11257
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Letras para expressar generalidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Utilizar letras para representar generalidades na resolução de problemas.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sandra Regina Correa Amorim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Sandra Regina Correa Amorim

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)

Objetivos específicos

Utilizar letras para representar generalidades na resolução de problemas.



Conceito-chave

Letras

Generalidades

Resolução de Problemas



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor de imagens.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos para que eles saibam o que deverão ter aprendido ao final desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima a atividade para os alunos. Solicite a eles que leiam atentamente a atividade. Dê um tempinho para que entendam o texto. Em seguida, convide-os a expressar suas considerações e dúvidas sobre o texto.

Propósito: Ler frases em linguagem natural e algébrica e evidenciar a utilidade das letras para comunicação universal.

Discuta com a turma:

  • Os alunos acertaram a atividade?
  • As letras poderiam ser alteradas por outras? Por quê?
  • O que significam as letras nas escritas de Gustavo e Maitê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula Atividade Principal

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia a atividade para os alunos e oriente-os a acompanhar a leitura com atenção. Relembre aos alunos que eles poderão utilizar diferentes estratégias para representar as áreas e perímetro dos terrenos. No momento da execução da atividade circule pela sala na intenção de verificar o que eles estão discutindo e anotando. Se for necessário, faça intervenções questionando o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Mostrar uma situação problema que evidencie aos alunos a importância de se utilizar letras para generalizar algumas situações.

Discuta com a turma:

  • A figura nos ajuda a resolver a atividade? Como?
  • Os formatos dos terrenos são todos iguais? Se não, os lados dos terrenos podem ou não ter a mesma "letra" para representá-los?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do slide e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula e a rela

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre a utilização de letras para expressar ideias de forma mais geral.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre letras para expressar generalidades. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos utilizam a ideia de letras para generalizar uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Sem ter valores numéricos, é possível resolver a atividade? Como?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos para que eles saibam o que deverão ter aprendido ao final desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Sandra Regina Correa Amorim

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)

Objetivos específicos

Utilizar letras para representar generalidades na resolução de problemas.



Conceito-chave

Letras

Generalidades

Resolução de Problemas



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou imprima a atividade para os alunos. Solicite a eles que leiam atentamente a atividade. Dê um tempinho para que entendam o texto. Em seguida, convide-os a expressar suas considerações e dúvidas sobre o texto.

Propósito: Ler frases em linguagem natural e algébrica e evidenciar a utilidade das letras para comunicação universal.

Discuta com a turma:

  • Os alunos acertaram a atividade?
  • As letras poderiam ser alteradas por outras? Por quê?
  • O que significam as letras nas escritas de Gustavo e Maitê?
Slide Plano Aula
Atividade Principal

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Leia a atividade para os alunos e oriente-os a acompanhar a leitura com atenção. Relembre aos alunos que eles poderão utilizar diferentes estratégias para representar as áreas e perímetro dos terrenos. No momento da execução da atividade circule pela sala na intenção de verificar o que eles estão discutindo e anotando. Se for necessário, faça intervenções questionando o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Mostrar uma situação problema que evidencie aos alunos a importância de se utilizar letras para generalizar algumas situações.

Discuta com a turma:

  • A figura nos ajuda a resolver a atividade? Como?
  • Os formatos dos terrenos são todos iguais? Se não, os lados dos terrenos podem ou não ter a mesma "letra" para representá-los?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento que as letras assumem um caráter de generalização das áreas e perímetros dos terrenos. Depois apresente as respostas dos slides destacando as diferentes maneiras de se escrever áreas e perímetros dos terrenos. Aproveite para evidenciar a propriedade distributiva em alguns casos.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar a importância de se utilizar letras para generalizar situações problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo do slide e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula e a rela

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre a utilização de letras para expressar ideias de forma mais geral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre letras para expressar generalidades. Reserve se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos utilizam a ideia de letras para generalizar uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Sem ter valores numéricos, é possível resolver a atividade? Como?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano