Plano de Aula

Plano de aula: Danças urbanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, os estudantes irão pesquisar e praticar novas modalidades de danças urbanas, analisando seus elementos constitutivos. Eles irão comparar as danças urbanas pesquisadas entre si, tematizando por meio das práticas corporais os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças urbanas

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar e praticar novas modalidades de danças urbanas analisando seus elementos constitutivos.
  • Comparar as modalidades de danças urbanas entre si analisando seus elementos constitutivos, contexto social e intenção dos seus criadores e participantes.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

A dança é uma das unidades temáticas da BNCC tematizada em todo o Ensino Fundamental. Sua abordagem para os 6° e 7° anos traz possibilidades de aprendizagem de danças urbanas por meio da caracterização de sua origem, sua história, seus elementos constitutivos e suas manifestações culturais (o grafite, as tematizações sociais da rua, as vestimentas e os estilos de dança).

As danças urbanas, pelo seu contexto e origem, representam manifestações culturais de grupos sociais e surgiram para dar voz às ruas em uma alternativa à violência, trazendo características culturais, como as roupas, as atitudes, o grafite, os fatores sociais etc. Os estudantes já aprenderam sobre as danças urbanas no 6° ano, caso seja necessário, pode-se retomar os planos de dança do 6° ano: Danças Urbanas e Danças Urbanas e outras danças para retomar alguma informação.

Sugerimos um referencial teórico que pode ampliar o repertório que tematiza os diferentes estilos de dança, sua origem, sua história e suas características.  

Como atividade prática, os estudantes irão desenvolver um seminário teórico-prático. Sugerimos a leitura do texto Como preparar e apresentar seminários, disponível no site da Associação Nova Escola, que define:

O seminário tem por objetivo informar uma determinada audiência sobre um determinado tema. É uma situação comunicativa que prevê várias exposições de aspectos diferenciados de um tema comum. Por isso, é um processo privilegiado de estudo com todas as áreas do currículo escolar.

Trata-se de uma comunicação em instância pública que prevê diferentes exposições orais articuladas, mediadas por um coordenador que, ao final, pode tentar articular as diferentes exposições procurando a melhor compreensão do tema pela audiência.

O seminário teórico-prático consistirá de duas etapas:

  1. Pesquisa e apresentação oral sobre os estilos das danças urbanas.
  2. Pesquisa, apresentação prática de um trecho de uma música da dança urbana pesquisada e ensino para a turma de dois ou mais passos básicos da dança.

Sugerimos como avaliação uma rubrica que tem por definição: “A avaliação por rubrica é um sistema de avaliação que permite reflexão nos objetivos pedagógicos e tarefas propostas, estimula rever práticas docentes e comunicação dos critérios e retorno dos estudantes e estabelece clareza e respeito nas dificuldades dos estudantes” (GAROFALO, 2018).  

Durante as atividades, os conceitos dos elementos constitutivos da dança serão retomados, são eles:

  • Gestos: movimentos expressivos que podem criar determinados passos da dança.
  • Ritmo: tempo que demora para repetir um movimento na dança.
  • Espaço: as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe). Essa orientação espacial também se refere ao local onde a dança se manifesta, espaço físico (rua, praça, estação de trem, salão, palco etc.).
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Materiais sugeridos
  • Equipamento para reproduzir vídeo.
  • Folha de cartolina ou papel kraft.
  • Lápis preto.
  • Lápis de cor.
  • Borracha.
  • Canetas hidrográficas.
  • Giz de cera.
  • Equipamento para reproduzir música.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Sugerimos que divida previamente a turma em grupos para que organizem um seminário teórico-prático sobre danças urbanas e que irá compor a atividade do plano.

O seminário teórico-prático consistirá de duas etapas:

  1. Pesquisa e apresentação sobre os estilos das danças urbanas.
  2. Pesquisa, apresentação prática de um trecho de uma música da dança urbana e ensino para a turma de dois ou mais passos básicos da dança.

Distribua os estudantes entre alguns estilos de danças urbanas, como o funk, locking, popping, breaking, hip hop, house dance e krump.

Organize um roteiro de pesquisa e apresentação, conforme sugerido a seguir:

1° Etapa

Os estudantes devem pesquisar e apresentar para a turma os tópicos listados a seguir de modo que todos possam compreender:

  • Qual o nome dessa dança? O que significa?
  • Qual a sua origem?
  • Em que contexto essa dança foi criada?
  • Quais as suas principais características? (Vestimentas, músicas, artes visuais, letras).
  • Como é o ritmo desse estilo de dança?
  • Quais são ou como são os gestos nessas danças?
  • Quais os espaços nos quais são praticadas? (Como os gestos e espaços estão presentes nessa dança? As direções - cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais; as dimensões -pequeno, médio e grande; os níveis - baixo, médio e alto; e as extensões - perto, médio e longe. Essa orientação espacial também se refere ao local onde a dança se manifesta, espaço físico - rua, praça, estação de trem, salão, palco etc.).
  • Qual significado os grupos sociais atribuem a esse estilo de dança urbana estudado? (É uma dança praticada com intuito de lazer, competição, protesto, exercício físico etc.)?

2° Etapa

Os estudantes devem apresentar um trecho de uma música e alguns passos da dança urbana pesquisada para que todos a vivenciem.

Para essa parte prática, os estudantes devem apresentar o resultado de sua pesquisa de modo que todos possam compreender, fazendo o uso de ferramentas digitais como cartazes, exposição de fotos, uso de PowerPoint ou transparências com um projetor. Os estudantes podem também utilizar equipamento para reproduzir vídeo e gravar anteriormente os passos que serão ensinados. Observe se os vídeos devem conter legendas ou audiodescrição.

Para iniciar esse momento, retome o que já aprenderam sobre as danças urbanas como linguagem corporal a partir dos elementos constitutivos espaço, ritmo e gestos veja esses conceitos na seção Para saber mais), e contextualize também as danças urbanas como elementos de manifestação cultural por meio das vestimentas, do grafite, das músicas, dos movimentos corporais e das problematizações de temáticas sociais.

Peça aos estudantes que falem como foi o processo da pesquisa, quais fontes utilizaram e o que acharam das descobertas. Pergunte se tiveram dificuldades em construir o seminário de modo que ele pudesse ser compreendido por todos e o que mais gostaram de produzir. Tente observar nesse diálogo os diferentes caminhos para organização que os estudantes traçaram e a forma como se comportaram durante as falas dos colegas, a escuta, a argumentação, o saber ouvir e falar adequadamente, o respeitar as opiniões e experiências de cada um.  

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO