Tabela das vivências.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Desafiando e adaptando: da lógica interna dos esportes de invasão ao floorball
Descrição
Nesta sequência de aulas, sugerimos a retomada com os estudantes sobre o que vivenciaram e refletiram acerca dos esportes de invasão. A partir da tematização de uma modalidade de esportes de invasão, deverão aplicar os seus conhecimentos, adaptar materiais, regras e espaços, buscando soluções coletivas que incluam todos nas atividades.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de invasão
Objetivos de aprendizagem
- Retomar a lógica interna dos esportes de invasão, adaptando práticas ao contexto das aulas.
- Ampliar a compreensão da lógica interna dos esportes de invasão por meio da elaboração e testagem de hipóteses de modo coletivo.
- Reconhecer as habilidades técnico-táticas características dos esportes menos familiares.
- Discutir e propor soluções de organização dos esportes de invasão de maneira coletiva, visando garantir o respeito, à inclusão e a participação de todos.
Competências gerais
1. Conhecimento
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
De acordo com a BNCC, os esportes de invasão compreendem um “conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe de introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou um setor da quadra/campo defendido pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo” (BRASIL, 2017, p. 214).
As ações de ataque são realizadas com a equipe em posse da bola (ou algum objeto como disco), trocando passes entre si e criando espaços na defesa do adversário, a fim de conseguir chegar à meta ou à cesta. As ações de defesa se baseiam na marcação, fechando os espaços, tentando não deixar espaços livres para que a equipe que está com a posse da bola não consiga avançar e finalizar na sua meta, ao mesmo tempo em que tenta recuperar a bola. Essas situações se repetem durante toda a partida, em que os jogadores necessitam trabalhar em equipe, realizar jogadas, tanto individuais como coletivas, a fim de superar os desafios que ocorrem, procurando sempre de maneira organizada atacar e defender sua meta.
São esportes de invasão o basquetebol, o futsal, o futebol, o handebol, o rugby, o floorball, o futebol americano , o hóquei, o frisbee, o polo aquático, entre outros, em que a dinâmica e a estrutura principal é o trabalho coletivo.
Para realizar juntamente com os estudantes essa transferência de conhecimentos permitidos pelo aprendizado da lógica interna dos esportes de invasão, propomos neste plano a tematização de uma modalidade pouco praticada no Brasil, o floorball.
O floorball é um esporte coletivo e de invasão, jogado em uma quadra cercada. Tem suas raízes nos Estados Unidos e é uma adaptação do hóquei no gelo que não necessita dos patins e pode ser disputado em quadras com pisos lisos, emborrachados ou de madeira. O floorball agrada muitas pessoas, pois em sua dinâmica há a possibilidade de times mistos, com homens, mulheres e crianças, jogando ao mesmo tempo.
Suas características e lógica interna se dão pela prática em uma quadra fechada, onde se enfrentam duas equipes, que utilizam como implemento um taco e uma bola. O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe por dentro da baliza do adversário, o que equivale a um gol.
Conseguimos ver que o floorball possui a mesma lógica dos esportes de invasão, sendo necessário trabalhar com os estudantes a transposição dessa lógica interna, fazendo as adaptações necessárias às regras e implementos próprios do floorball.
A seguir, listamos algumas informações sobre o floorball, retiradas da AFB (Associação Brasileira de Floorball). Caso queira mais informações, acesse: https://www.floorball.com.br/o-esporte-floorball/
Instalações e equipamentos
Os equipamentos individuais de proteção para a prática do floorball são tênis, meia e camisetas e calções leves, além de um taco para o jogador. Já o goleiro necessita de uma roupa mais acolchoada e máscara de proteção com grade.
Ele é jogado em uma quadra cercada em volta, de 40x20m, com balizas (gol) que medem 1,15 X 1,60m. A bola é feita de plástico, possui 26 furos, é oca e mede 11mm. O taco é construído de plástico e com cabo em fibra de carbono, revestido com um antiderrapante, como regra geral o taco do floorball, incluindo a blade (parte que entra em contato com a bola), deve ficar até 5 cm acima do umbigo do jogador. O floorball é jogado com uma bola própria, bastante leve e que garante a rapidez do jogo.
Regras
Trecho retirado do site da Associação Brasileira de Floorball.
