Plano de Aula

Plano de aula: Introdução às capacidades físicas

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Descrição

Neste plano, esperamos que os estudantes vivenciem a unidade temática Ginásticas a partir do reconhecimento das capacidades físicas e da percepção das sensações corporais relacionadas ao exercício físico. Dessa forma, os estudantes são convidados tanto à reflexão sobre a ação motora executada quanto à coleta e investigação de dados a respeito das sensações corporais, sempre em consonância com valores morais como cooperação e autonomia.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica de condicionamento físico

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade.
  • Identificar as capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade nas atividades da vida cotidiana.
  • Reconhecer cada um dos conceitos referentes às capacidades físicas vivenciadas.
  • Experimentar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas.
  • Perceber as sensações corporais provocadas pela prática de exercícios físicos.

Competências gerais

1. Conhecimento

6. Trabalho e projeto de vida

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Folhas de papel A4 ou o próprio caderno dos estudantes.
  • Lápis e/ou canetas.
  • Folhas de Cartolina, papel kraft ou quadro.
  • Envelopes.
  • Imagens de diferentes exercícios de condicionamento físico.
  • Materiais diversos para a realização de diferentes exercícios físicos, de acordo com a disponibilidade de oferta em seu contexto profissional (exemplo: halteres, caneleiras, bolas, elásticos, colchonetes etc.).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Para o início do trabalho, convide os estudantes a experimentarem quatro exercícios corporais que solicitem diferentes capacidades físicas (um exercício de flexibilidade, um de força, um de velocidade e um de resistência).

Sugestão de exercícios:

FORÇA: Flexão de braços
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RESISTÊNCIA: Polichinelo por 2 minutos ininterruptos
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VELOCIDADE: Uma volta na quadra/pátio o mais rápido possível

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FLEXIBILIDADE: Posição da pinça
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Verifique se é necessário adaptar os exercícios propostos às características dos estudantes. É importante que todos tenham a oportunidade de vivenciar as práticas. Em seguida, pergunte-lhes quais foram as facilidades e dificuldades pessoais na execução de cada um dos exercícios. É importante que eles possam nomear o que sentiram, exemplos: dificuldade em alcançar as pontas dos pés na posição da pinça, cansaço ao manter-se por 2 minutos no exercício polichinelo. Em seguida, pergunte sobre as semelhanças e diferenças presentes em cada um desses exercícios. Eles poderão indicar pontos convergentes ou divergentes em relação à intensidade de cada uma das práticas, à estética do movimento, às sensações corporais e aos sentimentos relacionados. Além disso, investiguem conjuntamente o que é necessário para a realização de cada um dos exercícios propostos. Observe se todos os estudantes participaram e compreenderam as suas solicitações. Algumas perguntas dirigidas possibilitam essa investigação.

Essa atividade propicia aos estudantes a experimentação e o levantamento de hipóteses sobre a função das capacidades físicas.

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