Contexto fidelidade
Plano de Aula
Plano de aula: Feudalismo: suserania e vassalagem
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Senhores e servos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa (ou projeção) do material da Contextualização.
Cópias impressas (ou projeção) das instruções da Problematização e Sistematização.
Cópias impressas das atividades da Problematização e Sistematização.
Dicionário.
Material complementar:
Contexto - Fidelidade
Problematização - Resolução Contrato feudo-vassálico
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/
Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e à caracterização do assunto neste momento inicial da aula.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm
Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.
https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868
Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.
https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA
Vídeo didático que resume o papel do clero, dos nobres e dos servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Sobre a dinâmica estabelecida entre suseranos e vassalos é necessário, primeiramente, esclarecer aos alunos que ela ocorreu na Idade Média durante o sistema econômico do feudalismo (auge entre os séculos XI e XIII), cuja base era agrícola e o trabalho desempenhado sobretudo pelos servos.
Com relação aos suseranos, diga que estes eram proprietários de terra e que necessitavam dos vassalos (guerreiros) para garantir a proteção de seus domínios e de seus empregados (servos). O vassalo jurava fidelidade ao senhor, cumprindo uma série de exigências, sendo uma delas a dedicação exclusiva de seu trabalho a apenas um suserano. Em troca recebia o chamado feudo, que era o pagamento pelos seus serviços. Este poderia ser em terra, dinheiro ou objetos materiais de valor relevante.
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/idade-media/suserania/
Neste link as relações de suserania e vassalagem estão abordadas de forma resumida, porém levam ao entendimento e caracterização do assunto neste momento inicial da aula.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-cerimonia-vassalagem.htm
Link com a caracterização da cerimônia de homenagem que selava o contrato feudo-vassálico.
https://www.youtube.com/watch?v=xjROTBkz868
Videoaula que aborda as relações de suserania e vassalagem na Idade Média, enfocando as principais características desta dinâmica social.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o slide acima (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qv8Vj7YcR9krFvhWQsettMAVn8BnjFRKpCX8J6e75e8ycRqwApkBcrD269V5/his6-16und03-contexto-fidelidade.pdf).
Para que os alunos possam entender a relação estabelecida entre senhores (suseranos) e seus vassalos, será importante a análise das imagens
acima e a descoberta da palavra que resume esta dinâmica da sociedade medieval: fidelidade (esta encontra-se a partir da letra F na primeira linha
do caça-palavras estando na transversal). Inicie o debate com os seguintes questionamentos:
1) Peça para que os alunos observem atentamente todas as imagens e procurem no caça-palavras o sentimento ou a qualidade que resume as relações sociais das imagens.
2) Quando os alunos detectarem a palavra fidelidade, pergunte qual o sentido desta palavra e por que ela é importante para um relacionamento.
É esperado que os alunos respondam que fidelidade está associada a respeito ao outro e à lealdade, apontando que este sentimento é encontrado
tanto nas relações humanas quanto naquelas relacionadas aos animais.
3) De que forma a fidelidade aparece em cada uma das imagens?
Os alunos deverão apontar que a fidelidade está expressa na primeira imagem por meio das alianças que demonstram compromisso onde uma mulher e um homem aparecem de mãos dadas, mostrando que existe uma relação entre eles. No caso da imagem do cão, os alunos provavelmente apontarão a fidelidade canina. Desta forma, faça os alunos compartilharem suas próprias experiências com seus animais, apontando se estes os esperam quando chegam após a escola, se sentem saudades, se são obedientes aos comandos, se ficam tristes quando os donos estão tristes etc. Por fim, os alunos terão que analisar a fidelidade na imagem que é menos familiar a eles: trata-se de uma pintura medieval retratando um senhor (sentado) recebendo o juramento de fidelidade de seu vassalo. Permita que os alunos digam a opinião deles sobre a imagem. Provavelmente apontarão a existência de uma relação entre as personagens da pintura devido à junção das mãos (assim como na primeira imagem).
4) Diga que na imagem medieval há um senhor (suserano) e um vassalo e peça para apontarem quem é quem na representação.
Estas personagens não serão completamente inéditas para os alunos, haja vista que no objetivo da aula elas serão apresentadas.
5) O que o vassalo parece estar fazendo?
É esperado que os alunos digam que o vassalo está ajoelhado parecendo prometer algo ao senhor ou entregando alguma coisa a ele devido à posição das mãos. Esclareça aos alunos que a relação de trabalho de ambos era baseada na fidelidade, onde o vassalo só poderia ser fiel a um senhor, protegendo as terras dele em troca de um pagamento.
6) Pensando na proteção das terras do senhor, por que a fidelidade seria importante na relação dele com o vassalo?
Nesta questão os alunos podem apontar várias hipóteses, mas é necessário que cheguem à conclusão de que a fidelidade era importante para que as terras estivessem seguras. Devem ressaltar também que um senhor possuía muitos vassalos, haja vista que a propriedade era grande e necessitava do auxílio de várias pessoas que zelassem por sua proteção.
Como adequar à sua realidade: O slide poderá ser projetado, impresso em preto e branco ou colorido. Caso faça a impressão do caça-palavras é importante aproximá-lo dos alunos quando estes forem procurar o sentimento que define as relações estabelecidas nas imagens, facilitando, assim,
a visualização dos alunos.
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=oNfT66nyGSA
Vídeo didático que resume o papel do clero, nobres e servos na sociedade medieval mostrando a interdependência de todos estes segmentos e a caracterização da nobreza, representada pelos guerreiros (vassalos).
Imagens:
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Marriage_Forgiveness.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/Licking_dog.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.
Wiki Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/LFM7.jpg. Acesso em: 21 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula, os alunos irão analisar um documento (O contrato feudo-vassálico) referente à relação estabelecida entre suseranos
e vassalos. No escrito, os estudantes verificarão os requisitos necessários para que o vassalo desempenhe seu papel, mostrando os deveres do mesmo, mas também os direitos que o senhor deveria lhe assegurar. O objetivo é deixar clara a noção de fidelidade e trabalho entre ambos. Posteriormente, criarão um caça-palavras com base em questões feitas por eles próprios relacionadas ao documento lido, contribuindo para um maior entendimento acerca do tema da aula.
Para a otimização do seu tempo de aula e organização da atividade, siga o passo a passo, deixando claras as etapas para os estudantes:
- Formem duplas ou trios.
-Vocês receberão uma folha com algumas atividades para ser feitas (Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzrwzHeWMgQmZcf9ERGubu2sm7exJs2SuXFh3Tu4aZ5kPqxMcfPSjJ4ugRXm/his6-16und03-resolucao-contrato-feudo-vassalico.pdf)
-Com base na análise das informações, realizem os exercícios.
-Esta etapa tem apenas 24 minutos.
-Durante a realização da atividade circule pelos grupos para garantir que os alunos estejam entendendo o documento, auxiliando em possíveis dúvidas.
-Distribua um dicionário para cada grupo (ou peça para os alunos levarem no dia da aula) para colaborar na compreensão do texto caso o Glossário não atenda todos os questionamentos de vocabulário dos alunos.
-Durante a criação do caça-palavras, deixe claro para todos os grupos que as questões que eles deverão formular nas linhas abaixo do caça-palavras devem ter como resposta apenas uma palavra que estará dentro do mesmo. A resposta deve ser encontrada no documento que foi analisado na aula para que todos tenham condições de responder.
-Atenção à forma como os alunos estão preenchendo o caça-palavras. Frise que é importante que coloquem primeiro as respostas das perguntas que fizeram para, posteriormente, preencher com o restante das letras.
-Reforce a necessidade de eles anotarem as próprias respostas em uma folha separada, pois se os alunos não conseguirem responder as questões, eles terão um gabarito com as respostas para fornecer aos colegas.
-Quando os grupos finalizarem o caça-palavras, peça para cortarem a folha na linha pontilhada, entregando a você o jogo com as questões.
Como adequar à sua realidade: Recomenda-se que o material para a Problematização seja impresso. Contudo se a escola não dispuser de recursos para realizar a cópia deste material, será necessário que o professor copie o mesmo antecipadamente para distribuir aos alunos na hora da atividade.
Para a realização do caça-palavras, recomenda-se a utilização de papel quadriculado. Distribua um pedaço com 15 quadradinhos (largura) por 12 (comprimento) para cada grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Nesta atividade os grupos resolverão o caça-palavras criado na etapa da Problematização. Esta atividade reforçará os conhecimentos dos alunos acerca das relações de trabalho estabelecidas entre os senhores e seus vassalos.
-Após recolher todos os caça-palavras, distribua um por grupo tendo o cuidado de não dar o jogo para os alunos que o confeccionaram.
-Estimule os alunos a resolver as questões procurando as respostas no documento. Para tanto, reforce a utilização da folha da Problematização.
-Circule entre os grupos para verificar se as questões estão sendo resolvidas corretamente.
-Uma vez respondidas as questões, os alunos deverão procurar as respostas no caça-palavras.
No fim da aula, lance o seguinte questionamento:
-Como vocês poderiam resumir a relação entre o senhor e seus vassalos?
É esperado que no fim da aula os alunos tenham compreendido como se estabeleciam as dinâmicas de trabalho e relações entre senhores e vassalos bem como as atribuições de cada um neste processo. Reforce o conceito de fidelidade bem como a questão dos senhores e vassalos possuírem direitos e deveres mútuos.
Para você saber mais:
http://novosalunos.com.br/a-importancia-do-uso-de-jogos-no-aprendizado-para-as-novas-geracoes/
A reportagem aborda a importância dos jogos no processo de aprendizagem fornecendo ainda dicas de outros recursos de gamificação para ser utilizados na sala de aula.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Kahoot.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender as relações de fidelidade e trabalho entre suseranos e vassalos.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula com uma questão aos alunos:
- Quais palavras definem “fidelidade” para vocês?
Peça a devolutiva para um determinado prazo. Depois, copie e cole estas palavras em uma ferramenta que as organizem em forma de nuvem de palavras, como o Mentimeter (veja como usá-lo aqui). Você terá um mapeamento das concepções deles a respeito do tema. Disponibilize o resultado da nuvem de palavras e as imagens do slide 1. Proponha que reflitam:
- Qual é o sentido desta palavra?
- Ela é importante em um relacionamento?
- De que forma a fidelidade aparece nas imagens?
- Por que fidelidade seria importante entre um senhor (suserano) e um vassalo?
Problematização
Oriente-os de que irão analisar a respeito da relação entre os senhores (suseranos) e vassalos na época Medieval. Disponibilize o documento com o texto “Contrato feudo-vassálico” e as questões para responderem. Eles devem fazer uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é importante praticarem em casa!), com atenção para as obrigações que as partes tinham entre si. Os registros podem ser feitos na ficha de análise, caderno ou em mídias que utilizam, como o Google sala de aula.
Obs: Sugere-se que não realizem a atividade D nesta etapa. Ela será adaptada para a etapa da Sistematização.
Sistematização
Com base nos estudos sobre as relações entre senhores e vassalos, solicite que os estudantes elaborem sentenças corretas e falsas. Eles devem te dar as devolutivas em um prazo que você deve determinar. Selecione o conjunto de sentenças produzido pela turma e crie um jogo de “Fake ou Fato” em uma ferramenta virtual gratuita, como o Kahoot (veja como usá-lo aqui) ou o Mentimeter (veja como usá-lo aqui). Recomendem que criem também outros jogos em casa, a partir destas informações. Com materiais simples que possuam, podem elaborar cartas para jogos de adivinhação, interpretação ou tabuleiros.
Convite às famílias
Para conhecerem mais a respeito da sociedade feudal, especialmente as relações de fidelidade entre suseranos e vassalos, sugira que assistam ao vídeo educativo:
- Sociedades feudais - Tempo de Estudar (História 7º ano). MultiRio, 19 mar. 2018. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Fiorot
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Trabalho e formas de organização social e cultural.
Objeto(s) de conhecimento: Senhores e servos no mundo antigo e medieval. Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa Medieval e África). Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Habilidade(s) da BNCC: EF06HI16 Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos
Palavras-chave: Feudalismo, suseranos, vassalos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA