É importante que, a partir dos elementos gímnicos experimentados anteriormente, os estudantes tenham a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos na unidade temática Ginásticas, experimentando elementos mais complexos, a partir de suas próprias possibilidades de movimentação. Para tal, serão utilizados os elementos da ginástica, tanto individualmente quanto em grupo, e com a fundamental proposição de que os estudantes se organizem para criar estratégias inclusivas e que respeitem aos seus próprios limites.
Conhecendo os elementos da ginástica
Os elementos básicos da ginástica são constituídos por movimentos estáticos e dinâmicos, que envolvem:
Para explorar e experimentar este elemento, os praticantes devem evidenciar posições corporais com estabilidade. Dessa forma, poderão ser exploradas diferentes posições em quatro, três, dois e um apoios, utilizando diversos segmentos corporais, como mãos, pés, joelhos, entre outros.
Os saltos são movimentos que envolvem o emprego de força para elevar-se do solo, caracterizando uma fase área, em que há a perda de contato do corpo com o solo. É um movimento dinâmico que pode ser realizado com membros inferiores e, em algumas situações, com outros segmentos corporais.
Os saltos poderão ser realizados ainda com ou sem deslocamentos, com ou sem impulso dos membros superiores e em várias direções (frente, trás e ziguezague, para os lados, para cima, para baixo).
Para Bessone (2020, p.18): “As rotações são elementos realizados pelas ginastas em torno do eixo transversal ou longitudinal do corpo, com ou sem apoio no solo. São muito comuns nas rotinas de ginástica rítmica e devem ser sempre combinadas com movimentos de manipulação do aparelho. Os pivots, giros realizados sobre o apoio na ponta de um dos pés, podem ser executados com a perna livre em diferentes alturas, posições e amplitudes. Os rolamentos são rotações em que a ginasta utiliza o solo como base para realizar o giro no eixo corporal.”
As acrobacias são movimentos gímnicos caracterizados por equilíbrio utilizando posições estáticas e/ou movimentos dinâmicos, todos realizados em duplas, trios, quartetos ou em grupos.
Ginástica geral: as possibilidades e limites do corpo
A ginástica geral envolve uma diversidade de movimentos no quais se exige muito dos segmentos corporais, como cabeça, membros superiores e inferiores, tronco e pescoço;
As estruturas corporais, como músculos, ossos e articulações são amplamente solicitadas. Dessa forma, podemos perceber a utilização e as potencialidades para nos movimentar na ginástica de força muscular, resistência, potência, agilidade, flexibilidade, entre outras capacidades físicas.
Ginástica geral e o desempenho corporal
Durante a experimentação dos movimentos relacionados com a ginástica é fundamental reconhecer sinais que possam prejudicar a integridade física. Assim, é importante estar atento a sinais como, por exemplo, o cansaço. Este e outros sinais devem ser considerados como elementos importantes a serem discutidos em aula com os estudantes para que possam reconhecer e respeitar os seus limites corporais, assim como o dos demais colegas da sala.
Além disso, é importante que os estudantes normalizem a perspectiva de que cada indivíduo pode se movimentar da forma que se sentir confortável, sem o estabelecimento de uma única performance considerada como certa e adequada. Exemplo disso são os rolamentos: há estudantes que conseguem rolar para frente e para trás com tranquilidade. Outros, fazem um rolamento sem a rotação no próprio eixo, o que se considera um movimento mais simples. Todos os estudantes merecem igualmente respeito de todos e incentivo para alçar novos voos.
Ginástica geral e os procedimentos de segurança
Como toda aula, desenvolver atividades com o objeto de conhecimento sobre ginástica geral também requer uma percepção das capacidades e potencialidades dos estudantes, assim é importante orientar e mostrar que, apesar de ser um ambiente desafiador e motivante, é essencial preservar a segurança deles.
Combine regras e condutas de procedimentos que possam assegurar a realização das atividades propostas num ambiente respeitoso e seguro. Assim, atente-se para que todos participem e estejam cientes desse momento. Faça o registro em cartazes e fixe em pontos próximos de onde a atividade vai ocorrer. Releia para os estudantes e peça-lhes para analisar se as regras são suficientes ou há algo a ser alterado. Por exemplo, evitar empurrões ou agarrões, estar sempre atento às movimentações dos colegas, entre outras possibilidades.