Plano de Aula

Plano de aula: Padrão de beleza: quais ações podemos propor em relação a isso?

mais ações

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Descrição

Esta aula contempla um tema que é especialmente caro ao público adolescente, sempre conectado às redes sociais: as exigências por um corpo perfeito. Diferentes meios de comunicação propagam a ideia de que vivemos um período de destacada liberdade sobre as escolhas que realizamos cotidianamente. Porém, o modo como as redes sociais e as diversas mídias têm multiplicado a idealização de um padrão físico e incitado a busca inatingível desse modelo de beleza, nos faz repensar até que ponto realmente temos essa liberdade.

Desta forma, este plano, para 8º e 9º ano, busca compreender como essas exigências culturais e sociais impactam diretamente no cotidiano dos jovens brasileiros. E quais ações sociais e coletivas podemos adotar, bem como atitudes e reflexões pessoais, para lidar com essas cobranças.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Ginástica de condicionamento físico.

Objetivos de aprendizagem

  • Refletir sobre a veracidade da ideia de que vivemos, hoje, um período de destacada liberdade em nossos costumes ligados aos cuidados com o corpo e com a nossa imagem.

  • Compreender as exigências sociais por um padrão de beleza inatingível.

  • Propor ações que atenuem os impactos das pressões sociais colocadas e sentidas pelo público adolescente.

Competências gerais

4. Comunicação.

7. Argumentação.

8. Autoconhecimento e autocuidado.

Bibliografia

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

  • GOLDENBERG, M. e RAMOS, M. S. A civilização das formas: o corpo como valor. In: Nu & Vestido. Rio de Janeiro: Record, 2002.
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Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Materiais sugeridos

• Folhas sulfite.

• Lápis e canetas.

• Notebook/computador.

• Projetor de tela.

Orientações gerais

Antes da aula

Para a realização deste plano de aula, os estudantes precisam desenvolver uma atividade prévia conforme a orientação a seguir:

Apresente aos alunos duas imagens e oriente que se atentem às vestimentas das pessoas que aparecem nas cenas:

Sugestão de imagens:

1) Uma imagem datada do início do século XX, com pessoas vestidas com roupas que cobrem todo o corpo.

Ilustração de jovem com vestimentas do início do século XX.
Ilustração: Yasmin Dias/Nova Escola

2) Uma imagem datada do século XXI, com um jovem usando roupas que cobrem todo o seu corpo.

Ilustração de jovem com vestimentas atuais, do início do século XXI.
Ilustração: Yasmin Dias/Nova Escola

Na sequência, solicite à turma que realize as seguintes atividades:

1) Responda as questões a seguir:

a) Quais semelhanças são percebidas nas vestimentas das pessoas nas duas imagens?

b) Quais diferenças podem ser notadas entre elas?

2) Leia a matéria “Corpo perfeito e redes sociais: como as imagens podem atrapalhar o processo de emagrecimento”?

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