Plano de Aula

Plano de aula: Esportes de marca e Paralimpíadas: uma relação possível

Descrição

Neste plano propomos discutir com os estudantes sobre alguns princípios de modalidades Paralímpicas por meio de uma vivência atrelada ao esporte de marca - atletismo. A partir das corridas com atleta-guia, a principal intenção deste plano é despertar o olhar de cada estudante para si e para o outro, por meio da ação conjunta, necessária para o desenvolvimento de diferentes provas que utilizam desse elemento.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de marca

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar, por meio de suas características, distintas provas oficiais de atletismo para pessoas com deficiências.
  • Realizar, corporal e coletivamente, adaptações de corridas para pessoas com deficiências.
  • Planejar e colocar em prática estratégias de superação de desafios pessoais necessários, durante a realização das atividades propostas.
  • Aplicar, em seu contexto de vida e no de outros sujeitos, elementos vividos por meio da prática de provas de atletismo para pessoas com deficiências.
  • Propor medidas de valorização da segurança e integridade física de todos, a partir de elementos de risco identificados no próprio contexto da escola.  

Competências gerais

1. Conhecimento

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania