Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

129

Confira dicas de materiais para preparar uma boa aula

Para avançar na prática didática, confira uma seleção de materiais para entender a BNCC

Autor: Rita Trevisan

Artigos, estudos e materiais de apoio para planejar aulas alinhadas à Base. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Especialistas consultados por Nova Escola selecionaram uma série de análises, opiniões e estudos que ajudam a entender a BNCC e a formar um senso crítico sobre o ensino da Língua Inglesa. Confira abaixo a lista com sugestões para auxiliar na sua formação e no planejamento de aulas alinhadas à BNCC. 


LIVROS


Formação desformatada - práticas com professores de língua inglesa, de Clarissa Menezes Jordão, Juliana Zeggio Martinez e Regina Célia Halu (org.)
Os artigos e entrevistas que compõem o livro foram escritos por formadores de professores de inglês, que compartilham suas visões sobre diversos temas que ainda não são consensuais, como a relação entre língua e cultura, discurso e estrutura, pedagogia e conhecimento de língua etc.

Principles and practice in Second Language Acquisition, de Stephen D. Krashen
Estabelece uma relação entre a prática didática, no ensino de uma segunda língua, e os mais recentes estudos sobre aquisição de linguagem. A obra mostra o importante papel da comunicação nesse processo.


ARTIGOS CIENTÍFICOS

Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso
Disponível em: http://bit.ly/39eGzeR
A partir da análise de textos escritos por meio de diários crítico-reflexivos dialogados entre o professor formador e um licenciando de primeiro período de um Curso de Letras, o trabalho problematiza, em uma perspectiva bakhtiniana, o letramento em língua inglesa.

Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade
Disponível em: http://bit.ly/375Ofib
Discute o conceito do bilinguismo sob diversos pontos de vista, mostrando como vários elementos interagem na aquisição e na apropriação de uma segunda língua, configurando um processo extremamente complexo.

Considerations on the Role of Input in L2 Acquisition: ELT and Bilingual Contexts


Disponível em: http://bit.ly/385niMP
Analisa o papel do input no desenvolvimento do inglês, tanto em estágios iniciais da vida, quanto na idade adulta, como forma de maximizar as chances de desenvolvimento e aquisição de uma L2. A base conceitual é a Teoria de Princípios e Parâmetros.

Using the first language in the classroom
Disponível em: http://bit.ly/386B0im
Propõe uma reflexão sobre a visão consolidada de que a língua materna deve ser evitada na escola, durante as aulas de língua estrangeira.

O que quer, o que pode uma língua? Língua estrangeira, memória discursiva e subjetividade
Disponível em: http://bit.ly/2tAGAe1
Centra na análise de produções para explorar os efeitos de sentido e o funcionamento da linguagem, na aquisição de uma língua estrangeira.

Entre línguas de negócios e de cultura: Sentidos que permeiam a relação do brasileiro com a língua inglesa e a espanhola
Disponível em: http://bit.ly/2S3VGSv
Partindo das teorias da Análise do Discurso de linha francesa, o texto estuda a relação do aprendiz brasileiro com duas línguas estrangeiras: a inglesa e a espanhola.


SITES E FERRAMENTAS DIGITAIS

Learning English - BBC
Disponível em: https://bbc.in/2Sv0ZK2
O site traz programas temáticos, vídeos animados de peças consagradas como as produzidas por William Shakespeare, livros clássicos recontados, a exemplo de Alice in Wonderland, entre outros conteúdos que podem enriquecer as aulas.

Atividades pedagógicas – British Council
Disponível em: http://bit.ly/2Spxnxp
Traz diversas atividades que podem ser usadas como base para o desenvolvimento de projetos pedagógicos em classe. O download é gratuito.

Área do educador - Code
Disponível em: http://bit.ly/374QQcf
Basta se logar como professor para ter acesso a planos de aula diários, atividades voltadas aos estudantes, fóruns de professores etc.

National Geographic Learning
Disponível em: http://bit.ly/2vah3sq
Reúne materiais de alta qualidade técnica, que podem ser usados na elaboração de planos de aula, além de webinars, TEDTalks e outros conteúdos de interesse do professor.