Antes e depois: vestimentas
Plano de Aula
Plano de aula: Padrão de beleza: quais ações podemos propor em relação a isso?
Por: Rodrigo Tetsuo Hirai
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Descrição
Esta aula contempla um tema que é especialmente caro ao público adolescente, sempre conectado às redes sociais: as exigências por um corpo perfeito. Diferentes meios de comunicação propagam a ideia de que vivemos um período de destacada liberdade sobre as escolhas que realizamos cotidianamente. Porém, o modo como as redes sociais e as diversas mídias têm multiplicado a idealização de um padrão físico e incitado a busca inatingível desse modelo de beleza, nos faz repensar até que ponto realmente temos essa liberdade.
Desta forma, este plano, para 8º e 9º ano, busca compreender como essas exigências culturais e sociais impactam diretamente no cotidiano dos jovens brasileiros. E quais ações sociais e coletivas podemos adotar, bem como atitudes e reflexões pessoais, para lidar com essas cobranças.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Ginástica de condicionamento físico.
Objetivos de aprendizagem
- Refletir sobre a veracidade da ideia de que vivemos, hoje, um período de destacada liberdade em nossos costumes ligados aos cuidados com o corpo e com a nossa imagem.
- Compreender as exigências sociais por um padrão de beleza inatingível.
- Propor ações que atenuem os impactos das pressões sociais colocadas e sentidas pelo público adolescente.
Competências gerais
4. Comunicação.
7. Argumentação.
8. Autoconhecimento e autocuidado.
Bibliografia
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
- GOLDENBERG, M. e RAMOS, M. S. A civilização das formas: o corpo como valor. In: Nu & Vestido. Rio de Janeiro: Record, 2002.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos.
Materiais sugeridos
• Folhas sulfite.
• Lápis e canetas.
• Notebook/computador.
• Projetor de tela.
Orientações gerais
Antes da aula
Para a realização deste plano de aula, os estudantes precisam desenvolver uma atividade prévia conforme a orientação a seguir:
Apresente aos alunos duas imagens e oriente que se atentem às vestimentas das pessoas que aparecem nas cenas:
Sugestão de imagens:
1) Uma imagem datada do início do século XX, com pessoas vestidas com roupas que cobrem todo o corpo.
2) Uma imagem datada do século XXI, com um jovem usando roupas que cobrem todo o seu corpo.
Na sequência, solicite à turma que realize as seguintes atividades:
1) Responda as questões a seguir:
a) Quais semelhanças são percebidas nas vestimentas das pessoas nas duas imagens?
b) Quais diferenças podem ser notadas entre elas?
2) Leia a matéria “Corpo perfeito e redes sociais: como as imagens podem atrapalhar o processo de emagrecimento”?
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