116

BNCC: referências para planejar suas aulas de Educação Física

Confira uma lista de vídeos e sites para se aprofundar na BNCC de Educação Física

Autor: Rita Trevisan

Materiais de referência foram selecionados a partir das unidades temáticas de Educação Física. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A lista de referências abaixo foi elaborada a partir das diferentes unidades temáticas presentes na BNCC de Educação Física. Os materiais de apoio podem ser utilizados para se aprofundar em temas específicos e, também, para preparar aulas alinhadas à Base. Confira:

 

VÍDEOS 

Lutas na Educação Física
Disponível em: http://bit.ly/31sT9o8
Conheça o trabalho da professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Marques de Oliveira, em São Paulo. Ela desenvolveu um projeto sobre as lutas na Educação Física com os alunos da 5ª e 7ª séries e foi uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita 2010. Indicado para preparar aulas sobre lutas. 

Lutas na Educação Física Escolar
Disponível em: http://bit.ly/393mLLs
Este vídeo mostra as lutas, técnicas e estratégias de equilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. O conteúdo abordado é desenvolvido nas aulas de Educação Física com os 6º anos de uma escola de Santa Catarina. Indicado para preparar aulas sobre lutas. 

Educação Física - Lutas
Lutas na Educação Física
Disponível em: http://bit.ly/2vb0Gfq
Neste conteúdo, um professor de Educação Física esclarece as principais dúvidas sobre lutas no âmbito escolar. Indicado para preparar aulas sobre lutas. 

Parkour na escola - Práticas corporais de aventura
Disponível em: http://bit.ly/2UrrWAM
Saiba mais sobre o Parkour neste vídeo, que mostra a prática no âmbito escolar como democrática e natural, instigando os alunos a explorarem os recursos naturais do ambiente, reconhecendo e adaptando as possibilidades relacionadas a consciência corporal. Indicado para trabalhar o Parkour com seus alunos. 

Parkour na escola
Disponível em: http://bit.ly/36WMsfa
Esre é um curso de Atividades Alternativas na Educação Física, oferecido pelo Programa Segundo Tempo (PST/EaD). Indicado para trabalhar o Parkour com seus alunos. 

Educação Física - Esportes radicais
Disponível em: http://bit.ly/39f7uaz
Esta produção apresenta o projeto Professor Multiplicador com os Esportes Radicais nas Escolas Municipais de Ponta Grossa/Pr. Indicado para trabalhar esportes radicais com seus alunos. 

Esportes de Aventura - Educação Física da UPE
Disponível em: http://bit.ly/2uqkGKG
Esta reportagem do programa Regra do Jogo da UPF TV aborda a disciplina Esportes de Aventura do curso de Educação Física da UPF. Indicado para trabalhar esportes radicais com seus alunos. 

TV Escola - Atletismo 
Disponível: http://bit.ly/2GXmGNd
O primeiro programa sobre Atletismo da série Atividade mostra como o esporte pode ser uma forma de inclusão. 

Tv Escola - Atletismo
Disponível em: http://bit.ly/2S2DxVg
O segundo programa sobre Atletismo da série Atividade mostra que os benefícios de sua prática passam do âmbito físico. 

Construção de raquete de tênis com papelão
Disponível em: http://bit.ly/395oIa6
Veja neste vídeo como construir uma raquete de tênis usando papelão. 


SITES E FERRAMENTAS DIGITAIS

Território do Brincar
Disponível em: http://bit.ly/2Urt9bi
O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Indicado para trabalhar com jogos e brincadeiras tradicionais. 

Mapa do Brincar - Folha de S. Paulo
Disponível em: http://bit.ly/2OxC8Uq
O Mapa do Brincar é uma iniciativa da "Folhinha", suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo. O site reúne hoje 750 brincadeiras de todo o país. Indicado para trabalhar com jogos e brincadeiras tradicionais. 

Grupo Corpo
Disponível em: http://bit.ly/2uqmaEK
Companhia de dança de Belo Horizonte, o Grupo Corpo é uma das referências para aulas que envolvam a dança. 

Esportes com raquete - Terra
Disponível em: http://bit.ly/2RZgRVT
Saiba tudo sobre esportes com raquete nesse material produzido pelo portal Terra.