As regras do floorball estão focadas em coibir qualquer forma de violência física entre os jogadores e garantir, assim, a fluidez da partida (Associação Brasileira de Floorbal 2019).
Dentre as principais, destacamos:
- Número de jogadores em cada equipe: seis, sendo cinco na linha e um goleiro.
- Duração das partidas: três tempos de 20 minutos cada, sendo que o cronômetro pára toda vez que o jogo for interrompido.
- A bola não sai nunca, exceto quanto extrapolar os limites da quadra.
- No início do jogo e/ou após um gol, haverá disputa de bola entre um jogador de cada time no círculo central, quando todos os demais jogadores deverão se posicionar fora do círculo central até o final da disputa (face off).
- Substituições ilimitadas.
- Infrações são cobradas do local de sua ocorrência.
- Principais Infrações: high sticking (taco alto, acima da linha da cintura); hooking (“enganchar” o adversário com o taco); roughing (excesso de força); body checking (qualquer jogada de corpo que não ombro a ombro), entre outras.
- Penalidades: variam de simples advertência verbal, suspensão do jogador por período entre dois ou cinco minutos, ou mesmo exclusão da partida.
Para facilitar o entendimento do floorball e sua dinâmica, sugerimos o vídeo a seguir:
Vídeo 01 - Conhecendo o floorball
Assim como outras modalidades, o floorball necessita de equipamentos específicos para sua prática. Sugerimos um vídeo no qual se explica como produzir esses materiais.
Vídeo 02 - Construindo os equipamentos de floorball
Bibliografia
Associação Brasileira de Floorball. Disponível em: <https://www.floorball.com.br/o-esporte-floorball/>. Acesso em: 15 nov. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Sugestão de site para complementação de estudo:
<https://floorballcampinas.com.br/historia-do-floorball/>. Acesso em: 15 nov. 2021.
Materiais sugeridos
- Canos de PVC.
- Papel.
- Bexigas.
- Fitas adesivas.
- Sacolinhas.
- Cabo de vassoura.
- Garrafas pet de 500ml.
- Barbante.
- Cones.
- Chinelo.
- Caderno.
- Celulares.
- Flip chart.
- Quadro..
- Canetas.
- Lápis.
- Bola pequena.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Peça que os estudantes realizem previamente uma pesquisa sobre o floorball e tragam materiais, como canos de PVC e papel, bexigas, fitas adesivas, sacolinhas, cabo de vassoura, garrafas pet de 500ml e barbante.
Para facilitar, a pesquisa pode ser feita em grupos. Como sugestão, seguem alguns tópicos para ajudar na pesquisa:
- O que é floorball?
- Onde o floorball surgiu?
- Quais são suas principais regras?
- Como se joga o floorball?
- Quais são seus principais equipamentos?
- Quais são seus principais movimentos?
- Curiosidades sobre o floorball,
- Quais são os principais posicionamentos no floorball?
- Elementos técnicos e táticos do floorball.
Solicite aos estudantes que compartilhem os resultados da pesquisa. Devem comparar as informações, complementá-las, observar se existem informações controversas checando os seus locais de pesquisa. Este momento é importante para mostrar aos estudantes a importância de se realizar pesquisas em fontes confiáveis, como, por exemplo, sites de federações, universidades, revistas científicas ou outras instituições idôneas.
A seguir, retome brevemente o conceito de esporte de invasão com os estudantes que vêm estudando desde o terceiro ano. Para isso, utilize a imagem a seguir:
Após mostrar a imagem, peça para elencarem palavras que definam esportes de invasão. Como sugestão, utilize o mapa mental que pode ser realizado no quadro para uma melhor visualização dos estudantes.
Coloque a expressão “esporte de invasão” ao centro e conecte as respostas dos estudantes a ela. Para saber como utilizar o mapa mental, verifique a seção Para saber mais.
Após a confecção do mapa mental, é interessante comentar sobre alguns pontos-chave, como a lógica interna dos esportes de invasão, a questão do confronto, do ataque e da defesa, as jogadas individuais e coletivas.
Para a imagem acima ser inclusiva, pode-se trabalhar outros recursos, como a audiodescrição da imagem, e usar a figura para a construção do mapa mental.
