Plano de Aula
Plano de aula: Como economizar a longo prazo?
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Os estudantes serão convidados a desenvolver uma estratégia para, dentro de um orçamento determinado, conseguir comprar um bem. Sendo assim, serão levados a refletir sobre a importância do planejamento e da economia a longo prazo para a conquista de bens. Este plano pode ser trabalhado de modo uni, inter ou transdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de Geografia e Matemática.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Planejamento de orçamento individual.
Objetivos de aprendizagem
- Comparar a renda média conforme o grau de instrução dos profissionais no Brasil.
- Planejar um orçamento individual para a compra de um produto.
- Criar estratégias para economizar a longo prazo.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Dividir a classe em grupos de cinco pessoas e separar uma folha de papel A4 para cada grupo.
Para se aprofundar
O perfil da população brasileira com dados referentes à renda e aos domicílios pode ser encontrado no site do IBGE, disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19632-nosso-povo.html. Acesso em: 29 out. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Gráfico ”Salário médio por escolaridade no Brasil em 2019” (imagem 1).
- Gráfico “Nível de instrução de pessoas com 25 anos ou mais de idade” (imagem 2).
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