por útimo, 2 pessoas têm altura entre 1,71 e 1,75. Esclareça que os dados agrupados podem ser agrupados em intervalos de classes e que isso não compromete a confiabilidade da informação. Mas não é possível definir as alturas individuais dos alunos. Defina o que são intervalos de classe e amplitude.
Propósito: Organizar dados agrupados em tabela com intervalo de classe e representá-los em um histograma.
- Em quantos grupos a estatura dos alunos foi dividida?
- Qual a diferença entre a maior e menor estatura de cada grupo?
- A diferença entre as estaturas muda de um grupo para o outro?
Atividade principal
Tempo sugerido: +10 minutos.
Orientações: Analise, juntamente com os alunos a diferença entre o histograma e o gráfico de colunas.
Propósito: Comparar dados agrupados em tabela com intervalo de classe e sua representação em um histograma.
- Qual a diferença de altura entre o menor e o maior aluno da turma? É possível, garantir que tenha, pelo menos, um aluno com 1,61 e outro com 1,75 nessa sala?
- A a distribuição dos valores 1,61 à 1,75 é contínua?
- Qual a diferença entre o histograma e o gráfico de colunas? Por quê será que existe essa diferença?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Retome os diferentes tipos de gráficos e compare com o histograma.
Propósito: retomar o tipo de dados que podem ser representados em um histograma.
Raio X
Tempo sugerido: 5minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seriam histogramas. Verifique se os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto e faça intervenções que forem necessárias.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar os conhecimentos para construção de histogramas a partir de uma tabela.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar