Plano de Aula

Plano de aula: Danças brasileiras do Centro-Oeste

mais ações

Descrição

Neste plano propomos que os estudantes tenham contato com as principais danças da região Centro-Oeste e identifiquem suas origens e seus elementos constitutivos.  Além disso, sugerimos reflexões acerca de que tanto as danças como outras práticas corporais são praticadas de acordo com a sua origem e o ambiente social em que se manifestam e que o contato com práticas de uma cultura muito diferente pode gerar situações de não aceitação e intolerância, que devem ser discutidas e combatidas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Danças do Brasil Centro-Oeste: Siriri (Nandaia) e Ciranda Pantaneira

Objetivos de aprendizagem

  • Experimentar atividades rítmicas, expressivas e gestuais das danças brasileiras do Centro-Oeste.
  • Valorizar os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
  • Recriar as danças populares do Brasil por meio de exercícios de improvisação.
  • Fruir o pulso das músicas das danças, individual e coletivamente.
  • Experimentar os movimentos rítmicos, passos e evoluções coreográficas tradicionais das danças estudadas.
  • Criar adaptações e novas contextualizações das evoluções coreográficas tradicionais das danças estudadas.
  • Utilizar movimentos nos planos: alto, médio e baixo.
  • Elaborar sequências coreográficas simples e compartilhá-las com a turma.
  • Conhecer o contexto e as matrizes culturais e historicamente constituídas presentes nas danças brasileiras da região Centro-Oeste (Siriri).
  • Comparar o contexto e as matrizes historicamente constituídas presentes nas danças brasileiras nos locais onde elas se manifestam.
  • Reconhecer as diferenças entre os seus movimentos e os movimentos dos colegas.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Mapa do Brasil, de preferência o mapeamento cultural com os cinco Brasis de Darcy Ribeiro.
  • Equipamento para reproduzir música.
  • Equipamento para reproduzir vídeos, todos opcionais, para conhecimento do professor e para possível uso nos desdobramentos. Caso haja possibilidade, reproduzir para os estudantes.
  • Um instrumento de percussão: pandeiro ou pandeirola.
  • Fotocópias ou flip chart das letras das canções.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Explicite para os estudantes os objetivos da aprendizagem deste plano. O produto final deste processo pode ser uma apresentação da coreografia para a turma ou até mesmo para a comunidade escolar.

Nessa conversa, pergunte se conhecem as danças tradicionais de sua própria comunidade: Quais ritmos? Quais os tipos de passos? Quais formações? Quais tipos de movimentos, gestos, indumentárias estão presentes? Estão relacionados a uma festa religiosa ou não? 

Peça aos estudantes que demonstrem o que sabem. Esse será o ponto de partida para o início do plano.  Em seguida, pergunte a eles se conhecem ou sobre o que conhecem sobre a região Centro-Oeste. Para sensibilizar a imaginação dos estudantes, conte um pouco sobre a paisagem natural e humana, particularmente a pantaneira.

Convide os estudantes para uma “viagem” até lá.

Observação: Se as aulas são na própria região Centro-Oeste, faça o mesmo levantamento cultural, com possíveis referências comunitárias, e proponha uma “viagem” ao redor do Brasil Caipira.

De acordo com as características dos estudantes, veja se é necessário utilizar estratégias diversificadas para que todos participem das discussões. Para isso, pode ser utilizado material escrito, vídeos ou mesmo experimentações que façam os estudantes relembrarem as danças regionais praticadas anteriormente.

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