Molde dos peixes
Molde com os peixes para imprimir
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com que letra começa?
Por: Suzanne Morais
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som destas letras.
Materiais necessários: Fichas com velcro, em formato de peixe, com os nomes dos alunos; TNT azul; varas de bambu ou varinhas feitas com rolinho de jornal (simular varas de pescar); aparelho de som e pen drive; papel pardo ou cartolina e fita adesiva.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer o nome próprio caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais; organizar a lista de nomes em ordem alfabética, caso tenha mais de um aluno com as letras iniciais iguais ou quando não houver alunos com nomes iniciados com alguma letra do alfabeto.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
ANTES DA AULA: Prepare a sala de aula colocando as cadeiras em círculo. Disponibilize no centro da sala, o TNT azul e os peixes (fichas de nomes com o velcro virado para cima) formando um aquário (Clique aqui para acessar o molde dos peixes). Caso não seja possível providenciar o velcro e as varas, realize a atividade apenas com os peixes (fichas de nomes) e os alunos retiram um peixe, dando, assim, prosseguimento à atividade.
1. Explique aos alunos que nesta aula vocês irão pescar os nomes dos alunos da turma, observando as letras e os sons de cada nome.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).