Plano de Aula

Plano de aula: A Companhia de Jesus e a conversão indígena

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reformas religiosas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Material complementar:

Link FICHA CONTEXTUALIZAÇÃO 1 - Regimini militantis Ecclesiae - Regimento dos Soldados de Cristo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PMgEVHJFFgYD45m3WFX7WVEDQRVHFmUt7g37vmFEyG85qbx59KyqZtae8u87/his-07-05-und-05-ficha-contextualizacao-1-regimini-militantis-ecclesiae-regimento-dos-soldados-de-cristo.pdf

Link Fonte Visual 1- Como manter a chama da fé acesa?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/338wcqvRspbYHKq8ZJV9qAy4V8dktGY7mRGsDyPXaeP5AsT5wjGUyhFNmhEh/his-07-05-und-05-fonte-visual-1-como-manter-a-chama-da-fe-acesa.pdf

Link ATIVIDADE I Diálogos e Carta de Manuel de Nóbrega

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPddGtA5Eecw7xgxxdNz2zEWmdymmCkW49JRzHhuXSygqeKCdsYyRDqZzG2b/his-07-05-und-05-atividade-i-problematizacao-dialogos-e-carta-de-manuel-de-nobrega.pdf

Link Fonte visual 2 Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R6FJgx4DrPhQexsgmyz9P5nS6PQY2xCcDWFDrEC2XhWkpMwtzgE3jQmh9grq/his-07-05-und-05-fonte-visual-3-anchieta-e-nobrega-na-cabana-de-pindobucu.pdf

Link para FICHA ATIVIDADE II - Regimento das Missões do Estado do Maranhão, e Pará

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xfmPbNUeyZsQQY97WNpFXSuXNjKAQSUCHKg6uT8wAQdU5eekUBKj8s7VZfHs/his-07-05-und-05-atividade-ii-problematizacao-regimento-das-missoes-do-estado-do-maranhao-e-para.pdf

Link Fonte Visual Esquema padrão das Reduções

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zng7RRQJadvVUdBX2TbbCtgpuGPAnyDEJBQPnv6kEXjqa6y5S4nUSascRRHj/his-07-05-und-05-fonte-visual-esquema-padrao-das-reducoes.pdf

Referências das Imagens:

Velas - Banco de Imagens Nova Escola

WIKIPÉDIA COMMONS. Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu, 2010. Disponível em:

<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Benedito_Calixto_-_Anchieta_e_N%C3%B3brega_na_cabana_de_Pindobu%C3%A7u.jpg.> Acesso em: 17/1/2019.

Esquema padrão das Reduções do Paraguai. Disponível em:

<https://atlas.fgv.br/marcos/igreja-catolica-e-missoes/mapas/esquema-padrao-das-reducoes-do-paraguai.> Acesso em: 17/1/2019.

Link para imagem: Disponível em: <http://www.mocidadeindependente.com.br/carnaval-1987/.> Acesso em: 17/1/2019.

Link para sinopse: Disponível em: <http://www.mocidadeindependente.com.br/carnaval-1987/. Acesso em: 17/1/2019.

Para você saber mais:

Regimini militantis Ecclesiae. Disponível em: <https://jesuitportal.bc.edu/research/documents/1540_Formula/.>

Acesso em: 8/12/2018.

História visual da tradução: a iconografia do século XIX no Brasil. Disponível em:

<www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/download/37395/21483.> Acesso em: 17/1/2019. Apresenta análise da obra referida de Benedito Calixto.

Tópicos em educação nas cartas de Manuel Da Nóbrega: entre práticas e representações (1549-1559). Disponível em:

<http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/24/art06_24.pdf.> Acesso em: 17/1/2019.

Catecismo en la língua guarani. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/view/?45000008940&bbm/4392#page/44/mode/2up.>
Acesso em: 17/1/2019.

Regimento das missões do estado do Maranhão e Grão-Pará, 21 de dezembro de 1686. Disponível em:

<http://www.historia.uff.br/7mares/wp-content/uploads/2014/04/v01n01a142.pdf.> Acesso em: 17/1/2019. (Com o Documento Oficial.)

“Modo como se há de governar o gentio que há nas aldeias do Maranhão e Pará.” Disponível em:

<https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/view/152.> Acesso em: 17/1/2019. (Documento Original - Regimento proposto pelo Pe. Vieira - 1653.)

Pedagogia da vigilância: o jesuíta na aldeia (séculos XVI e XVII). Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n162/1980-5314-cp-46-162-01010.pdf.> Acesso em: 17/1/2019.

Quando a Sapucaí virou uma tribo. Disponível em: <http://www.megafonedosamba.com.br/2018/08/quando-sapucai-virou-tribo_24.html.>
Acesso em: 17/1/2019.

Samba de terça - Tupinicópolis. Disponível em: <http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2010/11/samba-de-terca-tupinicopolis/.>
Acesso em: 17/1/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos projetando o slide ou escrevendo no quadro para que a turma faça uma leitura coletiva.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas das atividades. Projetor ou, na ausência dele, a opção de imprimir as imagens. É também possível reproduzir os impressos no quadro, ou ainda em papel pardo ou cartolina.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO