Claudio Bazzoni | Artigo
Trabalho integrado para ensinar a ler
Numa escola que põe a leitura em primeiro plano, o coordenador e o professor de Língua Portuguesa são centrais
Claudio Bazzoni | Artigo
Trabalho integrado para ensinar a ler
Numa escola que põe a leitura em primeiro plano, o coordenador e o professor de Língua Portuguesa são centrais
Isabel Solé | Fala, Mestre!
"O ato de ler exige motivação, objetivos claros e estratégias"
Para a especialista, o professor ajuda a formar leitores competentes ao apresentar, discutir e exercitar as principais ações para a interpretação
Matemática | Reportagens
Problemas sem problema
Entender o que dizem os enunciados é o primeiro passo para decifrar enigmas matemáticos. Percorra as características do gênero para resolver as operações propostas
Língua Portuguesa | Reportagens
Explorar a diversidade
Por ter maior familiaridade no trabalho com a leitura, o docente da área tem de abrir caminho para os colegas e abordar os gêneros de que as outras disciplinas não tratam
Língua Estrangeira | Reportagens
A importância do contexto
Para compreender de fato um texto em outro idioma, é preciso evitar a muleta da tradução palavra por palavra. Recursos visuais, esquemas e anotações ajudam muito na tarefa
História | Reportagens
Passado a limpo, com debate
Navegar pela diversidade de fontes, confrontar opiniões divergentes e situar a época de cada texto são estratégias certeiras para formar leitores questionadores e críticos