Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
129

BNCC para Língua Inglesa: o que ler para dar uma boa aula

Para avançar na prática didática, confira uma seleção de análises, opiniões e estudos que ajudam a entender a BNCC e a formar um senso crítico sobre o ensino da Língua Inglesa

Autor: Rita Trevisan

NOVA ESCOLA seleciona uma lista de artigos e de livros para ajudar na sua formação para dar aulas alinhadas à BNCC. Veja:



Artigos

Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso
A partir da análise de textos escritos por meio de diários crítico-reflexivos dialogados entre o professor formador e um licenciando de primeiro período de um Curso de Letras, o trabalho problematiza, em uma perspectiva bakhtiniana, o letramento em língua inglesa.

Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade
Discute o conceito do bilinguismo sob diversos pontos de vista, mostrando como vários elementos interagem na aquisição e na apropriação de uma segunda língua, configurando um processo extremamente complexo.

Considerations on the Role of Input in L2 Acquisition: ELT and Bilingual Contexts
Analisa o papel do input no desenvolvimento do inglês, tanto em estágios iniciais da vida, quanto na idade adulta, como forma de maximizar as chances de desenvolvimento e aquisição de uma L2. A base conceitual é a Teoria de Princípios e Parâmetros.

Using the first language in the classroom
Propõe uma reflexão sobre a visão consolidada de que a língua materna deve ser evitada na escola, durante as aulas de língua estrangeira.

O que quer, o que pode uma língua? Língua estrangeira, memória discursiva e subjetividade
Centra na análise de produções para explorar os efeitos de sentido e o funcionamento da linguagem, na aquisição de uma língua estrangeira.

Entre línguas de negócios e de cultura. Sentidos que permeiam a relação do brasileiro com a língua inglesa e a espanhola
Partindo das teorias da Análise do Discurso de linha francesa, o texto estuda a relação do aprendiz brasileiro com duas línguas estrangeiras: a inglesa e a espanhola.



 Livros


Formação desformatada - práticas com professores de língua inglesa, de Clarissa Menezes Jordão, Juliana Zeggio Martinez e Regina Célia Halu (org.), Editora Pontes
Os artigos e entrevistas que compõem o livro foram escritos por formadores de professores de inglês, que compartilham suas visões sobre diversos temas que ainda não são consensuais, como a relação entre língua e cultura, discurso e estrutura, pedagogia e conhecimento de língua etc.

Principles and practice in Second Language Acquisition, de Stephen D. Krashen, Editora Prentice Hall
Estabelece uma relação entre a prática didática, no ensino de uma segunda língua, e os mais recentes estudos sobre aquisição de linguagem. A obra mostra o importante papel da comunicação nesse processo.