Questione se já conheciam ou praticaram o floorball. Comente que é um esporte de invasão e que irão organizar coletivamente práticas da modalidade, experimentando as habilidades técnico-táticas mais complexas, e propor soluções coletivas para que todos participem, exercendo as funções adequadas às suas capacidades e gosto pessoal. .
Atividade
Atividade 1 - Construindo os equipamentos de floorball
Retome com os estudantes os equipamentos de floorball pesquisados.
Proceda com a produção dos equipamentos. Se necessitar, assista ao vídeo 2, disponibilizado no Para saber mais.
Divida-os em grupos de produção e proponha que eles construam seus tacos e bolinhas a partir dos materiais que trouxeram. Nesse momento, circule entre os grupos para auxiliar nessa produção. Outro cuidado é observar os estudantes que necessitam de mais atenção ou reuni-los com estudantes que possam ajudar, facilitando o aprendizado.
Atividade 2 - Vivenciando o floorball
Retome com os estudantes as pesquisas sobre como se joga o floorball e proponha algumas vivências em forma de desafios.
Peça aos estudantes que se dividam em grupos, ressalte a importância desses grupos serem mistos, mostrando o exemplo do próprio floorball, que, em sua regra, propõe grupos mistos. Isso ajuda no respeito às diferenças, no fortalecimento do vínculo entre os estudantes, na colaboração e na empatia.
Proponha alguns desafios:
Desafio 1 - O que é necessário nos esportes de invasão para que se consiga realizar um ponto? Como fazer isso em equipe no floorball?
Deixe os estudantes à vontade para contribuir com respostas, nesse momento podem surgir frases como: atacar, levar a bola ao gol, trabalhar em equipe ou estabelecer funções. Ao final dessa reflexão, peça aos estudantes que proponham formas de se movimentar e conduzir essa bola ao gol do lado oposto da quadra, distribuindo alguns obstáculos (cones) espalhados na quadra. Considere a participação de todos do grupo, realizando adaptações, caso seja necessário.
Desafio 2 - Necessitamos marcar um gol, mas precisamos cuidar do meu campo. Como podemos fazer?
Inicie questionando os estudantes como marcar um gol e evitar sofrer algum no floorball.
Deixe os estudantes responderem. Lembre-se de que aqui não há certo ou errado, apenas instigue-os a pensarem sobre o ataque e a defesa e as habilidades técnicas e táticas requeridas, verificando se eles compreenderam a lógica interna dos esportes de invasão.
Lembre-os de que no floorball o jogador pode se movimentar atrás do gol, que eles devem pensar nas posições que foram pesquisadas anteriormente e tentar vivenciar essas posições durante o jogo.
Proponha a vivência de pequenos jogos entre os grupos, para que possam experimentar o ataque e a defesa, o confronto e o trabalho em equipe. Para isso, desafie-os a incluírem todos do grupo, pensarem em seus posicionamentos e nos dos colegas, respeitando as características de gosto pessoal e físicas e fazendo adaptações caso seja necessário.
Peça que proponham regras e só intervenha caso os estudantes não cheguem a um consenso sobre quais irão utilizar.
Observe se na prática a regra que foi acordada é cumprida e garanta o bom andamento da partida.
Reveze os grupos nas práticas. Os grupos que aguardam devem proceder com uma tarefa de análise, anotando em uma tabela o que observam no jogo. Para isso, sugerimos a tabela a seguir:
Situações de jogo | Grupo 1 | Grupo 2 | Grupo 3 |
Qual foi a estratégia de ataque utilizada? | Eles se movimentaram fazendo a troca de passes de modo a abrir buracos na defesa, fazendo a bola passar por todos rapidamente. | Só alguns do grupo participavam do ataque. | Movimentaram-se em oito e recebiam e passavam a bola. |
Qual foi a estratégia utilizada na defesa? | Cada um marcava um. | Cada um marcava no seu lugar. | Todos marcavam todos. |
Todos participaram do jogo. | Sim. | Sim, alguns no ataque e outros na defesa. | Alguns não participaram do ataque. |
Quais foram os movimentos utilizados? | Passe, drible, chute. | Passe, drible, chute. | Passe, drible, chute. |
Qual foi a regra acordada? | Não relar o taco no adversário, não levantar o taco, todos participarem do jogo. | Não relar o taco no adversário, não levantar o taco, todos participarem do jogo. | Bola tem que passar por todos durante o ataque, não pode relar o taco no adversário, não pode levantar o taco, não pode chutar a bola se só estiver o atacante e o goleiro. |
Adaptações | Time misto para a vivência de todos. A cada gol troca-se o goleiro, caso alguém da equipe queira para poder vivenciar outra posição. | Time misto para a vivência de todos. A cada gol troca-se o goleiro, caso alguém da equipe queira para poder vivenciar outra posição. | A equipe que tinha mais de um na hora que fazia um gol passava um integrante da equipe adversária. |
Após todos os grupos participarem dos pequenos jogos e realizarem suas anotações, realize uma “roda de conversa”.
Peça para cada grupo falar o que percebeu que deu certo e o que não deu certo durante a realização do jogo, as dificuldades encontradas, quais as adaptações que fizeram para que todos participassem e se conseguiram cumprir a tarefa de incluir todos, e como se sentiram durante o jogo.
Após cada grupo falar, abra um momento para que os outros grupos de posse das anotações deem sugestões ao grupo que apresentou.
Nesse momento é necessária a mediação do professor para que o processo garanta a participação de todos, a empatia e o respeito.
Momento da reflexao
Alguns dos questionamentos a seguir podem ser realizados no decorrer da atividade. Observe a melhor estratégia de acordo com a sua realidade.
Para a reflexão, sugerimos a retomada dos objetivos de aprendizagem da aula, levando os estudantes a refletirem sobre o que fizeram e discutiram.
Reflita com os estudantes as aprendizagens ocorridas, e peça para que cada grupo relate as sensações vivenciadas durante as atividades. Para nortear este momento, propomos alguns questionamentos:
- O que acharam do floorball como esporte de invasão?
- Gostaram das práticas ou não? Por quê?
- Como foi a construção dos implementos? Fácil ou difícil? Por quê?
- Como foi se movimentar necessitando conduzir a bola com o taco?
- O que foi diferente das ações de defesa e ataque experimentadas anteriormente?
- Como foi manipular o taco e a bola durante a partida?
- Durante a construção dos implementos, houve trabalho colaborativo e ajuda? Como foi ajudar o colega?
- Como foi se movimentar nesse novo espaço (quadra) no floorball?
- Durante a criação dos grupos, o que vocês levaram em consideração?
- Qual foi a sensação de trabalhar e jogar em grupos mistos de meninas e meninos? Vocês gostaram?
- Quais os benefícios que você encontrou em jogar com o grupo misto?
- Como foi propor movimentos para o floorball? Fácil ou difícil?
- Houve espaço para todos opinarem na construção das estratégias e movimentos do grupo?
- Como foi realizar a condução da bola em equipe na dinâmica do floorball? Fácil ou difícil? Por quê?
- Como foi desafiar a si e aos colegas propondo maneiras diferentes de movimentar a bola no floorball e ao mesmo tempo atacar e defender? Fácil ou difícil? Por quê?
- O floorball é um esporte de adaptações?Por quê?
- Qual é a dinâmica do floorball? Quais situações vocês vivenciaram?
- Foi legal adaptar os movimentos e o jogo à realidade da turma para que todos participassem?
- Por que as adaptações são importantes?
- Quais foram as dificuldades encontradas no floorball e como fizeram para superá-la?
Deixe os estudantes à vontade para exporem suas vivências, seus acertos e suas dificuldades, mediando essa conversa, mostrando a importância desses aprendizados e a percepção de si mesmo e dos colegas nesse processo.
A reflexão pode ser realizada oralmente como uma roda de conversa. Caso você necessite adaptar ao seu contexto, ela pode ser realizada em forma de desenho feito pelo estudante, na expressão de um sentimento ou mostrando imagens.
Sistematizacao do conhecimento
Neste momento sugerimos evidenciar elementos importantes que fizeram parte da aula, como: a vivência de um esporte de invasão menos conhecido, a superação das dificuldades encontradas na realização dos desafios propostos, o trabalho em equipe, a empatia, as adaptações e soluções coletivas vivenciadas em grupo, as ações individuais e coletivas, as construções dos movimentos e das ações de ataque e defesa, as adaptações que fizeram nas regras possibilitando a participação, a equidade e a segurança de todos.
