Plano de Aula

Plano de aula: Danças do Brasil: região Sudeste

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Descrição

A proposta deste plano é a de levar os estudantes a conhecerem as principais danças da região Sudeste, seus sentidos, significados, passos, coreografias, origens sociais e históricas. Identificar e comparar os seus adereços, indumentárias e instrumentos com os da região de origem.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do Brasil e do mundo.

Objetivos de aprendizagem

  • Recriar as danças populares do Sudeste do Brasil: jongo e catira, por meio de exercícios de improvisação.
  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais das danças brasileiras da região Sudeste.
  • Fruir as danças brasileiras da região Sudeste, individual e coletivamente.
  • Identificar os elementos constitutivos das danças do Sudeste do Brasil, seus passos, gestos e a ocupação do espaço.
  • Utilizar movimentos nos planos alto, médio e baixo presentes nas danças brasileiras da região Sudeste.
  • Relacionar o uso dos pés descalços e calçados aos ambientes nos quais as danças são realizadas (praia e tablado).
  • Relacionar os movimentos dos passos ao pulso e à marcação rítmica.
  • Elaborar sequências coreográficas simples das danças brasileiras da região Sudeste.
  • Discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas.

Competências gerais

1.        Conhecimento

2.        Pensamento científico, crítico e criativo

3.        Repertório cultural

Aula

Materiais sugeridos

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie com uma roda e explicite a todos os objetivos da aprendizagem das danças brasileiras do Sudeste do Brasil, e que o projeto será finalizado com uma apresentação de coreografia para a turma ou até mesmo para a comunidade escolar.

Mostre o Mapa Cultural do Brasil e localize seu lugar de origem. Faça uma linha entre ele e o Sudeste, e converse sobre o que sabem a respeito da sua própria região, particularmente suas danças. Se julgar necessário, caso perceba que os estudantes não têm esse conhecimento prévio, selecione, antecipadamente, algum material da sua região, como imagens, áudios ou vídeos de danças. Lembre-se de escolher os recursos de sensibilização de acordo com as características da sua turma, superando possíveis barreiras sensoriais.

Investigue o conhecimento prévio de elementos da música e da dança, o que sabem sobre pulso, contagem do tempo rítmico, e peça para que demonstrem, com exemplos, esse conhecimento.

Pergunte à turma o que sabem sobre as danças do Sudeste. Relate as matrizes culturais dessa região, informando que o jongo será a dança escolhida para iniciar este plano. Se estiver na região estudada, aproveite para destacar os traços característicos da sua paisagem. Informe que será feita uma viagem até lá. Peça a cada estudante que escolha sua maneira, meio de transporte e seu percurso. Avise que, quando chegar ao destino, a proposta será feita com os pés descalços. Lembre-os da origem da dança, praticada tradicionalmente em chão de terra ou areia da praia. Informe sobre a importância do contato dos pés com o chão e pergunte aos estudantes onde eles andam com os pés no chão? Quais as sensações do contato dos pés ou de outra parte do corpo com esses diferentes solos? É importante escolher um local adequado e acessível para todos realizarem essa prática.