Avaliação em língua portuguesa - contribuições para a prática pedagógica
Plano de Aula
Plano de aula: Carta de leitor: Planejando o texto
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Referências sobre o assunto:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K8MWsHBH4ufsegKcFywERgXZFZMY3Y6D2K5aha4rcW8tp8D3j8TJS8CghbRh/avaliacao-txt-escrito-oral.pdf (Acesso em 16/11/2018)
https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)
MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
- Projete ou leia para os alunos o slide.
- Retome com os alunos algumas características principais da carta de leitor. Se você não estiver seguindo essa sequência ou os alunos apresentarem muitas dúvidas sobre a estrutura do gênero, acesse um exemplo de Carta de leitor na aula 2 ou na aula 4, dessa sequência.
- Leve os alunos a perceber as características estruturais da carta do leitor fazendo perguntas:
- Você consegue lembrar o que é uma carta do leitor? (Espera-se que os alunos identifiquem que uma carta do leitor é uma carta que um leitor escreve a uma revista, jornal, gibi e/ou site sobre as publicações feitas, atribuindo sua opinião ou sugestão. Se os alunos não chegarem a esta conclusão, pergunte a eles se sabem o que é uma carta pessoal, se eles já escreveram uma carta a alguém, quais elementos fazem parte de uma carta pessoal, o que eles acham que seja um leitor, o que podemos entender quando dizemos ”carta do leitor”. Você também, se houver possibilidade, poderá mostrar um exemplo de carta de leitor aos alunos.
- O que devemos escrever no início de uma carta de leitor, quando a enviamos a algum veículo de comunicação? Como ela se inicia? (Espera-se que o aluno responda que inicialmente devemos colocar o local e data, como numa carta pessoal. Logo após, escrevemos uma saudação. Se os alunos não identificarem, pergunte o que escrevemos no início de uma carta pessoal.)
- E quando a carta é publicada? O que vem escrito no início? (Espera-se que os alunos respondam que, numa carta publicada a primeira escrita é a saudação ou uma apresentação do remetente. Se os alunos não chegarem a esta conclusão, apresente uma carta de leitor publicada, questionando-os sobre as observações das cartas apresentadas.)
- Após local e data, o que precisamos escrever? (Espera-se que os alunos respondam que após o local e data precisamos colocar o vocativo, ou seja, a quem devemos nos dirigir, para quem se destina a carta.)
- Após o vocativo, o que devemos escrever? (Espera-se que os alunos respondam que após o vocativo devemos escrever o assunto no corpo da carta, após poderemos dar uma sugestão de tema para uma próxima publicação.)
- No final da carta o que devemos colocar? Como deve ser a despedida? (Espera-se que os alunos respondam que no final da carta devemos escrever uma despedida e que esta deve ser de forma cordial.)
Materiais complementares:
Aula 02 - LPO3_06SQA02 - Carta de leitor: Encontrando informações - acesse aqui
Aula 04 - LPO3_06SQA04 - Carta de leitor: Conhecendo a estrutura do gênero - acesse aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou leia para a turma a proposta da atividade.
- Divida a turma em grupos de quatro alunos, distribua uma matéria de jornal para cada grupo, depois solicite que, em grupo, leiam a matéria e discutam sobre seu conteúdo.
- Após a discussão, peça para que cada grupo compartilhe com toda a turma suas descobertas. Pergunte sobre o assunto de cada matéria: fonte, data da publicação e assunto. Peça para que cada grupo compartilhe também suas opiniões sobre a matéria lida.
- Após a discussão peça para que cada grupo registre, através de esquema ou tópicos, suas opiniões, organizando um esboço de uma carta do leitor, levando em consideração os aspectos essenciais da carta de leitor, relembrada no início desta aula.
Materiais complementares:
NASA quer lançar robôs para explorar a Lua (Acesso em 08/12/2018)
Desmatamento na Amazônia cresce 13,7% no último ano (Acesso em 08/12/2018)
Descoberto no Brasil fóssil de dinossauro de pescoço longo (Acesso em 08/12/2018)
Concentração de gases-estufa nunca foi tão grande (Acesso em 08/12/2018)
Space X envia carro com boneco para o espaço (Acesso em 08/12/2018)
Índia inaugura primeiro hospital para elefantes (Acesso em 08/12/2018)
Saiba como se proteger contra desastres (Acesso em 08/12/2018)
Um terço do lixo na América Latina tem destino inadequado (Acesso em 08/12/2018)
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou leia para a turma a proposta da atividade.
- Peça para que os alunos retornem aos indicadores abordados no início desta aula e revisem o esboço produzido, conferindo se o planejamento é coerente com o gênero previsto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Material sugerido:
Exemplo de carta de leitor, disponível aqui;
Tabela para correção, disponível aqui;
Matéria 1 (disponível aqui); Matéria 2 (disponível aqui); Matéria 3 (disponível aqui); Matéria 4 (disponível aqui); Matéria 5 (disponível aqui); Matéria 6 (disponível aqui); Matéria 7 (disponível aqui); Matéria 8 (disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um documento no Google com a sugestão do slide da introdução e compartilhe o link do documento pelo WhatsApp. Oriente-os pelo mesmo canal, de modo que retomem a estrutura do texto, seguindo a orientação do plano.
Desenvolvimento
Divida os alunos em grupos menores e oriente-os a conversarem pelo WhatsApp, para se organizarem e realizarem a proposta. Crie um documento no Google para cada grupo, para que possam registrar suas ideias de forma compartilhada. Você pode orientar os alunos através dos comentários no próprio documento ou pelo WhatsApp. Siga as orientações do plano.
Fechamento
Crie um novo documento no Google, agora para a revisão do que foi produzido pelos grupos. Utilize a sugestão do slide e faça as perguntas no próprio documento que será compartilhado com os alunos.
Para a aula 14, insira uma ou duas produções de outros grupos para que eles analisem seguindo a orientação do plano.
Para a aula 15, organize um mural no Padlet para organizar as reportagens e as cartas elaboradas, ou crie um site no Google para inserir esse material, que poderá ser visualizado por todos os alunos e seus familiares. Passe as orientações pelo WhatsApp e, durante a realização da atividade, converse com os alunos pelo mesmo canal, para solicitar as impressões deles e tirar dúvidas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero assistindo às entrevistas (vídeos), lendo as matérias indicadas e conversando sobre o assunto com a criança. Isso é importante para que ela desenvolva a habilidade de argumentar e defina sua opinião, e ajudará na compreensão do assunto.