Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Volume do Cilindro Equilátero
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Construir fórmulas para o cálculo de volume cilindro equilátero;
- Resolver problemas envolvendo cilindros equiláteros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- Como calculamos o volume do cilindro?
- O que é um cilindro equilátero?
- O que é equilátero?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construidos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir espressão pro calculo do volume de cilindros equiláteros
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Se preciso leve cartolina e regua e faça prototipos. Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar. Discuta sobre sua validade apenas no caso em que o cilindro for equilátero.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro equilátero.
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros.
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Construir fórmulas para o cálculo de volume cilindro equilátero;
- Resolver problemas envolvendo cilindros equiláteros.
Conceito-chave
Volume de cilindros equiláteros
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).