Comente que os esportes de invasão necessitam das habilidades técnico-táticas, em que os atletas necessitam invadir o campo adversário ao mesmo tempo em que defendem o seu campo. Para isso, devem respeitar as regras e o adversário, necessitam pensar em estratégias individuais e coletivas para que essa realização seja concluída, entender que o trabalho em grupo é fundamental, assim como respeitar e entender as características e gostos e dificuldades de cada um, propondo soluções para que assim possam juntos chegar ao objetivo final que é o ponto ou gol.
Explique que a prática desses esportes de invasão segue a lógica descrita acima e que sua dinâmica e regras variam de modalidade para modalidade, como futebol, futsal, basquete e handebol. Assim, todas as vezes que se depararem com um esporte em que há a invasão do campo adversário, a defesa do próprio campo, o confronto, jogadas individuais e coletivas, eles estão em contato com um esporte de invasão, sendo necessário o trabalho em equipe.
Retome a atividade 2 e os desafios 1, 2, 3 e comente sobre a presença do trabalho em equipe, as ações de defesa e ataque, as regras, as situações individuais e as coletivas, se conseguiram observar as características de cada um do grupo, as estratégias, a técnica e a tática.
Aponte que muitas das situações vivenciadas em grupo, como a tomada de decisão, as discussões, as adaptações e o trabalho em grupos, as ações individuais e coletivas, que eles necessitam realizar nas atividades, fazem parte de ações que eles encontraram no dia a dia, quando decidem, adaptam e realizam alguma tarefa, seja individualmente ou coletivamente.
Registro e avaliacao
Para o registro e a avaliação, poderá ser usada a pesquisa sobre o floorball, feita na Conversa inicial, e os registros realizados pelos estudantes, durante as práticas e discussões, esses registros evidenciam o aprendizado do estudante.
Como forma de concretizar esse aprendizado, peça aos estudantes que, em duplas, escrevam um pequeno texto evidenciando o que aprenderam na atividade 2, quais foram as dificuldades enfrentadas no desafio 1, 2, 3, e como eles superaram essas dificuldades. Esse texto pode ser comparado às anotações que eles fizeram durante a atividade, levando o estudante a refletir sobre seu processo de aprendizagem.
Outro ponto de registro e avaliação é a construção dos implementos e a participação dos estudantes nessa etapa.
Proponha a tabela das vivências e, a partir dela, sugira uma autoavaliação, na qual devem analisar e refletir sobre o seu “fazer” na aula, evidenciando o seu aprendizado.
Como sugestão para avaliação do saber ser e conviver, ou seja, a dimensão atitudinal dos estudantes, propomos a elaboração de uma tabela, na qual devem marcar uma nota de 1 a 5, sendo 1 a nota de menor envolvimento, e 5 a de maior envolvimento.
Após a autoavaliação, é importante que o professor dê o feedback ao estudante, analisando junto com ele os pontos de dificuldade e de superação. Assim, o professor trabalha a criticidade do estudante e ajuda a aperfeiçoar o olhar dele para si mesmo. Procure não evidenciar tanto as dificuldades, mas sim tentar mostrar aos estudantes formas de superá-las.
Lembre-se de que as discussões em grupo e os registros evidenciam características importantes para o desenvolvimento das competências dos estudantes, como a comunicação, a argumentação, a escrita, a criatividade, a empatia, o respeito e o protagonismo.
Barreiras
Barreiras
- Limitar a comunicação com os estudantes, utilizando limitados recursos linguísticos.
- Exigir espaços e movimentos específicos da modalidade.
- Exigir que cada estudante tenha seu próprio material de jogo.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- A comunicação pode ser realizada de diferentes maneiras: oralmente, por meio visual e com a utilização de recursos de audiodescrição, com colagens, desenhos, ou pela expressão de sentimentos via palavras curtas.
- O espaço pode ser adaptado e reduzido, colocando demarcações e apresentando o espaço ao estudante, para que ele faça o reconhecimento inicial. Pode ser feita uma audiodescrição desse espaço ou apresentação em forma de desenho com relevo. A movimentação pelo espaço pode ser realizada com o apoio de um ou mais estudantes, em uma dinâmica de trabalho cooperativo e inclusivo.
