Plano de Aula
Plano de aula: Descontos, acréscimos e porcentagem
Por: Fabio Menezes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre a importância de verificar acréscimos de juros ou descontos em transações comerciais para a vida financeira, contemplando a habilidade do componente de Matemática (EF06MA13), que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
- Comparações entre valores relativos e absolutos e entre percentuais de descontos e acréscimos.
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problema que envolve porcentagem sem usar regra de três.
- Identificar a melhor escolha, em termos financeiros, sobre uma compra à vista ou a prazo.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Projeto de vida
7. Argumentação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para esta aula, é necessário que estejam consolidados os procedimentos aritméticos e os significados de números não inteiros finitos, como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, e a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100 ou um todo (ou inteiro), bem como 10%, sendo 10/100, é 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes.
Neste plano, algumas intencionalidades das abordagens metodológicas de resolução de problemas e storytellying são utilizadas e você pode se inteirar melhor pelos links da seção “Para se aprofundar”.
Para se aprofundar
- É possível que o uso de planos como “Jogando com porcentagens” seja útil como precursor desta aula e pode ser acessado no link: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364
- Sobre storytellying, acesse: https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/o-que-e-storytelling/
- Sobre como abordar a resolução de problemas, acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/11767/como-a-resolucao-de-problemas-pode-melhorar-as-aulas-de-matematica
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
- Calculadora.
- Lápis.
- Borracha.
- Papel com ou sem pauta.
- Computador com internet para uma pesquisa de preços ou apenas para a projeção.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO