Expectativa e realidade: uso de tela
Plano de Aula
Plano de aula: Tempo de tela e de atividade física na adolescência: expectativa x realidade.
Por: Rodrigo Tetsuo Hirai
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Descrição
Esta aula contempla uma questão que hoje afeta a rotina de muitos adolescentes: o tempo excessivo de uso de telas em detrimento do tempo destinado a atividades físicas. Desta forma, o objetivo da proposta, para 6º e 7º ano, é compreender a importância de equilibrar a utilização de dispositivos eletrônicos e a prática de atividades físicas, promovendo reflexões sobre o assunto.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginástica de condicionamento físico.
Objetivos de aprendizagem
- Mensurar o tempo de tela e de atividade física na rotina semanal do aluno.
- Comparar o tempo recomendado com o observado em seu cotidiano, refletindo sobre possibilidades de adoção de um estilo de vida equilibrado e saudável.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
6. Trabalho e projeto de vida.
8. Autoconhecimento e autocuidado.
Bibliografia
- Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
- World Health Organization. Guidelines on Pshysical Activity and Sedentary Behaviour: at a glance. Genebra: WHO, 2020.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Materiais sugeridos
• Folhas.
• Lápis e canetas.
• Notebook/computador.
• Projetor de tela.
• Smartphone de uso pessoal (Função Bem-estar digital - em alguns aparelhos, a depender da marca e da interface, pode ser identificada como Tempo de uso/Screen time e/ou Controle parental).
Orientações gerais
Antes da aula
Oriente os alunos para que registrem, durante uma semana, as seguintes informações:
1) Quanto tempo utilizou o celular para fins recreativos?
2) Quanto tempo usou outras telas, como televisão, videogame etc?
3) Quanto tempo destinou para a prática de atividades físicas?
Proposta de complementação
Se considerar viável, indicamos que solicite aos alunos o acesso e a utilização das funções de bem-estar digital de seus dispositivos móveis pessoais para a coleta de informações sobre o tempo de uso do aparelho. Além da viabilidade, é importante considerar a responsabilidade e termos de uso, considerando a faixa etária das turmas.
Se for possível a utilização do aparelho e da função mencionada, as orientações para seu uso são feitas por duas razões:
1) evitar a ocorrência de uma provável discrepância entre o tempo de tela percebido pelos alunos e o tempo de tela efetivamente despendido;
2) capacitar o estudante a utilizar as funções e os instrumentos do dispositivo que podem auxiliar nesse processo de desconexão.
Para utilizar os recursos de bem-estar digital, não será necessária a instalação prévia de aplicativos. O acesso pode variar um pouco, a depender do modelo e da marca. Mas, em geral, os aparelhos seguem um mesmo padrão:
• nas Configurações do aparelho, encontre a opção Bem-estar digital/Controle parental/Tempo de uso;
• toque na opção para ter acesso a relatórios de tempo de utilização e configurações de notificações e de limites de tempo.
Caso o grupo apresente dificuldades para acessar as funções de bem-estar digital, pode ser usado um tutorial de apoio.
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