- A movimentação do estudante pode ser realizada com a ajuda do colega ou mudando a dinâmica do jogo, em que a bola se movimenta e o jogador permanece parado ou sentado. Os materiais podem ser chinelos e a própria palma da mão como taco de floorball nessa dinâmica. O guizo e as palmas podem ser utilizadas para que sirvam como orientação na atividade.
Desdobramentos
Para a condução da sequência didática de aulas seguindo os objetivos de aprendizagem propostos para os esportes de invasão, sugerimos as seguintes atividades:
Para experimentar as habilidades técnicas do floorball, utilize o vídeo 3 do Para saber mais (passe, drible, chute, finalizações etc.), buscando as anotações realizadas na atividade 2, dando sequência a movimentos técnicos realizados com o taco, nomeando adequadamente cada tipo de movimento e realizando seu gesto técnico. Trabalhe em duplas, trios e até em pequenos grupos, enfatizando o trabalho coletivo e a participação igualitária de todos.
Conhecer e experimentar diferentes posicionamentos em quadra do floorball e seus sistemas táticos e variações.
Experimentar outras modalidades de esporte de invasão menos familiares, utilizando a lógica interna que vivenciaram (hóquei na grama, frisbee, polo aquático, futebol americano), seguindo os pressupostos utilizados na aula de floorball, adaptando de acordo com o contexto escolar.
Sugerimos que amplie aprendizagens sobre as capacidades físicas e as habilidades motoras presentes nessas modalidades de esportes de invasão, identificando com os estudantes as suas implicações nas realizações dos movimentos, listando e analisando as estruturas corporais utilizadas, e a forma de respeitar o limite corporal e de segurança de si mesmo e dos demais, respeitando as habilidades de cada um e suas limitações físicas. Leve os estudantes a refletirem sobre as possibilidades de superação e adaptação, transformando as dificuldades em desafios a serem superados. Relacione essas aprendizagens com situações do dia a dia deles.
Sugerimos desenvolver com eles aprendizagens que possibilitem abordar a prática dos esportes de invasão tanto como esporte de alto rendimento como atividade de lazer. Assim, pode-se propor debater esses tipos de vivências, elencando as diferenças entre elas, abordando pontos como treinamento, trabalho em equipe, elaboração de estratégias, regras, pontuação, entre outros aspectos que julgue necessário nos dois tipos de vivências. Use como exemplo o caso do floorball e as adaptações realizadas para a inclusão de todos.
A realização de um campeonato de floorball na escola, envolvendo os estudantes em que o princípio seja a participação de todos, adaptando as regras e a dinâmica de jogo, e favorecendo as diferenças e o trabalho em equipe. Trabalhe o conceito de participação coletiva e inclusiva e o respeito às diferenças.
Proponha aos estudantes que previamente realizem as pesquisas sobre o floorball. Proceda com os diálogos propostos na Conversa inicial deste plano.
A seguir, apresente o vídeo que mostra as habilidades técnicas do floorball.
Apresente também o vídeo que mostra como treinar para o floorball em casa.
Questione os estudantes sobre: Quais regiões corporais são exigidas na prática do floorball? Qual é a postura do jogador durante as práticas? Quais são os principais movimentos que realiza durante o jogo? Quais são as regiões corporais que precisam ser fortalecidas para poder praticar o floorball? Quais são as principais capacidades físicas requisitadas na modalidade?
Solicite aos estudantes que realizem os movimentos indicados pelo professor no vídeo acima. Peça que eles relacionem os exercícios sugeridos com as exigências físicas do floorball. Quais foram as regiões corporais exigidas nos exercícios e como elas influenciam no condicionamento físico dos praticantes para o floorball?
Comente que o floorball é um esporte de invasão. O princípio mais importante dos esportes de invasão é a sua característica coletiva, porém o protagonismo, ou seja, a participação de cada um na modalidade é muito importante. Para isso, os jogadores devem saber as regras da modalidade, se apropriarem dos movimentos requisitados nas práticas e desenvolver as capacidades físicas presentes na modalidade. Comente que no retorno à aula presencial irão experimentar práticas do floorball. Peça que façam um breve texto que contenha aquilo que cada um precisa realizar individualmente para participar das vivências quando voltarem para escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Ana Laura Bereta de Godoi
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Edison de Jesus Manoel
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho