Plano de Aula

Plano de aula: Como economizar a longo prazo?

mais ações

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Descrição

Os estudantes serão convidados a desenvolver uma estratégia para, dentro de um orçamento determinado, conseguir comprar um bem. Sendo assim, serão levados a refletir sobre a importância do planejamento e da economia a longo prazo para a conquista de bens. Este plano pode ser trabalhado de modo uni, inter ou transdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e Matemática.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Planejamento de orçamento individual.

Objetivos de aprendizagem

  • Comparar a renda média conforme o grau de instrução dos profissionais no Brasil.
  • Planejar um orçamento individual para a compra de um produto.
  • Criar estratégias para economizar a longo prazo.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.


Ação prévia

Dividir a classe em grupos de cinco pessoas e separar uma folha de papel A4 para cada grupo.

Para se aprofundar

O perfil da população brasileira com dados referentes à renda e aos domicílios pode ser encontrado no site do IBGE, disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19632-nosso-povo.html. Acesso em: 29 out. 2021.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Gráfico ”Salário médio por escolaridade no Brasil em 2019” (imagem 1).
  • Gráfico “Nível de instrução de pessoas com 25 anos ou mais de idade” (imagem 2).

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