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Plano de Aula
Plano de aula: Poder de compra no Brasil pautado pelo salário mínimo
Por: Sherol dos Santos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 7º e 8º anos e o componente curricular História.
Propomos uma reflexão sobre o salário mínimo como direito social e a sua relação com o poder de compra das famílias. O valor do salário mínimo é compatível com a manutenção do bem-estar das famílias? Vamos identificar essa e outras questões, a partir da análise histórica da política do salário mínimo e da forma como ele é calculado.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Dinheiro.
- Salário mínimo.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar o conceito de poder de compra e a sua utilização no cálculo do salário mínimo.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia:
Antes dessa aula é importante que a turma já tenha trabalhado pelo menos uma das habilidades da BNCC indicadas nesta proposta, abrangendo temas como Mercantilismo, Capitalismo e Revolução Industrial. Caso isso não tenha acontecido, você pode realizar antes uma aula sobre o trabalho nos países capitalistas (com destaque ao Brasil) e as legislações trabalhistas.
Para se aprofundar:
- Sobre o Governo Vargas: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/getulio_vargas.
- Sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IBGE): https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9258-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor.html?=&t=o-que-e.
- Por que existe salário mínimo? Vídeo do Canal Politize!: https://www.youtube.com/watch?v=P4GttdWSOBY.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Folhas de papel A4.
- Fita crepe.
- Equipamento para reproduzir imagem.
- Cópia impressa dos documentos:
Trecho do discurso de Getúlio Vargas;
INPC: você sabe como esse índice impacta a sua vida?;
Trecho da Constituição Federal;
Tabela com os valores da cesta básica 2021.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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