Ao ajudar imigrantes, alunos podem aprender a língua com propósito social

Professora Cristiane Dias encontrou um objetivo legítimo para que seus alunos aprendessem inglês: ajudar estrangeiros. Conheça em detalhes a sequência didática estruturada por ela

Autor: Rita Trevisan

Com atividade, professora conseguiu aproximar alunos da realidade de imigrantes em SC. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A Base enfatiza que o aprendizagem do inglês deve ser capaz de proporcionar novas formas de participação de jovens e crianças em um mundo cada vez mais globalizado. Ao desenvolver e aplicar a sequência We speak the same language, a professora Cristiane Dias, da E.E.B. Maria José Hülse Peixoto, conseguiu aproximar seus alunos da realidade dos imigrantes da cidade de Criciúma, em Santa Catarina.

“Tudo começou quando eu estava em um shopping, perto da escola e vi dois imigrantes africanos tentando se comunicar com uma vendedora, sem sucesso, pois ela não falava inglês. Pensei que aquilo poderia acontecer com qualquer um dos meus alunos, pois a cidade recebe um grande número de imigrantes e tem, como um importante aspecto de sua formação, a diversidade”, diz a professora.

O tema, tratado em classe, colocou os alunos diante do “Outro”, que a BNCC enfatiza trabalhar, situando a língua como possibilidade de incluir quem vem de fora. O apelo social contribuiu para que os estudantes desenvolvessem uma visão crítica sobre a realidade que os cerca e o exercício da cidadania ativa, o que está alinhado às competências específicas da Base para o Componente.

Objetivo: Construção de identidades no mundo globalizado; A língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e político; Produção de textos escritos, com mediação do professor/colegas; Reflexão pós-leitura.
Indicado para: Turmas do 9º ano
Material: Vídeos e imagens
Espaço: Sala de aula
Duração: 2 meses
BNCC: EF09LI19

1. Apresente o tema e explique aos alunos o que é xenofobia
Escreva no quadro a palavra “xenophobia” e pergunte se os alunos conhecem o significado. Ouça as respostas e, na sequência, escreva a definição da palavra em inglês.

2. Exiba vídeos e fotografias para contextualizar o debate
Exiba para a turma este vídeo de um supermercado alemão que retirou todos os produtos estrangeiros das prateleiras. Na sequência, apresente fotos e/ou vídeos de manifestações que mostrem o acolhimento aos imigrantes.

3. Proponha aos alunos uma pesquisa sobre seus sobrenomes
Proponha aos alunos uma breve pesquisa sobre seus sobrenome. A ideia aqui é que os estudantes chegaram à conclusão de que eles eram descendentes das famílias colonizadoras e, de alguma forma, também eram imigrantes.

4. Dê aos estudantes materiais para embasar diálogos
Utilize o seguinte conteúdo curriular base para a produção que seria elaborada, ao final da sequência:
1. Directions (ex.: turn right, turn left, go straight etc.)
2. Places (ex.: health center, soccer field etc.)
3. Adjectives (como usar os adjetivos em inglês para nomes de lugares, ex.: Manentti Supermarket, Cardoso Bakery, etc.)
4. Possessive case (ex.: Anselmo’s Lanches e José’s house)
5. Questions (ex.: Can you tell me where Cardoso Bakery is?)
6. Interrogative pronouns (ex.: how, where, etc.)

5. Incentivo os alunos a conversarem em inglês entre eles
Com as atividades do passo anterior, os alunos estarão preparados para elaborar um diálogo em que um deles pede informação sobre um lugar e o outro dê a localização. Assim, e com o seu apoio, poderão criar um diálogo em inglês até eliminarem todas as dúvidas.

6. Estimule o diálogo por meio de áudios ou vídeos
Alguns alunos podem ter dificuldade com a pronúncia e outros com a vergonha de se apresentar diante da turma falando um outro idioma. Por isso, peça a cada um que grave um áudio ou um vídeo.

Ponto de atenção: Na experiência da professora Cristiane Dias, o que realmente chamou a atenção dos alunos foi o Voki, um aplicativo gratuito que permite criar um avatar que lê em inglês e com sotaque (australiano, americano, britânico etc). Houve uma dupla que optou por utilizar outro aplicativo, chamado Dialoog. Os materiais foram enviados à professora por WhatsApp, que os colocou no Data Show.

7. Fale sobre a relação cidade e estrangeiros
Terminadas as apresentações, encerre a sequência didática falando sobre as mudanças vistas nas cidades, na atualidade, por conta dos estrangeiros. Se preferir, faça um debate retomando a questão da imigração. Nesta etapa, você pode perguntou aos alunos o que eles gostariam de saber se tivessem a oportunidade de conversar com um imigrante: quando vieram ao Brasil, onde trabalham, o que acham da cidade, por exemplo.

Ponto de atenção: Para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos, a professora também retomou conteúdos gramaticais estudados ao longo da sequência, por meio de atividades escritas.

Unidades temáticas do 9º ano contempladas na atividade

1. Interação discursiva