Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula pedindo para os alunos citarem os tipos de gráficos conhecidos. Destaque que todo tipo de gráfico pode ser utilizado mas é importante verificar sua adequação às características da informação.
Propósito: Relembrar diferentes tipos de gráficos para representação de dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de gráficos conhecidos?
- Por que é necessário uso de diferentes tipos de gráficos?
- A leitura e comparação dos dados é mais fácil em algum tipo de gráfico?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula pedindo para os alunos citarem os tipos de gráficos conhecidos. Destaque que todo tipo de gráfico pode ser utilizado mas é importante verificar sua adequação às características da informação.
Propósito: Relembrar diferentes tipos de gráficos para representação de dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de gráficos conhecidos?
- Por que é necessário uso de diferentes tipos de gráficos?
- A leitura e comparação dos dados é mais fácil em algum tipo de gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.
Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.
Discuta com a turma:
- A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
- O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
- É possível inferir sobre diferentes condições nas regiões representadas?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.
Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.
Discuta com a turma:
- A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
- O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
- É possível inferir sobre diferentes condições nas regiões representadas?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Pergunte se algum aluno conhece alguém com deficiência. Pergunte se eles concordam com a relação entre qualidade de vida e ocorrência de deficiência.
Propósito: Ler e interpretar gráfico de setores e analisar coerência entre dados estatísticos e sua representação gráfica.
Discuta com a turma:
- A representação gráfica é coerente com os dados do texto?
- O gráfico mostra diferenças significativas de percentual de pessoas com deficiência entre as regiões?
- É possível inferir sobre diferenças de condições de vida significativas nas regiões representadas? Os dados são coerentes com a realidade do país?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)
Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre a realidade do país e os dados apresentados.
Discuta com a turma:
- De acordo com os valores, em cada região, quantas pessoas com deficiência para cada dez pessoas sem deficiência?
- Quantas pessoas com deficiência você conhece? E sem deficiência? A proporção anterior vale para as pessoas com e sem deficiência que você conhece?
- De acordo com seus conhecimentos prévios, avaliando as condições de vida, qual região teria maior e menor número de pessoas com deficiência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)
Orientações: Faça a leitura do problema com os alunos. A atividade pode ser feita individualmente ou em duplas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar coerência entre a realidade do país e os dados apresentados.
Discuta com a turma:
- De acordo com os valores, em cada região, quantas pessoas com deficiência para cada dez pessoas sem deficiência?
- Quantas pessoas com deficiência você conhece? E sem deficiência? A proporção anterior vale para as pessoas com e sem deficiência que você conhece?
- De acordo com seus conhecimentos prévios, avaliando as condições de vida, qual região teria maior e menor número de pessoas com deficiência?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque critérios que auxiliam na verificação da confiabilidade de informações em gráficos.
Discuta com a turma:
- Qualquer tipo de dados pode ser representado em um gráfico de setores?
- Quais os possíveis erros e dificuldades podem surgir ao se ler um gráfico de setor?
- Quais os pontos positivos da representação em gráfico de setores?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem os pontos positivos e negativos da representação gráfica.
Propósito: Analisar qual tipo de gráfico representa melhor determinados dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- Dados de uma pesquisa podem ser representados por qualquer tipo de gráfico?
- Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
- Alguma(s) categoria(s) poderia(m) ser suprimida(s) ou agrupada(s) a outra? Outra(s) categoria(s) poderiam ser acrescentada(s)?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 11 e 12)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem os pontos positivos e negativos da representação gráfica. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso de gráficos, leitura e interpretação de gráficos e informações divulgadas pela mídia. Você pode fazer o download do guia de intervenções.
Propósito: Analisar qual tipo de gráfico representa melhor determinados dados estatísticos.
Discuta com a turma:
- Dados de uma pesquisa podem ser representados por qualquer tipo de gráfico?
- Que outro tipo de gráfico pode representar a pesquisa?
- Alguma(s) categoria(s) poderia(m) ser suprimida(s) ou agrupada(s) a outra? Outra(s) categoria(s) poderiam ser acrescentada(s)?