Acolhimento Como acolher os alunos do Ensino Fundamental na volta às aulas Conheça experiências e propostas de como fazer esse trabalho desde o momento da recepção dos estudantes
Formação Sobral (CE): o papel da formação continuada na cidade referência em Educação NOVA ESCOLA foi até o município cearense para compreender o que tornou essa rede reconhecida nacionalmente; entre as principais ações, destaca-se a capacitação permanente de professores e gestores
Pós-pandemia Como o retorno presencial abre espaço para repensar a escola Conheça as orientações do CNE para a retomada e confira reflexão de como elas se relacionam à necessidade de um novo formato para forma de ensino-aprendizagem
Trilha Socioemocionais Equidade: o papel das socioemocionais na redução das desigualdades Escuta atenta, estratégias que geram autoconhecimento e incentivo ao projeto de vida dos alunos podem diminuir as diferenças nos impactos causados pela pandemia
Trilha Socioemocionais Adaptação: as competências socioemocionais como suporte para o ensino remoto ou híbrido Focadas no protagonismo do aluno, novas formas de ensinar e aprender mobilizam diversas competências e desafiam professores, crianças e adolescentes
Especial socioemocionais Acolhimento: como fortalecer os vínculos e motivar os alunos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia A escuta ativa e propostas focadas no desenvolvimento de competências socioemocionais são estratégias para estimular crianças e adolescentes a permanecer na escola
Formação Coordenação pedagógica: por que investir em formação continuada em competências socioemocionais? Quando se organiza programas voltados às socioemocionais, todos têm a ganhar – professores, alunos e a própria gestão. Saiba o que levar em consideração nesse momento, e o passo a passo para consolidar, na sua escola, iniciativas envolvendo essas competências
Prática pedagógica Habilidades socioemocionais: O papel da Educação Física na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno Disciplina pode contribuir para a transformação do ensino ao reconhecer a importância do corpo, do movimento e dos sentimentos humanos no processo de ensino e aprendizagem