Plano de Aula
Plano de aula: Introdução às capacidades físicas
Por: Daiana Silva
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Descrição
Neste plano, esperamos que os estudantes vivenciem a unidade temática Ginásticas a partir do reconhecimento das capacidades físicas e da percepção das sensações corporais relacionadas ao exercício físico. Dessa forma, os estudantes são convidados tanto à reflexão sobre a ação motora executada quanto à coleta e investigação de dados a respeito das sensações corporais, sempre em consonância com valores morais como cooperação e autonomia.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Ginástica de condicionamento físico
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade.
- Identificar as capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade nas atividades da vida cotidiana.
- Reconhecer cada um dos conceitos referentes às capacidades físicas vivenciadas.
- Experimentar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas.
- Perceber as sensações corporais provocadas pela prática de exercícios físicos.
Competências gerais
1. Conhecimento
6. Trabalho e projeto de vida
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Folhas de papel A4 ou o próprio caderno dos estudantes.
- Lápis e/ou canetas.
- Folhas de Cartolina, papel kraft ou quadro.
- Envelopes.
- Imagens de diferentes exercícios de condicionamento físico.
- Materiais diversos para a realização de diferentes exercícios físicos, de acordo com a disponibilidade de oferta em seu contexto profissional (exemplo: halteres, caneleiras, bolas, elásticos, colchonetes etc.).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Para o início do trabalho, convide os estudantes a experimentarem quatro exercícios corporais que solicitem diferentes capacidades físicas (um exercício de flexibilidade, um de força, um de velocidade e um de resistência).
Sugestão de exercícios:
FORÇA: Flexão de braços
RESISTÊNCIA: Polichinelo por 2 minutos ininterruptos
VELOCIDADE: Uma volta na quadra/pátio o mais rápido possível
FLEXIBILIDADE: Posição da pinça
Verifique se é necessário adaptar os exercícios propostos às características dos estudantes. É importante que todos tenham a oportunidade de vivenciar as práticas. Em seguida, pergunte-lhes quais foram as facilidades e dificuldades pessoais na execução de cada um dos exercícios. É importante que eles possam nomear o que sentiram, exemplos: dificuldade em alcançar as pontas dos pés na posição da pinça, cansaço ao manter-se por 2 minutos no exercício polichinelo. Em seguida, pergunte sobre as semelhanças e diferenças presentes em cada um desses exercícios. Eles poderão indicar pontos convergentes ou divergentes em relação à intensidade de cada uma das práticas, à estética do movimento, às sensações corporais e aos sentimentos relacionados. Além disso, investiguem conjuntamente o que é necessário para a realização de cada um dos exercícios propostos. Observe se todos os estudantes participaram e compreenderam as suas solicitações. Algumas perguntas dirigidas possibilitam essa investigação.
Essa atividade propicia aos estudantes a experimentação e o levantamento de hipóteses sobre a função das capacidades físicas.
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