110

Saiba o que mudou no ensino de Educação Física

BNCC aprofunda a ideia das práticas corporais como caminhos de expressão dos alunos e define seis unidades temáticas como objeto de conhecimento do Ensino Fundamental

Autor: Rita Trevisan

Educação Física:  expressões culturais também passam a ser objeto de conhecimento. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, a grande mudança da Educação Física é a entrada do componente na área de Linguagem e tratado no âmbito da cultura. Assim, além dos próprios movimentos a serem trabalhados em determinada prática, as expressões culturais também passam a ser objeto de conhecimento da Educação Física. Ao estudar o balé, por exemplo, os alunos podem vivenciar a dança, mas também, problematizar a questão de gênero que envolve a prática, desconstruindo visões preconceituosas. Também é possível usar o tema danças nessa perspectiva, para falar de diversidade.

“A proposta é de que o aluno pense no significado social das práticas corporais, na origem histórica, nas relações de poder de que elas são fruto – e que validam ou não determinada prática, em detrimento de outra –, entre outros aspectos”, explica o professor Osvaldo Luiz Ferraz, doutor em Educação e professor da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.

A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las.

Segundo a professora Isabel Porto Filgueiras, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, a BNCC enfatiza, também, o protagonismo dos alunos: “Além de experimentar e fruir, os estudantes devem ser estimulados a adaptar essas práticas a contextos específicos. Então, ao mesmo tempo que se apropriam daquilo que já foi construído, podem transformar as práticas segundo a própria realidade”. Conheça as seis unidades temáticas propostas pela Base. 



Brincadeiras e Jogos 

O que prevê
Reúne as atividades organizadas pelas crianças, que acontecem muitas vezes de forma voluntária, com regras específicas e um contrato coletivo – em que todos assumem a responsabilidade de seguir o que foi acordado previamente. Os modos de brincar e jogar, no entanto, podem mudar em razão dos deslocamentos ocorridos no tempo e no espaço.
Práticas que podem ser tematizadas
Bolinhas de gude, amarelinha, elástico, taco, queimadas, pega-pegas etc. 
O que o aluno deve aprender
O esperado é que o aluno entenda a importância das brincadeiras e jogos para as culturas humanas, que valorize as atividades lúdicas como um verdadeiro patrimônio da humanidade. Nas vivências proporcionadas, ele deverá ter a oportunidade de conhecer diversas expressões de jogos e brincadeiras regionais, nacionais e do mundo, valorizando e respeitando as diferenças entre as diversas práticas.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 7º



Esportes 

O que prevê
Essa unidade temática está relacionada às práticas corporais mais institucionalizadas, caracterizadas pela presença de regras formais e pelas  comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si.
Práticas que podem ser tematizadas
Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol, críquete, rúgbi, tênis e squash, entre outras.
O que o aluno deve aprender
Ao final do Ensino Fundamental, o aluno deve estar preparado para identificar e caracterizar os esportes estudados, reconhecendo seus elementos comuns e suas transformações históricas. O respeito às regras, a valorização do trabalho coletivo e o protagonismo para solucionar desafios também são habilidades que podem ser desenvolvidas nesse âmbito.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 9º



Ginástica 

O que prevê
Engloba as práticas de ginástica geral, de condicionamento físico e de conscientização corporal. As primeiras têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo. No segundo grupo aparecem os exercícios corporais orientados à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física ou à modificação da composição corporal. No terceiro, as práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para o conhecimento do próprio corpo.
Práticas que podem ser tematizadas
Ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbia, funcional, pilates, Reeducação Postural Global (RPG), ioga, tai chi chuan etc.
O que o aluno deve aprender 
O ideal é que o estudante saiba identificar os elementos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias etc.). As vivências relacionadas às ginásticas devem dar ensejo à reflexão sobre as estruturas corporais e as potencialidades e limites individuais, bem como a promoção da saúde.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 9º



Danças

O que prevê
Trata das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, com passos ou evoluções específicas, podendo ou não incluir coreografias. Têm um forte componente histórico, que permite identificar movimentos e ritmos musicais peculiares a cada uma delas.
Práticas que podem ser tematizadas
Balé, funk, frevo, samba, jongo, coco, ciranda etc.
O que o aluno deve aprender
As habilidades relacionadas a essa unidade temática têm foco no respeito às diferenças culturais, individuais e de desempenho. Também é importante que o estudante consiga identificar os elementos constitutivos das danças (gestos, espaços e ritmos) e que possa experimentar o maior número possível de práticas, valorizando o patrimônio cultural a que estão associadas – incluindo o patrimônio cultural brasileiro e as matrizes indígenas e africanas. Nessa unidade, diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas) são objetos de conhecimento; e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal, é mais uma das possibilidades para o trabalho com os alunos.
Anos do Ensino Fundamental
Do 1º ao 9º



Lutas

O que prevê
Foca as disputas corporais, com emprego de técnicas e estratégias específicas para imobilizar, atingir ou excluir o oponente de um espaço específico, por meio de ações de ataque e defesa.
Práticas que podem ser tematizadas
Além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, é interessante que todos tenham contato com lutas brasileiras, como capoeira, huka-huka, luta marajoara; e com lutas de diversos países do mundo, como judô, aikido, jiu-jítsu e muay thai.
O que o aluno deve aprender
É esperado que o aluno experimente algumas lutas e seja capaz de identificar suas características. Ele deve, ainda, diferenciar lutas e brigas, refletir sobre o respeito aos colegas nas práticas de contato e sobre a importância de seguir as normas de segurança, para garantir o próprio bem-estar.
Anos do Ensino Fundamental
Do 3º ao 9º



Práticas corporais e aventura

O que prevê
Trata das formas de experimentação corporal em ambientes desafiadores para o praticante, seja na natureza, seja em espaços urbanos. Algumas dessas práticas costumam receber outras denominações, como esportes de risco, esportes alternativos e esportes extremos.
Práticas que podem ser tematizadas 
Corrida orientada, corrida de aventura, corrida de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo, parkour, skate, patins, bike etc.
O que o aluno deve aprender 
As habilidades relacionadas a essa unidade temática têm foco na experimentação e nos cuidados com a integridade física e o respeito ao patrimônio público e natural. O aluno também deve ser estimulado a propor opções para as práticas em diversos espaços, dentro e fora do ambiente escolar, além de ser capaz de identificar a origem e os tipos de práticas de aventura, bem como suas transformações históricas.
Anos do Ensino Fundamental:
Do 6º ao 9º