Plano de Aula

Plano de aula: Poder de compra no Brasil pautado pelo salário mínimo

mais ações

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Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 7º e 8º anos e o componente curricular História.

Propomos uma reflexão sobre o salário mínimo como direito social e a sua relação com o poder de compra das famílias. O valor do salário mínimo é compatível com a manutenção do bem-estar das famílias? Vamos identificar essa e outras questões, a partir da análise histórica da política do salário mínimo e da forma como ele é calculado.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Dinheiro.
  • Salário mínimo.

Objetivos de aprendizagem

  •  Identificar o conceito de poder de compra e a sua utilização no cálculo do salário mínimo.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

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Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia:

Antes dessa aula é importante que a turma já tenha trabalhado pelo menos uma das habilidades da BNCC indicadas nesta proposta, abrangendo temas como Mercantilismo, Capitalismo e Revolução Industrial. Caso isso não tenha acontecido, você pode realizar antes uma aula sobre o trabalho nos países capitalistas (com destaque ao Brasil) e as legislações trabalhistas.

Para se aprofundar:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Folhas de papel A4.
  • Fita crepe.
  • Equipamento para reproduzir imagem.
  • Cópia impressa dos documentos:

Trecho do discurso de Getúlio Vargas;

INPC: você sabe como esse índice impacta a sua vida?;

Trecho da Constituição Federal;

Tabela com os valores da cesta básica 2021.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

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