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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Entender o MST (Movimento dos Sem Terra) no Brasil e sua estratégia polêmica de ocupar terras para produzir alimentos sem agrotóxicos

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, as vivências permitirão desenvolver tal habilidade relacionadas aos diferentes vieses sobre os movimentos sociais, especialmente o MST, sobretudo as polêmicas quanto às ocupações de terras e a produção de alimento sem o uso de agrotóxicos.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia das imagens e textos dos slides.

Material complementar:

Imagem da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZTQC7Tay2v9pwKm7xhWTrZGb2mpqKdv9x2SMkrSw9hy7rckHaKvUqtFs6yf/geo8-10und01-problematizacao.pdf

Textos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mntg8pMWz9wmNd7hR8xQ6QTBcSQNGXEfGPnATVK8EA4UHrKyRaXk2rgd3kuG/geo8-10und01-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Assentamentos. Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/assentamento>. Acesso em: 06 mar 2019.
FARIA, Caroline. MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/>. Acesso em: 06 mar 2019.
FIGUEIREDO, G.C.; PINTO, J.M.R. Acampamento e Assentamento: participação, experiência e vivência em dois momentos da luta pela terra. Psicologia & Sociedade, vol.26, n.3, p.562-571. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n3/a05v26n3.pdf> Acesso em: 06 mar 2019.
PINA, Rute. MST produz 150 mil mudas para reflorestar Bacia do Rio Doce contaminada pela Samarco. Brasil de Fato, 24/10/2017. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/10/24/mst-produz-150-mil-mudas-para-reflorestar-bacia-do-rio-doce-contaminado-pela-samarco/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Quem somos? Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Disponível em: <http://www.mst.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 06 mar 2019.

Acampamento rural: É quando um grupo de pessoas sem terra se reúne para exigir seus direitos. A forma que os movimentos sociais encontraram para ganhar visibilidade do poder público e da sociedade foi através das ocupações de terras ou de prédios públicos. No caso do MST a reivindicação principal é pela Reforma Agrária.

Assentamento rural: É quando os movimentos sociais conseguem se estabelecer em determinado local, após a ocupação, e tenha chegado a um entendimento com o governo quanto a posse ou concessão das terras requeridas, sua função produtiva e social.

Reforma Agrária: É a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir um movimento social do campo brasileiro bastante polêmico junto a sociedade. Por um lado, muitos o condenam devido a ocupação de terras e por sua visão ideológica. Por outro, são admirados por trazer produtividade a terra plantando alimentos saudáveis para as pessoas e preservando o meio ambiente. Deixe claro que nessa aula será analisado tal movimento social por esses dois vieses, através de uma vivência que evidencie opiniões opostas, construindo uma reflexão sadia que possibilite uma autonomia do aluno em relação ao tema.

Como adequar à sua realidade: Caso exista um acampamento ou assentamento em sua cidade (região), tanto do MST ou mesmo de um outro movimento social, aproveite e explore sua história e repercussões junto aos alunos.

Para você saber mais:

Assentamentos. Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/assentamento>. Acesso em: 06 mar 2019.
FARIA, Caroline. MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/>. Acesso em: 06 mar 2019.
FIGUEIREDO, G.C.; PINTO, J.M.R. Acampamento e Assentamento: participação, experiência e vivência em dois momentos da luta pela terra. Psicologia & Sociedade, vol.26, n.3, p.562-571. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n3/a05v26n3.pdf> Acesso em: 06 mar 2019.
PINA, Rute. MST produz 150 mil mudas para reflorestar Bacia do Rio Doce contaminada pela Samarco. Brasil de Fato, 24/10/2017. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/10/24/mst-produz-150-mil-mudas-para-reflorestar-bacia-do-rio-doce-contaminado-pela-samarco/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Quem somos? Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Disponível em: <http://www.mst.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 06 mar 2019.

Acampamento rural: É quando um grupo de pessoas sem terra se reúne para exigir seus direitos. A forma que os movimentos sociais encontraram para ganhar visibilidade do poder público e da sociedade foi através das ocupações de terras ou de prédios públicos. No caso do MST a reivindicação principal é pela Reforma Agrária.

Assentamento rural: É quando os movimentos sociais conseguem se estabelecer em determinado local, após a ocupação, e tenha chegado a um entendimento com o governo quanto a posse ou concessão das terras requeridas, sua função produtiva e social.

Reforma Agrária: É a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Levantar as opiniões dos alunos sobre a definição de movimento social é importante no sentido do professor entender os conhecimentos prévios da turma. Como vivemos numa sociedade da informação, muitas opiniões vão refletir “n” situações vivenciadas pelos alunos. Visto isso, peça que leiam a pergunta do slide e respondam no caderno. A seguir, acrescente as seguintes questões:

  • Sua opinião é baseada em quê?
  • Será que nossa opinião reflete realmente a verdade sobre um fato?
  • Ou podemos considerar diversos pontos de vista sobre um fenômeno/informação?
  • E o MST, significa o que para você?

É esperado que o aluno justifique sua resposta a partir de experiências que teve com as mídias digitais (internet) ou mesmo alguma educação informal que tenha tido em seu desenvolvimento. Já pensando na problematização, peça que a turma se expresse brevemente sobre suas respostas, criando subsídios para o professor dar continuidade à aula.

Nesse momento, explore brevemente a repercussão na sociedade das ações polêmicas do MST, tais como a ocupação de terras produtivas e improdutivas por um lado; e por outro, a proteção do meio ambiente e a produção de alimentos sem agrotóxicos. Isso estimulará um debate mais profícuo para a problematização. Explique que um movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Para você saber mais:

Invasões do MST poderão ser consideradas terrorismo. Uol Notícias. Disponível em: <https://canalrural.uol.com.br/noticias/invasoes-mst-poderao-ser-consideradas-terrorismo-72918/>. Acesso em: 06 mar 2019.

MST inicia 'abril vermelho' com invasões de fazendas em 4 Estados. Estado de S. Paulo. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,mst-inicia-abril-vermelho-com-invasoes-de-fazendas-em-4-estados,70002262688>. Acesso em: 06 mar 2019.

O que é propriedade improdutiva? Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/o-que-e-propriedade-improdutiva>. Acesso em: 06 mar 2019.

ROCHA, Camilo. Por que o MST aposta na produção de alimentos orgânicos. Nexo, 26/08/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/26/Por-que-o-MST-aposta-na-produ%C3%A7%C3%A3o-de-alimentos-org%C3%A2nicos>. Acesso em: 06 mar 2019.

SILVA, Ronnie Aldrin. MST é o maior produtor orgânico do país. Fundação Perseu Abramo. Disponível em: . Acesso em: 06 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Levantado o conhecimento dos alunos sobre a definição de movimento social, utilize a imagem para sensibilizá-lo à questão. Sendo um movimento político, é fato que as famílias presentes no movimento envolvam as crianças em suas reivindicações. Explore o quanto é difícil o envolvimento de famílias inteiras nas reivindicações de tal movimento. Traga uma reflexão sobre o possível papel das crianças da imagem, mostrando que outras crianças da mesma idade deles estão tendo um posicionamento e vivência social muitas vezes diferentes. Na sequência, exponha a pergunta apresentada no slide, sugerindo que a respondam no caderno. Isso servirá para a próxima etapa da aula.

Dada a atual conjuntura histórica e política de nosso país de hoje, muitas crianças condenarão o MST. Mas terão alunos que se posicionarão a favor também. Muitos assumirão o discurso legalista de não ocupar propriedades privadas. Entretanto, outros assumirão um papel de necessidade de quebrar algumas regras judiciais para um bem comum maior, ou seja, a justa distribuição de terras, a busca pela reforma agrária, a diminuição das desigualdades sociais (que é bem grande em nosso país) e a produção de uma agricultura familiar saudável sem agrotóxicos. Não dê continuidade a conversa nessa etapa ou mesmo comece a introduzir a ação propositiva a seguir.

Imagem da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZTQC7Tay2v9pwKm7xhWTrZGb2mpqKdv9x2SMkrSw9hy7rckHaKvUqtFs6yf/geo8-10und01-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

MST promove doutrinação de crianças. R7. Disponível em: <https://noticias.r7.com/prisma/coluna-do-fraga/mst-promove-doutrinacao-de-criancas-03102018>. Acesso em: 06 mar 2019.

MST reúne crianças de assentamentos para encontro 'sem terrinha'. Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/mst-reune-criancas-de-assentamentos-para-encontro-sem-terrinha.shtml>. Acesso em 06 mar 2019.

MST repudia terrorismo da TV Record sobre encontro de crianças ‘sem-terrinha’. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/02/mst-repudia-terrorismo-da-tv-record-sobre-encontro-de-criancas-sem-terrinha. Acesso em: 06 mar 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Chegou o momento de vivenciar um debate sobre os vieses presentes na sociedade quanto ao movimento dos sem terras. Nos slides 5 e 6 temos duas reportagens que exploram a questão da ocupação de terras pelo movimento, com um teor mais negativo e outra com um teor mais positivo, elogiando as conquistas do movimento quanto a produção de alimento sem agrotóxico. Diante disso, divida a turma em dois grandes grupos, um voltado para o outro:

  • Projete os textos ou mesmo imprima-os;
  • Cada texto ficará com um dos grupos;
  • Peça que leiam os textos e que cada grupo os discuta, chegando a uma interpretação deles (conclusão ou não);
  • Suscite uma conversa entre os grupos com cada um deles defendendo suas ideias.

É importante que o papo seja saudável e com muita tolerância. Explique que ideias que envolvem coletivo de pessoas são bastante polêmicas dentro de uma sociedade brasileira dividida como os dias de hoje. É esperado que com essa atividade os alunos comecem a refletir sobre as diferentes opiniões que o MST tem no seio da sociedade. E o quanto é importante verificar e debater o conteúdo do que se está falando sobre um movimento social como esse, que ocorre no Brasil todo e é reconhecido internacionalmente, seja em sua face negativa ou positiva. Mostre também o quanto é importante tomar posicionamento de fatos, principalmente os de teor político, tais como acontece nos movimentos sociais, fugindo das já famosas fake news.

Textos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mntg8pMWz9wmNd7hR8xQ6QTBcSQNGXEfGPnATVK8EA4UHrKyRaXk2rgd3kuG/geo8-10und01-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha notícias ou informações sobre movimentos sociais locais, mesmo que seja um acampamento ou assentamento do MST na sua região, utilize os jornais que circulam em sua cidade para desenvolver tal ação propositiva. É só alterar os textos por outros pré-selecionados por você.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Chegou o momento de vivenciar um debate sobre os vieses presentes na sociedade quanto ao movimento dos sem terras. Nos slides 5 e 6 temos duas reportagens que exploram a questão da ocupação de terras pelo movimento, com um teor mais negativo e outra com um teor mais positivo, elogiando as conquistas do movimento quanto a produção de alimento sem agrotóxico. Diante disso, divida a turma em dois grandes grupos, um voltado para o outro:

  • Projete os textos ou mesmo imprima-os;
  • Cada texto ficará com um dos grupos;
  • Peça que leiam os textos e que cada grupo os discuta, chegando a uma interpretação deles (conclusão ou não);
  • Suscite uma conversa entre os grupos com cada um deles defendendo suas ideias.

É importante que o papo seja saudável e com muita tolerância. Explique que ideias que envolvem coletivo de pessoas são bastante polêmicas dentro de uma sociedade brasileira dividida como os dias de hoje. É esperado que com essa atividade os alunos comecem a refletir sobre as diferentes opiniões que o MST tem no seio da sociedade. E o quanto é importante verificar e debater o conteúdo do que se está falando sobre um movimento social como esse, que ocorre no Brasil todo e é reconhecido internacionalmente, seja em sua face negativa ou positiva. Mostre também o quanto é importante tomar posicionamento de fatos, principalmente os de teor político, tais como acontece nos movimentos sociais, fugindo das já famosas fake news.

Textos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mntg8pMWz9wmNd7hR8xQ6QTBcSQNGXEfGPnATVK8EA4UHrKyRaXk2rgd3kuG/geo8-10und01-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha notícias ou informações sobre movimentos sociais locais, mesmo que seja um acampamento ou assentamento do MST na sua região, utilize os jornais que circulam em sua cidade para desenvolver tal ação propositiva. É só alterar os textos por outros pré-selecionados por você.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Ao longo de toda a aula, foram trabalhadas informações polêmicas sobre um movimento social brasileiro que reivindica direitos que foram suplantados de grande parte da população, ou seja, o direito a um pedaço de terra para plantar e sobreviver. Visto a questão colonialista brasileira que se arrasta por toda a sua história, é o momento de mostrar aos alunos que opiniões e reflexões são feitas de acordo com cada interesse de parcelas da sociedade. Ricos não terão os mesmos anseios que os pobres...trabalhadores não terão os mesmos anseios que os patrões. Diante disso, apresente os seguintes questionamentos:

  • Ao final de nossa aula, expressem suas opiniões quanto às divergências que a sociedade expressa em relação ao MST.
  • Por que é preciso ocupar terras para produzir alimentos mais saudáveis? Esse é o principal motivo das ocupações?

É esperado que os alunos entendam que existem interesses por trás da criminalização ou não do MST. Que as camadas sociais estão em conflito em nome de seus interesses. E isso foi visualizado nas duas reportagens expostas na ação propositiva.

Complementando essa ideia, é necessário aqui expor aos alunos algumas questões para elucidar melhor seus pontos de vista e toda a dinâmica de aula até então: que o Estado (através das forças militares) também exerce violência no campo contra os trabalhadores sem terra, recebendo uma reação mais enérgica dos trabalhadores; que as terras no Brasil são bastante concentradas na mão de poucas famílias, sendo pouco utilizadas para a produção de alimentos; que muito das produções agrícolas brasileiras são baseadas em monoculturas latifundiárias, plantando basicamente produtos para exportação (soja e cana por exemplo) e com muitos agrotóxicos. Sendo assim, o MST construiu uma tática de ocupar terras improdutivas dentro dessa lógica, contribuindo para sua produção de alimentos mais saudáveis. É essencial o aluno entender que a verdade aqui é baseada em diversas opiniões e interesses. E para ele ser bem informado e entender a dinâmica disso ele precisa pesquisar e vasculhar bem os documentos e posicionamentos de vários lados que estão envolvidos na dinâmica da distribuição de terras no Brasil.

Para você saber mais:

10 sem-terras são mortos em confronto com a PM. Disponível em: <http://www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-417531-10-sem-terras-sao-mortos-em-confronto-com-a-pm.html?v=649>. Acesso em: 07 mar 2019.

O Pará é o estado com o maior número de massacres no campo, segundo a CPT. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/para/noticia/o-para-e-o-estado-com-o-maior-numero-de-massacres-no-campo-segundo-a-cpt.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

ROSSI, Amanda. Brasil tem recorde de assassinatos no campo em 2017, mas só dois casos são esclarecidos. BBC News, 24/07/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44933382>. Acesso em: 07 mar 2019.

O uso de agrotóxicos na produção de alimentos é a expressão do avanço do modelo capitalista no… Disponível em: <http://contraosagrotoxicos.org/o-uso-de-agrotoxicos-na-producao-de-alimentos-e-a-expressao-do-avanco-do-modelo-capitalista-no/>. Acesso em: 07 mar 2019.

VEZZALI, Fabiana. Concentração de terra na mão de poucos custa caro ao Brasil. Carta Maior,10/07/2006. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia-Politica/Concentracao-de-terra-na-mao-de-poucos-custa-caro-ao-Brasil/7/9946>. Acesso em: 07 mar 2019.

VILELLA, Flávia. Menos de 1% das propriedades agrícolas detém quase metade da área rural no país. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/menos-de-1-das-propriedades-agricolas-detem-quase-metade-da-area-rural Acesso em 07 mar. 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano, as vivências permitirão desenvolver tal habilidade relacionadas aos diferentes vieses sobre os movimentos sociais, especialmente o MST, sobretudo as polêmicas quanto às ocupações de terras e a produção de alimento sem o uso de agrotóxicos.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia das imagens e textos dos slides.

Material complementar:

Imagem da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZTQC7Tay2v9pwKm7xhWTrZGb2mpqKdv9x2SMkrSw9hy7rckHaKvUqtFs6yf/geo8-10und01-problematizacao.pdf

Textos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mntg8pMWz9wmNd7hR8xQ6QTBcSQNGXEfGPnATVK8EA4UHrKyRaXk2rgd3kuG/geo8-10und01-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Assentamentos. Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/assentamento>. Acesso em: 06 mar 2019.
FARIA, Caroline. MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/>. Acesso em: 06 mar 2019.
FIGUEIREDO, G.C.; PINTO, J.M.R. Acampamento e Assentamento: participação, experiência e vivência em dois momentos da luta pela terra. Psicologia & Sociedade, vol.26, n.3, p.562-571. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n3/a05v26n3.pdf> Acesso em: 06 mar 2019.
PINA, Rute. MST produz 150 mil mudas para reflorestar Bacia do Rio Doce contaminada pela Samarco. Brasil de Fato, 24/10/2017. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/10/24/mst-produz-150-mil-mudas-para-reflorestar-bacia-do-rio-doce-contaminado-pela-samarco/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Quem somos? Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Disponível em: <http://www.mst.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 06 mar 2019.

Acampamento rural: É quando um grupo de pessoas sem terra se reúne para exigir seus direitos. A forma que os movimentos sociais encontraram para ganhar visibilidade do poder público e da sociedade foi através das ocupações de terras ou de prédios públicos. No caso do MST a reivindicação principal é pela Reforma Agrária.

Assentamento rural: É quando os movimentos sociais conseguem se estabelecer em determinado local, após a ocupação, e tenha chegado a um entendimento com o governo quanto a posse ou concessão das terras requeridas, sua função produtiva e social.

Reforma Agrária: É a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir um movimento social do campo brasileiro bastante polêmico junto a sociedade. Por um lado, muitos o condenam devido a ocupação de terras e por sua visão ideológica. Por outro, são admirados por trazer produtividade a terra plantando alimentos saudáveis para as pessoas e preservando o meio ambiente. Deixe claro que nessa aula será analisado tal movimento social por esses dois vieses, através de uma vivência que evidencie opiniões opostas, construindo uma reflexão sadia que possibilite uma autonomia do aluno em relação ao tema.

Como adequar à sua realidade: Caso exista um acampamento ou assentamento em sua cidade (região), tanto do MST ou mesmo de um outro movimento social, aproveite e explore sua história e repercussões junto aos alunos.

Para você saber mais:

Assentamentos. Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/assentamento>. Acesso em: 06 mar 2019.
FARIA, Caroline. MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/>. Acesso em: 06 mar 2019.
FIGUEIREDO, G.C.; PINTO, J.M.R. Acampamento e Assentamento: participação, experiência e vivência em dois momentos da luta pela terra. Psicologia & Sociedade, vol.26, n.3, p.562-571. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n3/a05v26n3.pdf> Acesso em: 06 mar 2019.
PINA, Rute. MST produz 150 mil mudas para reflorestar Bacia do Rio Doce contaminada pela Samarco. Brasil de Fato, 24/10/2017. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/10/24/mst-produz-150-mil-mudas-para-reflorestar-bacia-do-rio-doce-contaminado-pela-samarco/>. Acesso em: 06 mar 2019.
Quem somos? Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. Disponível em: <http://www.mst.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 06 mar 2019.

