Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, cartolinas, lápis, borracha, papel, computadores e celular.
Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título ( apresenta a ideia principal),
- Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan ( frase curta, de fácil memorização).
Dificuldades antecipadas: Ter consciência do que precisa ser melhorado e revisado no cartaz e saber manusear os equipamentos tecnológicos disponíveis. Caberá ao professor a orientação e caso, seja possível, contar com a ajuda de colegas de trabalho para ajudar cada grupo: monitores da escola, professor de apoio ou outros.
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).