17721
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Diferentes tipos de moradias

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre relacionar os tipos de moradias às técnicas e materiais utilizados em sua construção, observados a partir dos lugares de vivência.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides ou cópia das imagens; cópia dos quebra-cabeças e das afirmações e caixa de papelão.

Material complementar:

Quebra- Cabeça: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nczYw4TqGXVjtewq2Sw2txvyy2kBBYhcrCvpgxuqqpG4uv2fGYJnMJGhT4j/geo1-06und03-quebra-cabeca.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante essa aula eles irão identificar como as moradias têm relação com os materiais e com os locais onde estão inseridas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos e leia o questionamento proposto. Os alunos provavelmente irão responder que as moradias são construídas de formas diferentes. Após esse momento, pergunte a eles quais formas de se construir moradias eles conhecem. Permita que os alunos se manifestem sobre o assunto, mas não faça intervenções nesse momento, pois o objetivo é resgatar os conhecimentos prévios que eles possuem.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mostre aos alunos a foto do slide. Em seguida, lance a seguinte questão: O que faz com que as características das moradias mudem de um local para outro? Permita que os alunos se expressem livremente. Em seguida busque aprofundar a discussão lançando os seguintes questionamentos:

  • Por que essa moradia é construída desta forma?
  • Seria possível construí-la de outra forma?
  • Que tipos de materiais foram utilizados para construí-la?
  • No local onde vivemos existe esse tipo de moradia?

Caso não haja palafitas em seu local de vivência, aproveite esse momento para explicar que esse tipo de moradia é muito utilizado nas margens dos rios. Por isso, não são todos os locais que podem apresentar esse tipo de construção.

Espera-se que neste momento os alunos entendam que as técnicas e materiais utilizados para construir uma moradia estão ligados às necessidades do local.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Providencie a cópia dos quebra-cabeças e das afirmações (disponíveis abaixo). Corte previamente as tiras com as afirmações e coloque-as em uma caixa de papelão.

Entregue um jogo de quebra-cabeça para cada grupo (para otimizar o tempo, sugiro que entregue aos alunos as peças já recortadas). Dê um tempo para que eles possam montá-lo e solicite que o colem em uma folha sulfite. Quando todos os grupos tiverem terminado o quebra-cabeça, cole-os no quadro.

Contando com a participação dos grupos, escreva em cima de cada figura o nome da moradia. Em seguida, chame um representante de cada grupo (um por vez) e peça que ele retire uma tira de papel da caixa. Leia para os alunos a afirmação presente na tira e solicite que se manifestem sobre a moradia ao qual ela corresponde. Faça intervenções durante a atividade, caso necessário.

É importante promover uma troca de ideias durante esse momento, permitindo que os alunos se manifestem e participem ativamente desse processo.

Quebra-cabeças e afirmações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nczYw4TqGXVjtewq2Sw2txvyy2kBBYhcrCvpgxuqqpG4uv2fGYJnMJGhT4j/geo1-06und03-quebra-cabeca.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a atividade da ação propositiva, faça com os alunos uma roda de conversa. Em seguida, pergunte a eles o que eles aprenderam sobre cada imagem que apareceu na ação propositiva.

Nesse momento, aproveite para fazer intervenções pontuais, como:

Casa de vidro: É um tipo de construção pouco presente em grandes cidades, pois os moradores perdem um pouco da privacidade por conta da visibilidade de seu interior.

Casa de palha (Oca): É um tipo de moradia típica de aldeias indígenas. É realizada com técnicas de construção que foram ensinadas de geração em geração. É construída pelos próprios moradores da aldeia.

Barraco: É uma construção onde se utiliza restos de materiais e abriga pessoas com pouca condição financeira. Aproveite esse momento para abordar questões importantes, como a desigualdade. Pode-se também incluir um debate sobre o direito à moradia digna para todos os cidadãos.

Prédio: É o tipo de construção que mais cresce nas grandes cidades, pois ocupa menos espaço e é capaz de abrigar várias famílias ao mesmo tempo. Para construí-lo é necessário a utilização de muitos equipamentos e mão de obra.

Durante essa roda de conversa é importante deixar o diálogo aberto aos alunos para fazerem colocações e perguntas que forem convenientes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção dos slides ou cópia das imagens; cópia dos quebra-cabeças e das afirmações e caixa de papelão.

Material complementar:

Quebra- Cabeça: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nczYw4TqGXVjtewq2Sw2txvyy2kBBYhcrCvpgxuqqpG4uv2fGYJnMJGhT4j/geo1-06und03-quebra-cabeca.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante essa aula eles irão identificar como as moradias têm relação com os materiais e com os locais onde estão inseridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos e leia o questionamento proposto. Os alunos provavelmente irão responder que as moradias são construídas de formas diferentes. Após esse momento, pergunte a eles quais formas de se construir moradias eles conhecem. Permita que os alunos se manifestem sobre o assunto, mas não faça intervenções nesse momento, pois o objetivo é resgatar os conhecimentos prévios que eles possuem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Mostre aos alunos a foto do slide. Em seguida, lance a seguinte questão: O que faz com que as características das moradias mudem de um local para outro? Permita que os alunos se expressem livremente. Em seguida busque aprofundar a discussão lançando os seguintes questionamentos:

  • Por que essa moradia é construída desta forma?
  • Seria possível construí-la de outra forma?
  • Que tipos de materiais foram utilizados para construí-la?
  • No local onde vivemos existe esse tipo de moradia?

Caso não haja palafitas em seu local de vivência, aproveite esse momento para explicar que esse tipo de moradia é muito utilizado nas margens dos rios. Por isso, não são todos os locais que podem apresentar esse tipo de construção.

Espera-se que neste momento os alunos entendam que as técnicas e materiais utilizados para construir uma moradia estão ligados às necessidades do local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Providencie a cópia dos quebra-cabeças e das afirmações (disponíveis abaixo). Corte previamente as tiras com as afirmações e coloque-as em uma caixa de papelão.

Entregue um jogo de quebra-cabeça para cada grupo (para otimizar o tempo, sugiro que entregue aos alunos as peças já recortadas). Dê um tempo para que eles possam montá-lo e solicite que o colem em uma folha sulfite. Quando todos os grupos tiverem terminado o quebra-cabeça, cole-os no quadro.

Contando com a participação dos grupos, escreva em cima de cada figura o nome da moradia. Em seguida, chame um representante de cada grupo (um por vez) e peça que ele retire uma tira de papel da caixa. Leia para os alunos a afirmação presente na tira e solicite que se manifestem sobre a moradia ao qual ela corresponde. Faça intervenções durante a atividade, caso necessário.

É importante promover uma troca de ideias durante esse momento, permitindo que os alunos se manifestem e participem ativamente desse processo.

Quebra-cabeças e afirmações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4nczYw4TqGXVjtewq2Sw2txvyy2kBBYhcrCvpgxuqqpG4uv2fGYJnMJGhT4j/geo1-06und03-quebra-cabeca.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após a atividade da ação propositiva, faça com os alunos uma roda de conversa. Em seguida, pergunte a eles o que eles aprenderam sobre cada imagem que apareceu na ação propositiva.

Nesse momento, aproveite para fazer intervenções pontuais, como:

Casa de vidro: É um tipo de construção pouco presente em grandes cidades, pois os moradores perdem um pouco da privacidade por conta da visibilidade de seu interior.

Casa de palha (Oca): É um tipo de moradia típica de aldeias indígenas. É realizada com técnicas de construção que foram ensinadas de geração em geração. É construída pelos próprios moradores da aldeia.

Barraco: É uma construção onde se utiliza restos de materiais e abriga pessoas com pouca condição financeira. Aproveite esse momento para abordar questões importantes, como a desigualdade. Pode-se também incluir um debate sobre o direito à moradia digna para todos os cidadãos.

Prédio: É o tipo de construção que mais cresce nas grandes cidades, pois ocupa menos espaço e é capaz de abrigar várias famílias ao mesmo tempo. Para construí-lo é necessário a utilização de muitos equipamentos e mão de obra.

Durante essa roda de conversa é importante deixar o diálogo aberto aos alunos para fazerem colocações e perguntas que forem convenientes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano