Plano de Aula

Plano de aula: Tempo de tela e de atividade física na adolescência: expectativa x realidade.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Esta aula contempla uma questão que hoje afeta a rotina de muitos adolescentes: o tempo excessivo de uso de telas em detrimento do tempo destinado a atividades físicas. Desta forma, o objetivo da proposta, para 6º e 7º ano, é compreender a importância de equilibrar a utilização de dispositivos eletrônicos e a prática de atividades físicas, promovendo reflexões sobre o assunto.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ginástica de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

  • Mensurar o tempo de tela e de atividade física na rotina semanal do aluno.

  • Comparar o tempo recomendado com o observado em seu cotidiano, refletindo sobre possibilidades de adoção de um estilo de vida equilibrado e saudável.

Competências gerais

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

6. Trabalho e projeto de vida.

8. Autoconhecimento e autocuidado.

Bibliografia

  • Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

  • World Health Organization. Guidelines on Pshysical Activity and Sedentary Behaviour: at a glance. Genebra: WHO, 2020.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Materiais sugeridos

• Folhas.

• Lápis e canetas.

• Notebook/computador.

• Projetor de tela.

• Smartphone de uso pessoal (Função Bem-estar digital - em alguns aparelhos, a depender da marca e da interface, pode ser identificada como Tempo de uso/Screen time e/ou Controle parental).

Orientações gerais

Antes da aula

Oriente os alunos para que registrem, durante uma semana, as seguintes informações:

1) Quanto tempo utilizou o celular para fins recreativos?

2) Quanto tempo usou outras telas, como televisão, videogame etc?

3) Quanto tempo destinou para a prática de atividades físicas?

Proposta de complementação

Se considerar viável, indicamos que solicite aos alunos o acesso e a utilização das funções de bem-estar digital de seus dispositivos móveis pessoais para a coleta de informações sobre o tempo de uso do aparelho. Além da viabilidade, é importante considerar a responsabilidade e termos de uso, considerando a faixa etária das turmas.

Se for possível a utilização do aparelho e da função mencionada, as orientações para seu uso são feitas por duas razões:

1) evitar a ocorrência de uma provável discrepância entre o tempo de tela percebido pelos alunos e o tempo de tela efetivamente despendido;

2) capacitar o estudante a utilizar as funções e os instrumentos do dispositivo que podem auxiliar nesse processo de desconexão.

Para utilizar os recursos de bem-estar digital, não será necessária a instalação prévia de aplicativos. O acesso pode variar um pouco, a depender do modelo e da marca. Mas, em geral, os aparelhos seguem um mesmo padrão:

• nas Configurações do aparelho, encontre a opção Bem-estar digital/Controle parental/Tempo de uso;

• toque na opção para ter acesso a relatórios de tempo de utilização e configurações de notificações e de limites de tempo.

Caso o grupo apresente dificuldades para acessar as funções de bem-estar digital, pode ser usado um tutorial de apoio.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO