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Plano de aula: Danças urbanas e outras danças

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Descrição

Neste plano iremos revisar a aprendizagem das danças do Brasil, do mundo e das matrizes africana e indígena desenvolvidas nos anos iniciais, comparar essas danças com as danças urbanas, a partir dos seus elementos constitutivos e de outros elementos que compõem a manifestação cultural das danças, como as artes visuais, a vestimenta e as letras das músicas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças urbanas

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar a aprendizagem das danças do Brasil e do mundo de matriz indígena e africana dos anos iniciais.
  • Identificar outros elementos que compõem a manifestação cultural das danças: as artes visuais, a vestimenta, as letras das músicas.
  • Comparar os elementos constitutivos das danças urbanas com as danças do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana.
  • Comparar outros elementos que compõem as manifestações das danças urbanas, como artes visuais, vestimentas e letras das músicas, com as danças do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

A dança, pela sua importância e relevância, está manifestada na construção das expressões culturais de cada civilização ao longo da história.

Todas essas expressões das danças carregam elementos de cada cultura que “se desenvolvem em codificações particulares, historicamente constituídas, que permitem identificar movimentos e ritmos musicais peculiares associados a cada uma delas” (BNCC, p. 218).

A BNCC propõe a Dança como unidade temática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, construindo uma progressão em diálogo com os objetos do conhecimento: Dança no contexto comunitário e regional, Danças do Brasil e do mundo, Danças de matriz indígena e africana, Danças urbanas.

As danças no contexto comunitário e regional contextualizam rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, e elementos constitutivos da dança (ritmo, espaço, gestos), valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

As danças do Brasil e do mundo, e as danças de matriz indígena e africana, contextualizam as danças populares de cada uma dessas culturas, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em sua origem, os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos), identificando situações de injustiça e preconceito gerados e/ou presentes no contexto das danças e das demais práticas corporais, e discutindo alternativas para superá-los.

As danças, como manifestação cultural de grande abrangência, acompanham a história da humanidade desde os primórdios. Utilizadas pelos povos em rituais, celebrações, festividades, eventos religiosos, lazer, entre outros, muitas danças trazem consigo elementos complementares, como vestimentas, acessórios e linguagens específicas que trazem características marcantes. Essas características por vezes são muito particulares e a falta de conhecimento sobre elas leva as pessoas a assumirem atitudes preconceituosas contra seus praticantes. É importante trazer junto aos estudantes essas discussões. As danças podem ser praticadas por todos, independente de questões étnicas, de gênero, de deficiência ou socioeconômicas. Aprender sobre as danças de diferentes origens e matrizes e comparar os seus elementos constitutivos e complementares, identificando o significado atribuído a elas pelos seus praticantes, ampliam a visão de mundo dos estudantes, munindo-os de conhecimento e argumentos para que assumam uma postura de combate a qualquer tipo de preconceito.

As danças urbanas têm seu conceito e abrangência ligados às manifestações de suas origens nos Estados Unidos, e seu termo utilizado pelos norte-americanos não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão. Esse termo está relacionado às danças de rua, do inglês streetdance. Essas danças representam linguagens e culturas de povos diferentes. Cada uma delas é definida por diferentes estilos da dança: o funk, o locking, o popping, o breaking, o hip hop, o house dance, e o krump, assim como as suas subdivisões (COLOMBERO, 2011).

Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COLOMBERO, R. M. M. P. Danças urbanas: uma história a ser. Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Feusp, Jul. de 2011.

Disponível em: <http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_09.pdf>

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