BNCC para História: entenda os objetivos de aprendizagem

Saiba quais são os principais objetivos de aprendizagem em História no Fundamental 1 e 2

Autor: Rita Trevisan

Alunos devem desenvolver uma série de habilidades e capacidades. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A Base estabelece objetivos de aprendizagem, assim como habilidade e capacidades que o aluno deve desenvolver em História. Veja o que são:

Para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Principais objetivos
1. Apoiar a construção do sujeito, a partir do reconhecimento do “eu”, do “outro” e do “nós”.
2. Facilitar a compreensão de tempo e espaço, a partir do referencial da comunidade de pertencimento.

Na prática
O aluno deve ser capaz de:
1. Reconhecer o "eu" e o "outro" a partir da própria realidade e das referências de seu círculo pessoal e da sua comunidade.
2. Compreender e diferenciar o público do privado e o urbano do rural.
3. Conhecer como foi a circulação dos primeiros grupos humanos.
4. Pensar sobre a diversidade de povos e culturas diferentes e suas formas de organização.
5. Desenvolver a noção de cidadania, com direitos e deveres.
6. Reconhecer a diversidade, conviver com ela e respeitá-la.
7. Analisar as diferentes formas de registros que cada grupo social produz.

Para os anos finais do Ensino Fundamental

Principais objetivos
1. Apresentar a dimensão de espaço e do tempo sob a perspectiva da mobilidade das populações e as formas de inserção ou marginalização delas em culturas diferentes.
2. Desenvolver habilidades com foco em processos como contextualização, comparação, interpretação e proposição de soluções.

Na prática
O aluno deve ser capaz de:
1. Refletir sobre as formas de registro histórico e a construção da Antiguidade Clássica em contraste com outras sociedades e outras concepções de mundo.
2. Compreender o período medieval na Europa e as formas de organização social e cultural em algumas regiões africanas.
3. Estabelecer conexões entre aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais ocorridos a partir do final do século XV até o final do século XVIII.
4. Compreender os processos de independência das Américas e especialmente do Brasil
5. Conhecer a história republicana do Brasil e posicionar-se criticamente em relação ao protagonismo de diferentes grupos e sujeitos históricos.
6. Problematizar conflitos mundiais e nacionais como as grandes guerras e a Revolução Russa.
7. Relacionar os diversos eventos envolvendo os povos europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos nos séculos XX e XXI, incluindo a história recente.