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Plano de Aula
Plano de aula: Experimentando práticas corporais de aventura urbanas
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Descrição
Este plano contempla atividades que permitirão aos estudantes explorar os locais nos arredores da escola onde as práticas corporais de aventura urbanas podem ser realizadas e organizar uma visita, interagindo com essas práticas e seus praticantes, além de discutir as formas de utilização de espaços públicos com diálogo, responsabilidade e segurança.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Práticas corporais de aventura urbanas.
Objetivos de aprendizagem
- Pesquisar locais na comunidade onde sejam praticadas as práticas corporais de aventura urbanas.
- Programar uma visita a um local onde seja possível experimentar práticas corporais de aventura urbanas e interagir com praticantes das modalidades.
- Propor a realização das práticas corporais de aventura urbanas priorizando a segurança e preservando o patrimônio público.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Sala de aula.
- Projetor de vídeo, televisão, computador ou aparelho celular.
- Quadro ou painel.
- Caderno dos estudantes.
- Materiais esportivos disponíveis na escola: cones, cordas, colchonetes.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Sugerimos que esta aula seja iniciada com um quadro ou painel para registrar a atividade e, se possível, um projetor de vídeo.
Também é essencial que já exista um diálogo com a gestão escolar sobre a possibilidade de organizar com a turma uma saída para visitar espaço público e experimentar as práticas corporais de aventura urbanas, considerando as necessidades e possibilidades para realizar esta atividade (locação de transporte/caminhada como forma de deslocamento; emissão de autorizações dos responsáveis para saída da escola/realização em data e horário que permita o convite às famílias; comunicação com a administração do espaço a ser visitado/indicação de funcionários e professores para acompanhar os estudantes etc.).
Inicie a aula retomando com os estudantes os conceitos das práticas corporais de aventura. Se necessário, utilize o Para saber mais como suporte. A seguir, questione-os: Baseando-se nesses conceitos, há locais próximos à escola onde seja possível experimentar as PCA? Vocês já observaram pessoas praticando alguma dessas modalidades nestes locais?
Estimule-os a pensar nos espaços públicos em que circulam diariamente a caminho da escola, passeando, fazendo compras etc. Possibilite que os estudantes manifestem suas opiniões e sugestões. Observe se é necessário utilizar outras linguagens de comunicação para que toda a turma participe da discussão. Continue a discussão, solicitando aos estudantes que nomeiem os locais que considerem adequados às PCA urbanas.
Se disponível, utilize um computador e acesse o site Google Maps (http://maps.google.com), projetando a tela para a turma e solicitando a alguns estudantes que pesquisem no site os locais nomeados. Peça-lhes para analisar as informações sobre os espaços no Google Maps: fotos, comentários, horário de funcionamento, organização dos espaços, trajeto, tempo e distância partindo da escola a pé. Apoie esta conversa também nos temas transversais relacionados ao exercício da cidadania, fazendo com que reflitam sobre a oferta e conservação de equipamentos públicos de lazer na sua vizinhança.
Nesse momento, questione-os também sobre quais modalidades podem ser realizadas nestes espaços. Registre no quadro os locais e modalidades em uma tabela como a seguir:
Local | Distância da escola | Modalidades de PCA urbanas |
Praça da Bandeira | 1 km | parkour - slackline |
Parque da Cidade | 7 km | bike - patins - skate - parkour - slackline |
Perceba a necessidade de fazer a leitura das informações preenchidas para que todos sejam capazes de acompanhar o que está sendo registrado. Além do uso do computador, outras possibilidades são a utilização do celular ou imprimir imagens dos arredores da escola no Google Maps para distribuir entre os estudantes. Esteja atento para garantir que todos compreendam e acompanhem as informações pesquisadas, propondo a atividade em grupos e diversificando a linguagem a partir da leitura do quadro.
Se alguns estudantes já tiverem experimentado algumas das práticas relacionadas nos locais nomeados, permita que compartilhem as situações vividas e descrevam a realização (quantidade de praticantes, equipamentos utilizados, riscos envolvidos, medidas de segurança tomadas).
Faça com que percebam as possibilidades das práticas corporais de aventura urbanas como atividades que propõem movimentos e ações de circulação diferentes dos habituais nestes espaços cotidianos, sem pautar-se por códigos ou regras, e com o intuito de se alcançar novas sensações. É importante concluírem que a realização dessas atividades no meio urbano não é um evento isolado ou requer condições específicas, valendo-se justamente de propor alternativas em relação ao que seria “normal” para uma utilização diversificada destes espaços que são tão familiares.
Explique-lhes que a pesquisa realizada servirá como referência para que organizem uma visita a um dos espaços pesquisados, onde poderão experimentar as PCA urbanas, fazendo contato com praticantes dessas atividades. Considerando um acerto prévio com a gestão escolar sobre a programação da data e organização da saída, discuta com os estudantes qual dos locais melhor atenderá ao objetivo desta experiência.
Reforce também a importância do equilíbrio da relação entre aventura e risco controlado. Explique que os praticantes precisam conhecer seus próprios limites, desafiando-se diariamente nos treinos e práticas, o que oferece a segurança para continuarem realizando a sua atividade.
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