GEO7_11UND05 - Mapas e Figuras
Plano de Aula
Plano de aula: A Caatinga
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para este plano específico, o objetivo é que o aluno caracterize o bioma da caatinga e compreenda os seus processos formadores e sua distribuição pelo território.
Materiais necessários: Projetor ou cópias dos slides deste plano. Folhas e material de desenho, material escolar convencional, caderno e lápis.
Material complementar:
Imagem contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q6pcfynXmEfw7cKZEdvFsjpVVkxsfygy7TRy57S9TetQUgNJWFQNKbgsdQhh/geo7-11und05-foto-caatinga-contextualizacao.pdf
Mapas e Figuras: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7CqqzuzVWnBYvZa4JuQcPgvX7XVgD5333R4AnDer9k7jpaYDWzMPbXrFwAMy/copia-de-geo7-11und05-mapas-e-figuras.pdf
Link para os mapas:
Demais mapas e figuras utilizados neste plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vWn9QTVV3gJuKvzYJHHJMjXRhnmrVMW8khVFYkhtSnyBUKYsBPsznyasfkyN/geo7-11und05-mapas-e-figuras.pdf
Para você saber mais:
No Bioma da Caatinga, temos o predomínio de vegetação adaptada ao ambiente seco (xerófita). Como cactos e arbusto, mas também existem alguns tipos de árvores de médio porte, como o umbuzeiro. Dos ambientes semiáridos do mundo, a caatinga é a que apresenta a maior biodiversidade. É um bioma único no planeta. É encontrada principalmente no sertão nordestino, uma área de difícil penetração da umidade. À leste, o planalto da Borborema bloqueia a umidade vinda do oceano. Ao sul e oeste, as massas de ar que se aproximam vêm de muito longe, e descarregam sua umidade antes de chegar na região. Além disso, se trata de uma área de alta pressão, que transporta o calor para outras áreas. O período de chuva corresponde ao momento em que a Zona de Convergência Intertropical se desloca mais ao sul.
Chapada Diamantina - Caatinga [#1] | Terra Negra. 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4y7nnBbl9Lo>. Acesso em: 20 jan. 2018.
Climas do Brasil. Só Geografia. Disponível em: <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
FURLAN, Sueli. Domínio das Caatingas. Disponível em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Sueli/2s_2015/Biogeografia/Aula_Dominio_das_Caatingas_2015.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.
SANTOMAURO, B; TREVISAN, R; FERREIRA, C. Por que não chove no sertão nordestino? Nova Escola, 2013. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2187/por-que-nao-chove-no-sertao-nordestino>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno tenha alguma noção de relação entre clima e paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro. Comente que vocês começarão o estudo da Caatinga, uma vegetação típica de ambientes semiáridos. Pergunte se já ouviram falar sobre esse bioma e se sabem o que significa Semiárido. Se você estiver em uma área de Caatinga, peça que os alunos comentem sobre a paisagem do lugar onde moram.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos escrevam uma descrição do que vêem na foto, pode ter uma linha ou duas. Oriente para que procurem ver a maior quantidade de detalhes possível. Por exemplo: existe vegetação? Com ela é? O relevo é plano ou acidentado? Parece chover muito ou pouco nesse lugar? Tente ampliar a discussão, peça que imaginem como deve ser viver nesse ambiente. Que tipos de trabalho podem existir? Que animais se espera encontrar nesse lugar? Que dificuldades as pessoas podem encontrar para viver? No caso de você viver em área de caatinga, os alunos devem ter experiência ou conhecimento de como se vive. Segundo eles, seria impossível viver aí? Explique que há pessoas que conhecem bem esse ambiente e conseguem se adaptar.
A seguir, incentive-os, não precisa ser todos, a ler o que escreveu. Escolha algumas palavras-chave e as escreva no caderno. Talvez, eles mencionem palavras como “deserto”, “espinhos”, cactos”. Explique que a palavra semiárido é uma mistura de duas: semi, que significa “metade”, e árido, que quer dizer “seco”. E a foto que eles descreveram é de uma paisagem da caatinga, um ambiente seco.
Caso você queira imprimir a imagem, ela está disponível aqui:
Você também pode usar imagens de algum Atlas ou, até mesmo, do livro didático disponível na sua escola.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o mapa e chame a atenção dos alunos para a mancha rosa que fica no nordeste do Brasil. Explique que é ali que encontramos o clima semiárido no país. Pergunte se os alunos sabem dizer como se chama aquela região brasileira, eles sabem que estados fazem parte dela? Explique que quase toda aquela mancha, se encontra na sub-região do sertão nordestino.
Caso você queira imprimir o mapa e disponibilizar aos alunos, ele está disponível aqui:
Como adequar à sua realidade: Você pode usar um mapa similar no livro didático usado na escola. Se você vive na região estudada, talvez algumas perguntas pareçam óbvias, nesse caso, instigue-os a refletir sobre o local em que vivem, peça que façam uma pequena descrição do clima, o que acontece no verão, no inverno, etc.
Para você saber mais:
Para mais informações sobre climas do Brasil:
Climas do Brasil. Só Geografia. Disponível em: <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a imagem e chame a atenção dos alunos para o bioma caatinga. Compare com o mapa anterior, o de clima, e pergunte que a que clima corresponde a a?ea dessa bioma.
