Plano de Aula

Plano de aula: Danças do Brasil: região Sudeste

Descrição

A proposta deste plano é a de levar os estudantes a conhecerem as principais danças da região Sudeste, seus sentidos, significados, passos, coreografias, origens sociais e históricas. Identificar e comparar os seus adereços, indumentárias e instrumentos com os da região de origem.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do Brasil e do mundo.

Objetivos de aprendizagem

  • Recriar as danças populares do Sudeste do Brasil: jongo e catira, por meio de exercícios de improvisação.
  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais das danças brasileiras da região Sudeste.
  • Fruir as danças brasileiras da região Sudeste, individual e coletivamente.
  • Identificar os elementos constitutivos das danças do Sudeste do Brasil, seus passos, gestos e a ocupação do espaço.
  • Utilizar movimentos nos planos alto, médio e baixo presentes nas danças brasileiras da região Sudeste.
  • Relacionar o uso dos pés descalços e calçados aos ambientes nos quais as danças são realizadas (praia e tablado).
  • Relacionar os movimentos dos passos ao pulso e à marcação rítmica.
  • Elaborar sequências coreográficas simples das danças brasileiras da região Sudeste.
  • Discutir sobre a importância do respeito às diversidades étnicas.

Competências gerais

1.        Conhecimento

2.        Pensamento científico, crítico e criativo

3.        Repertório cultural