Especialistas consultados por Nova Escola selecionaram uma série de análises, opiniões e estudos que ajudam a entender a BNCC e a formar um senso crítico sobre o ensino da Língua Inglesa. Confira abaixo a lista com sugestões para auxiliar na sua formação e no planejamento de aulas alinhadas à BNCC.
LIVROS
Formação desformatada - práticas com professores de língua inglesa, de Clarissa Menezes Jordão, Juliana Zeggio Martinez e Regina Célia Halu (org.)
Os artigos e entrevistas que compõem o livro foram escritos por formadores de professores de inglês, que compartilham suas visões sobre diversos temas que ainda não são consensuais, como a relação entre língua e cultura, discurso e estrutura, pedagogia e conhecimento de língua etc.
Principles and practice in Second Language Acquisition, de Stephen D. Krashen
Estabelece uma relação entre a prática didática, no ensino de uma segunda língua, e os mais recentes estudos sobre aquisição de linguagem. A obra mostra o importante papel da comunicação nesse processo.
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso
Disponível em: http://bit.ly/39eGzeR
A partir da análise de textos escritos por meio de diários crítico-reflexivos dialogados entre o professor formador e um licenciando de primeiro período de um Curso de Letras, o trabalho problematiza, em uma perspectiva bakhtiniana, o letramento em língua inglesa.
Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade
Disponível em: http://bit.ly/375Ofib
Discute o conceito do bilinguismo sob diversos pontos de vista, mostrando como vários elementos interagem na aquisição e na apropriação de uma segunda língua, configurando um processo extremamente complexo.
Considerations on the Role of Input in L2 Acquisition: ELT and Bilingual Contexts
Disponível em: http://bit.ly/385niMP
Analisa o papel do input no desenvolvimento do inglês, tanto em estágios iniciais da vida, quanto na idade adulta, como forma de maximizar as chances de desenvolvimento e aquisição de uma L2. A base conceitual é a Teoria de Princípios e Parâmetros.
Using the first language in the classroom
Disponível em: http://bit.ly/386B0im
Propõe uma reflexão sobre a visão consolidada de que a língua materna deve ser evitada na escola, durante as aulas de língua estrangeira.
O que quer, o que pode uma língua? Língua estrangeira, memória discursiva e subjetividade
Disponível em: http://bit.ly/2tAGAe1
Centra na análise de produções para explorar os efeitos de sentido e o funcionamento da linguagem, na aquisição de uma língua estrangeira.
Entre línguas de negócios e de cultura: Sentidos que permeiam a relação do brasileiro com a língua inglesa e a espanhola
Disponível em: http://bit.ly/2S3VGSv
Partindo das teorias da Análise do Discurso de linha francesa, o texto estuda a relação do aprendiz brasileiro com duas línguas estrangeiras: a inglesa e a espanhola.
SITES E FERRAMENTAS DIGITAIS
Learning English - BBC
Disponível em: https://bbc.in/2Sv0ZK2
O site traz programas temáticos, vídeos animados de peças consagradas como as produzidas por William Shakespeare, livros clássicos recontados, a exemplo de Alice in Wonderland, entre outros conteúdos que podem enriquecer as aulas.
Atividades pedagógicas – British Council
Disponível em: http://bit.ly/2Spxnxp
Traz diversas atividades que podem ser usadas como base para o desenvolvimento de projetos pedagógicos em classe. O download é gratuito.
Área do educador - Code
Disponível em: http://bit.ly/374QQcf
Basta se logar como professor para ter acesso a planos de aula diários, atividades voltadas aos estudantes, fóruns de professores etc.
National Geographic Learning
Disponível em: http://bit.ly/2vah3sq
Reúne materiais de alta qualidade técnica, que podem ser usados na elaboração de planos de aula, além de webinars, TEDTalks e outros conteúdos de interesse do professor.