Caso você queira imprimir o mapa e disponibilizar aos alunos, ele está disponível aqui:
Você pode usar uma imagem similar no livro didático usado na escola. Caso decida imprimir as imagens, o mapa de clima e o desenho com a divisão dos biomas, peça que os alunos as coloquem uma ao lado da outra para facilitar a comparação.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva a pergunta no quadro e imprima a imagem, você ainda pode usar uma imagem similar do livro didático. Agora, você começará a problematizar o assunto, porque o sertão nordestino é mais seco que o resto da região? Por que as chuvas não são frequentes? Conhecem a subregião do sertão? Que outras subregiões nordestinas eles conhecem? Quais estados apresentam território no sertão?
Explique que não existe um motivo único para a seca no sertão, mas nesta aula, vocês se aprofundarão em um deles.
Caso você queira imprimir o mapa e disponibilizar aos alunos, ele está disponível aqui:
Como adequar à sua realidade: Se sua escola se encontra em qualquer sub-região do nordeste peça para que os alunos levante características que eles conheçam de seus locais, como clima, paisagem, vegetação, etc.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem no quadro, ou distribua impressa para os alunos. Para o seu conhecimento, se trata de um esquema demonstrativo do planalto da Borborema, que impede a umidade de chegar ao sertão. Na imagem, se vê representada a vegetação da Zona da Mata, mais próxima ao oceano, a vegetação intermediária seria uma representação do agreste. Essas divisões estão marcadas pela linha pontilhada. Sem explicar nada, diga aos alunos que esse desenho é a explicação de um dos motivos para a seca no sertão. Peça que observem a imagem, pensem como ela explica a seca e escrevam suas conclusões no caderno, podem conversar com os colegas.
Ajude-os apenas a identificar o que os desenhos representam, da esquerda para a direita: uma área plana, seca, chão pedregoso, um conjunto de morros, uma vegetação um pouco mais desenvolvida, mata fechada, uma praia e a água do mar.
Caso você queira imprimir a imagem e disponibilizar aos alunos, ela está disponível aqui:
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Sem projetar o slide, peça para que os alunos leiam suas respostas. Procure problematizá-las, questione os motivos de as terem escolhido. Talvez falem em proximidade com o mar, nesse caso, o que impediria a umidade de se aproximar da parte seca? Após as leituras e debate, desvende então o enigma, mostrando a imagem, projetada ou impressa. Pode ser que já tenham chegado a essa conclusão, nesse caso, você não vai “desvendar”, mas confirmar uma conclusão tirada pela turma.
Explique sobre o planalto da Borborema que impede a umidade do oceano de chegar ao sertão, provocando chuvas no agreste e zona da mata. Chame a atenção para as linhas pontilhadas, elas representam os limites entre as sub-regiões. Novamente, esse não é o único motivo para a seca nessa sub-região, outros podem ser trabalhados em outras aulas. Por exemplo, a longa distância que a região está das massas de ar polar do sul, a corrente oceânica fria que cruza pelo litoral do Rio Grande do Norte e Ceará, o fato do nordeste brasileiro ser uma área de alta pressão - transferindo calor para outras áreas e fazendo o ar circular, entre outras coisas.
Peça para que os alunos desenhem seus próprios esquemas explicativos da seca, que sejam criativos.
Caso você queira imprimir a imagem e disponibilizar aos alunos, ela está disponível aqui:
Para você saber mais:
Sobre os fatores que dificultam a chegada da umidade ao sertão nordestino:
SANTOMAURO, B; TREVISAN, R; FERREIRA, C. Por que não chove no sertão nordestino? Nova Escola, 2013. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2187/por-que-nao-chove-no-sertao-nordestino>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula tratará das características da caatinga.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a identificação das características paisagísticas da caatinga. Envie por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica a fotografia que está na contextualização desta aula e peça que os estudantes enumerem 3 características da paisagem.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto pelo plano de aula, mas será alterada consideravelmente, dada a impossibilidade da realização da proposta original por meio do ensino remoto. A primeira alteração é a realização da atividade de maneira individual. A proposta também será alterada para ampliar a intencionalidade pedagógica do plano, considerando a não presença na sala de aula. Para isso, inicialmente, envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o material de estudo para esta aula, composto de: 1) videoaula sobre a formação da caatinga, disponível aqui; 2) texto explicativo, disponível aqui. A partir desse material prévio de estudo, envie o arquivo e a comanda da atividade, disponíveis na Ação propositiva.
Sistematização
Para a sistematização desta aula, reforce a importância da formação do relevo, do movimento das nuvens e da umidade na formação da caatinga. Recomendamos que envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica um aúdio comentando uma resposta correta possível para a pergunta da ação propositiva.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecerem um pouco mais sobre a paisagem natural do Brasil. Para isso, sugira que o estudante e a família naveguem pelo site do IBGE, que traz vídeos, animações, textos, mapas e outros materiais sobre o Brasil; disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rafael Martins da Costa
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer o bioma caatinga e sua distribuição no território brasileiro, bem como compreender seu processo de formação.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
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