Atividade para impressão - Conjunções
Plano de Aula
Plano de aula: Conjunções
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Conjunções
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as conjunções e a relação que estabelecem entre as partes do texto, assim como a função de ligar palavras e frases.
Materiais necessários: quadro de giz ou projetor, folhas impressas e caixa ou saco plástico.
Dificuldades antecipadas: Identificar a conjunção, no texto, percebendo sua função.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
CUNHA, Celso F. da; CINTRA, Lindley F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013,
DAVID, Ricardo Santos. Análise de uma conjunção. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/gramatica/analise-uma-conjuncao.htm. Acesso em: 01 nov. 2018
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Estratégias de Ensino).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Compartilhe o tema da aula com os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula fazendo o questionamento apresentado no slide. Explique que há um estudo apontando o aumento no número de escorpiões no Brasil e que isso ocasionou o aumento do número de picadas também,
- Apresente a frase acima, sem as conjunções: “ A população de escorpiões aumentou no Brasil devido às condições climáticas favoráveis e também porque a espécie encontra aqui seu alimento predileto: baratas. Com isso, o número de picadas também aumentou”.
- Pergunte, se da forma como está escrito o trecho do texto, é possível entender a ideia do autor. Espera-se que os alunos percebam que o texto fica confuso sem o acréscimo das palavras.
- Permita que os alunos falem sobre as hipóteses que criaram para completar o texto e, só depois, apresente o próximo slide com o período completo.
Introdução
Orientações:
- Ao apresentar o trecho completo, pergunte aos alunos se agora ficou mais fácil entender o assunto tratado. Espera-se que o alunos percebam que ao completar com as conjunções o trecho ficou mais claro.
- Explique que as palavras que foram acrescentadas possuem um função muito importante no texto: liga as orações ou palavras atribuindo a elas um sentido e que são chamadas de conjunções. Diga que as conjunções são invariáveis, não sendo flexionadas em gênero e número.
- Diga que na aula de hoje iremos trabalhar com um texto sobre o perigo das picadas dos escorpiões, mas que nosso foco será o uso das conjunções, ou seja, as palavras que estabelecem uma relação de sentido entre as partes do texto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente esse trecho do texto SCHRÖDER, Melissa. A invasão dos escorpiões. 2018. Disponível em: <https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/893/perigo-nos-jardins>. Acesso em: 20 nov. 2018.
- Peça que façam a leitura silenciosa e depois organize uma leitura compartilhada (cada aluno lê um trecho).
- Após a leitura, converse sobre o tema abordado, fazendo perguntas como: “Qual o tema tratado no texto? Por que a população de escorpiões está crescendo no Brasil? Do que os escorpiões se alimentam? Como podemos prevenir acidentes com picadas de escorpião?”. O tema tratado no texto é o aumento no número de acidentes domésticos com escorpiões no Brasil. A população de escorpiões está aumentando aqui porque eles encontram um clima favorável e alimento abundante: baratas. Para prevenir acidentes, devemos sempre olhar antes de calçar os sapatos e ficar atentos aos lugares escuros.
- Após a conversa sobre o texto, solicite que formem duplas.
- Oriente as duplas a observarem as palavras destacadas no texto. Com que sentido cada uma delas foi utilizada?
- Na atividade impressa, haverá um quadro para o aluno completar com as conjunções do texto de acordo com o sentido que introduzem: acrescentam uma informação, indicam alternância de ideias, apresentam uma ideia contrária, apresentam uma explicação, dão uma finalidade, comparam ideias ou concluem a ideia. Solicite que os alunos registrem, nesse quadro, as conjunções do texto dentro de suas finalidades.
- Após a conclusão da atividade, explique que as palavras trabalhadas são denominadas conjunções e que elas são muito importantes na construção do texto, pois organizam as ideias estabelecendo relações entre elas. Faça a correção da atividade, sempre questionando as duplas sobre as conclusões a que chegaram.
- Observação: O texto em questão apresenta várias conjunções integrantes (que), porém elas não são objeto de estudo deste plano, uma vez que não apresentam relações de causa, tempo, dúvida, oposição etc e só são usadas para introduzir orações substantivas. Essas conjunções serão trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental II.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente esse trecho do texto SCHRÖDER, Melissa. A invasão dos escorpiões. 2018. Disponível em: <https://gutennews.com.br/webapp/caderno-leitura/893/perigo-nos-jardins>. Acesso em: 20 nov. 2018.
- Peça que façam a leitura silenciosa e depois organize uma leitura compartilhada (cada aluno lê um trecho).
- Após a leitura, converse sobre o tema abordado, fazendo perguntas como: “Qual o tema tratado no texto? Por que a população de escorpiões está crescendo no Brasil? Do que os escorpiões se alimentam? Como podemos prevenir acidentes com picadas de escorpião?”. O tema tratado no texto é o aumento no número de acidentes domésticos com escorpiões no Brasil. A população de escorpiões está aumentando aqui porque eles encontram um clima favorável e alimento abundante: baratas. Para prevenir acidentes, devemos sempre olhar antes de calçar os sapatos e ficar atentos aos lugares escuros.
- Após a conversa sobre o texto, solicite que formem duplas.
- Oriente as duplas a observarem as palavras destacadas no texto. Com que sentido cada uma delas foi utilizada?
- Na atividade impressa, haverá um quadro para o aluno completar com as conjunções do texto de acordo com o sentido que introduzem: acrescentam uma informação, indicam alternância de ideias, apresentam uma ideia contrária, apresentam uma explicação, dão uma finalidade, comparam ideias ou concluem a ideia. Solicite que os alunos registrem, nesse quadro, as conjunções do texto dentro de suas finalidades.
- Após a conclusão da atividade, explique que as palavras trabalhadas são denominadas conjunções e que elas são muito importantes na construção do texto, pois organizam as ideias estabelecendo relações entre elas. Faça a correção da atividade, sempre questionando as duplas sobre as conclusões a que chegaram.
- Observação: O texto em questão apresenta várias conjunções integrantes (que), porém elas não são objeto de estudo deste plano, uma vez que não apresentam relações de causa, tempo, dúvida, oposição etc e só são usadas para introduzir orações substantivas. Essas conjunções serão trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental II.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apenas apresente este slide após a conclusão da discussão sobre da finalidade das conjunções.
- Explique que as palavras trabalhadas são denominadas conjunções e que elas são muito importantes na construção do texto, pois organizam as ideias estabelecendo relações entre elas. Faça a correção da atividade, sempre questionando as duplas sobre as conclusões a que chegaram.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o slide com uma lista de conjunções. Em uma caixa ou saco plástico, coloque algumas curiosidades sobre animais sem as conjunções (disponíveis no material para impressão). Uma dupla de cada vez, deverá retirar uma curiosidade e tentar descobrir qual conjunção se encaixa melhor na oração. Os alunos deverão se valer da relação das conjunções, caso necessário.
- Ao concluir a atividade, questione os alunos sobre a função das conjunções no texto e elabore coletivamente uma explicação que deverá ser registrada por todos. Espera-se que com a atividade desenvolvida, os alunos compreendam que as conjunções são importantes em um texto porque ligam as partes do mesmo, estabelecendo uma relação de sentido. As conjunções podem estabelecer relações de causa, conclusão, explicação, consequência, adição, tempo, oposição, finalidade entre outras.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e envie pelo WhatsApp aos alunos. Inicie falando ou escrevendo algumas frases sem as conjunções, como nos exemplos abaixo:
“Hoje o dia está lindo, está muito calor.” (MAS)
“Meu cachorro é brincalhão sapeca.” (E)
“Me senti mal, fui ao médico.” (POR ISSO)
Proponha aos alunos que analisem as frases e observem se estão bem ajustadas ou se está faltando alguma coisa para melhorar o sentido. Explicite para os alunos que faltam palavras que ligam dois trechos em uma oração, e que essas palavras são chamadas de conjunção. Diga as frases corretas, exemplificando o que são conjunções. Envie o trecho do texto "A invasão dos escorpiões" com lacunas, como proposto no primeiro slide da Introdução do plano de aula (solicite que os alunos copiem no caderno ou crie o texto lacunado no Google Jamboard). Proponha que observem o banco de dados e completem o texto. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie o texto com as conjunções para que os alunos o comparem com a sua atividade.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, o trecho do texto proposto nos dois primeiros slides do Desenvolvimento do plano de aula. Junto, envie uma tabela para que possam organizar as palavras seguindo o modelo apresentado no terceiro slide do Desenvolvimento do plano. Oriente os alunos a copiarem a tabela no caderno. Solicite que leiam o texto buscando compreender qual sua mensagem principal e que, em seguida, observem as palavras destacadas e copiem-nas na primeira coluna da tabela. Oriente que releiam os trechos e analisem qual a função dessas palavras no texto, anotando na segunda coluna da tabela. Disponibilize um tempo para a realização da atividade. Faça uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcione um diálogo sobre a atividade, explicando as funções das conjunções utilizadas no texto.
Fechamento
Oriente os alunos a fazerem um registro no caderno sobre o que aprenderam a respeito das conjunções, a partir das seguintes questões: “O que são conjunções? Para que servem?”.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que leiam o texto "A invasão dos escorpiões" para os familiares e dialoguem sobre o assunto. Sugira que pesquisem junto com os familiares outros textos ou vídeos sobre escorpiões e cuidados para evitá-los em casa.