Plano de Aula
Plano de aula: Descontos, acréscimos e porcentagem
Por: Fabio Menezes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância de verificar acréscimos de juros ou descontos em transações comerciais para a vida financeira, contemplando a habilidade do componente de Matemática (EF06MA13), que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
- Comparações entre valores relativos e absolutos e entre percentuais de descontos e acréscimos.
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problema que envolve porcentagem sem usar regra de três.
- Identificar a melhor escolha, em termos financeiros, sobre uma compra à vista ou a prazo.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para esta aula, é necessário que estejam consolidados os procedimentos aritméticos e os significados de números não inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, e a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100 ou um todo (ou inteiro), bem como 10%, sendo 10/100, é 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.
Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor pelos links da seção “Para se aprofundar”.
Para se aprofundar
- É possível que o uso de planos como “Jogando com porcentagens” seja útil como precursor desta aula e pode ser acessado no link: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364
- Sobre storytellying, acesse: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/o-que-e-storytelling/
- Sobre como abordar a resolução de problemas, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11767/como-a-resolucao-de-problemas-pode-melhorar-as-aulas-de-matematica
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
- Calculadora.
- Lápis.
- Borracha.
- Papel com ou sem pauta.
- Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO