Plano de Aula

Plano de aula: Danças urbanas e outras danças

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Descrição

Neste plano iremos revisar a aprendizagem das danças do Brasil, do mundo e das matrizes africana e indígena desenvolvidas nos anos iniciais, comparar essas danças com as danças urbanas, a partir dos seus elementos constitutivos e de outros elementos que compõem a manifestação cultural das danças, como as artes visuais, a vestimenta e as letras das músicas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças urbanas

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar a aprendizagem das danças do Brasil e do mundo de matriz indígena e africana dos anos iniciais.
  • Identificar outros elementos que compõem a manifestação cultural das danças: as artes visuais, a vestimenta, as letras das músicas.
  • Comparar os elementos constitutivos das danças urbanas com as danças do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana.
  • Comparar outros elementos que compõem as manifestações das danças urbanas, como artes visuais, vestimentas e letras das músicas, com as danças do Brasil, do mundo, de matriz indígena e africana.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno, lápis e borracha ou caneta.
  • Equipamento para reproduzir música e vídeo (caso não haja na escola, podem ser usadas as caixinhas de som de um computador ou de um aparelho celular).
  • Quadro e giz.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula fazendo uma roda de conversa, a fim de retomar com os estudantes o que aprenderam sobre as danças do Brasil, do mundo, e de matriz indígena e africana. Esse conteúdo é um objeto de conhecimento dos 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. Caso seja necessário, utilize a sessão Para saber mais para retomar as abordagens dessas danças.

Organize previamente algumas imagens que façam referências a essas danças e mostre para a turma para que eles possam fazer uma identificação de alguns elementos que compõem as manifestações culturais das danças.

Sugerimos as seguintes imagens para esse momento:

EDF6_010DAN01-IMAGEM1

EDF6_010DAN01-IMAGEM2

EDF6_010DAN01-IMAGEM3

EDF6_010DAN01-IMAGEM4

Utilize estratégias que incluam todos nas discussões e permitirão retomar as danças estudadas anteriormente. Por exemplo, para compartilhar as imagens, é possível apresentá-las em cartaz, projeção, ou descrevendo-as para uma melhor compreensão.

Algumas perguntas podem nortear essa conversa:

  • Alguma imagem chamou mais a atenção de vocês? Por quê?
  • Vocês conseguem identificar onde as pessoas praticam essas danças?  
  • Quais elementos culturais podem ser identificados nessas imagens? (Roupas, adereços, instrumentos, locais).
  • O que há de semelhanças nessas danças?
  • Quais as principais diferenças e semelhanças entre elas?
  • Você já vivenciou alguma dessas danças apresentadas? Como foi a experiência? 

Proporcione um tempo de conversa entre os estudantes e observe como eles se relacionam durante esse momento, se sabem ouvir as opiniões dos colegas, se respeitam o momento de fala de cada um e as opiniões diferentes.

A partir das exposições, identifique e caracterize junto com os estudantes os elementos que compõem as manifestações culturais de cada dança: as vestimentas, as artes visuais e as músicas que as acompanham.

Retome o que já aprenderam também com as danças urbanas presentes nas grandes cidades, com enfoque nas vestimentas, no grafite e no rap. Comente com os estudantes que irão comparar elementos que compõem as manifestações das danças urbanas, como as artes visuais, as vestimentas e as letras das músicas, com as danças do Brasil e do mundo, de matriz indígena e africana estudadas em anos anteriores.

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