Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Dividir a classe em grupos de cinco pessoas e separar uma folha de papel A4 para cada grupo.
Para se aprofundar
O perfil da população brasileira com dados referentes à renda e aos domicílios pode ser encontrado no site do IBGE, disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19632-nosso-povo.html. Acesso em: 29 out. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Gráfico ”Salário médio por escolaridade no Brasil em 2019” (imagem 1).
- Gráfico “Nível de instrução de pessoas com 25 anos ou mais de idade” (imagem 2).
Contexto
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Disponibilize para os estudantes os gráficos por meio da versão impressa, projetando ou compartilhando através de meios eletrônicos: “Salário médio por escolaridade no Brasil em 2019” (imagem 1) e “Nível de instrução de pessoas com 25 anos ou mais de idade” (imagem 2).[1]
O que propor?
Estimule a interpretação dos gráficos a respeito do salário médio e do nível de instrução das pessoas com mais de 25 anos, por meio da proposição de questionamentos orais a serem respondidos em uma roda de conversa:
- O que esses gráficos mostram?
Espera-se que os estudantes identifiquem que se trata de dados que falam sobre o rendimento por nível de instrução e sobre o nível de instrução no Brasil.
- O que mais chama a atenção de vocês nos dados apresentados?
Essa resposta é pessoal. É possível que os estudantes mencionem a diferença de renda segundo o grau de instrução.
- A maior parte dos profissionais no Brasil possui qual nível de instrução? Qual é a média de salário deles?
Espera-se que eles identifiquem que a maior parte dos brasileiros possui Ensino Fundamental incompleto, com renda média de R$1.223,00.
- Você acha que o salário médio desses profissionais no Brasil é suficiente para uma vida confortável?
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes tenham a percepção de que não é possível levar uma vida confortável com a renda mencionada.
Permita aos estudantes compartilhar suas impressões sobre os dados apresentados e, para finalizar essa etapa, solicite-lhes refletir e responder oralmente ao seguinte questionamento: É possível comprar carro, motocicleta e eletrodoméstico caros com uma renda de cerca de R$1.200,00? Como?
Escute a resposta de quatro ou cinco estudantes e comente que é desafiador para um profissional com pouca instrução, no Brasil, conquistar os bens mencionados sem um bom planejamento financeiro.
Sugestões de adequação
Para aproximar a atividade proposta da sua realidade, podem ser usados os dados regionais disponibilizados pelo IBGE ou por sites governamentais de seu estado ou município.
Problematização
Tempo sugerido:
20 minutos.
Orientações
Dividir a classe em grupos de cinco estudantes.
O que propor?
Conte para os estudantes a seguinte história:
Uma família sonha em ter um carro próprio. Eles pesquisaram e descobriram que precisariam juntar R$40.000,00 para a realização desse sonho.
Divida os estudantes em cinco grupos e compartilhe com eles, de maneira impressa, projetando ou escrevendo na lousa, as seguintes informações:
- A família X é composta por cinco pessoas:
O pai e a mãe possuem Ensino Fundamental incompleto.
O filho mais velho concluiu o Ensino Médio.
Os dois irmãos mais novos são ainda crianças. Um está cursando o 6º ano e o outro o 5º ano.
A família possui as seguintes despesas fixas: R$700,00 de aluguel, R$200,00 de conta de água e luz, R$850,00 de supermercado, R$650,00 com transporte, R$200,00 de conta de celular e R$670,00 de cursinho pré-vestibular para o filho mais velho.
Solicite aos estudantes para, nos grupos, ajudarem a criar um planejamento para viabilizar a compra do carro. É necessário, neste planejamento, estabelecer um valor sobre quanto de dinheiro a família deverá reservar para despesas extras e emergenciais no mês (inclui gastos com vestuário, educação, saúde e lazer). Todas as contas deverão compor um planejamento a ser apresentado na forma de um cartaz.
Permita aos estudantes criar estratégias de maneira autônoma. Caso eles encontrem dificuldade, auxilie-os por meio de questões disparadoras, como: Qual é a renda total dessa família? Quanto sobra de dinheiro no fim do mês?
Circule pelos grupos para sanar dúvidas e verificar se os estudantes estão conseguindo cumprir a tarefa solicitada.
Sugestões de adequação
Para aproximar a atividade de sua realidade local, selecione um anúncio de venda de carro em seu município e apresente-o aos estudantes.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Organizar a apresentação dos cartazes de cada grupo.
O que propor?
Cada grupo deverá apresentar para a classe os cartazes com o planejamento criado explicando o que pensaram ao longo do desenvolvimento do trabalho. Distribua o tempo entre os grupos, para que todos tenham a possibilidade de apresentar.
Para conferir se o planejamento criado foi bem estruturado, é necessário conferir se:
- Foi calculada a renda da família, considerando que eles recebem salários na média nacional para o nível de instrução dos adultos e o gráfico apresentado na etapa anterior?
- Foi calculado o total das despesas fixas apresentadas?
- Foi discutido e estabelecido um valor sobre quanto de dinheiro a família deverá reservar para despesas extras e emergenciais no mês (gastos com vestuário, educação, saúde e lazer)?
- Descobriram quanto sobra de dinheiro para a família no final do mês?
- Foi calculado quanto tempo a família demoraria para comprar um carro no valor de R$40.000,00?
Média de salário do pai: R$1.223,00. Média de salário da mãe: R$1.223,00. Média de salário do irmão mais velho: R$1.788,00. Renda total: R$4.234,00.
Total de despesas: R$3.270,00.
A renda total menos as despesas fixas resultam em: R$964,00. É com esse valor que os estudantes deverão decidir qual será o valor a ser reservado para as despesas extras e emergenciais do mês e quanto deverá ser guardado para a compra do carro.
Sugestões de adequação
Caso sua sala de aula seja muito numerosa, para que todos consigam ver as estratégias criadas pelos outros grupos dentro do tempo proposto, solicite que circulem entre eles as produções de todos. Grupo 1 passa a sua produção para o 2, e assim por diante. Depois de um minuto, as produções passam para o grupo seguinte e assim por diante. Nesse caso, é importante que você circule pelos grupos ao longo das produções coletando as estratégias criadas para registrá-las no quadro.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Os grupos se reunirão de dois em dois para avaliarem as estratégias utilizadas por cada um para solucionar o problema proposto no plano.
O que propor?
Com a reunião dos grupos, proponha-lhes analisar as estratégias de planejamento financeiro para a compra do bem pela família e verificar se os colegas consideraram os seguintes critérios:
- O planejamento financeiro considerou a renda da família?
- O planejamento financeiro calculou o total das despesas fixas da família?
- Foi estabelecido um valor sobre quanto de dinheiro a família deverá reservar para despesas extras e emergenciais no mês (gastos com vestuário, educação, saúde e lazer)?
- O planejamento financeiro aponta para a quantidade de tempo que a família demoraria para comprar um carro no valor de R$40.000,00?
Por fim, os grupos socializam suas impressões ao avaliarem os trabalhos de seus colegas e proporem melhorias no planejamento financeiro deles, caso julgarem necessário.