Acampamento rural: É quando um grupo de pessoas sem terra se reúne para exigir seus direitos. A forma que os movimentos sociais encontraram para ganhar visibilidade do poder público e da sociedade foi através das ocupações de terras ou de prédios públicos. No caso do MST a reivindicação principal é pela Reforma Agrária.

Assentamento rural: É quando os movimentos sociais conseguem se estabelecer em determinado local, após a ocupação, e tenha chegado a um entendimento com o governo quanto a posse ou concessão das terras requeridas, sua função produtiva e social.

Reforma Agrária: É a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Levantar as opiniões dos alunos sobre a definição de movimento social é importante no sentido do professor entender os conhecimentos prévios da turma. Como vivemos numa sociedade da informação, muitas opiniões vão refletir “n” situações vivenciadas pelos alunos. Visto isso, peça que leiam a pergunta do slide e respondam no caderno. A seguir, acrescente as seguintes questões:

  • Sua opinião é baseada em quê?
  • Será que nossa opinião reflete realmente a verdade sobre um fato?
  • Ou podemos considerar diversos pontos de vista sobre um fenômeno/informação?
  • E o MST, significa o que para você?

É esperado que o aluno justifique sua resposta a partir de experiências que teve com as mídias digitais (internet) ou mesmo alguma educação informal que tenha tido em seu desenvolvimento. Já pensando na problematização, peça que a turma se expresse brevemente sobre suas respostas, criando subsídios para o professor dar continuidade à aula.

Nesse momento, explore brevemente a repercussão na sociedade das ações polêmicas do MST, tais como a ocupação de terras produtivas e improdutivas por um lado; e por outro, a proteção do meio ambiente e a produção de alimentos sem agrotóxicos. Isso estimulará um debate mais profícuo para a problematização. Explique que um movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Para você saber mais:

Invasões do MST poderão ser consideradas terrorismo. Uol Notícias. Disponível em: <https://canalrural.uol.com.br/noticias/invasoes-mst-poderao-ser-consideradas-terrorismo-72918/>. Acesso em: 06 mar 2019.

MST inicia 'abril vermelho' com invasões de fazendas em 4 Estados. Estado de S. Paulo. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,mst-inicia-abril-vermelho-com-invasoes-de-fazendas-em-4-estados,70002262688>. Acesso em: 06 mar 2019.

O que é propriedade improdutiva? Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/o-que-e-propriedade-improdutiva>. Acesso em: 06 mar 2019.

ROCHA, Camilo. Por que o MST aposta na produção de alimentos orgânicos. Nexo, 26/08/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/26/Por-que-o-MST-aposta-na-produ%C3%A7%C3%A3o-de-alimentos-org%C3%A2nicos>. Acesso em: 06 mar 2019.

SILVA, Ronnie Aldrin. MST é o maior produtor orgânico do país. Fundação Perseu Abramo. Disponível em: . Acesso em: 06 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Levantado o conhecimento dos alunos sobre a definição de movimento social, utilize a imagem para sensibilizá-lo à questão. Sendo um movimento político, é fato que as famílias presentes no movimento envolvam as crianças em suas reivindicações. Explore o quanto é difícil o envolvimento de famílias inteiras nas reivindicações de tal movimento. Traga uma reflexão sobre o possível papel das crianças da imagem, mostrando que outras crianças da mesma idade deles estão tendo um posicionamento e vivência social muitas vezes diferentes. Na sequência, exponha a pergunta apresentada no slide, sugerindo que a respondam no caderno. Isso servirá para a próxima etapa da aula.

Dada a atual conjuntura histórica e política de nosso país de hoje, muitas crianças condenarão o MST. Mas terão alunos que se posicionarão a favor também. Muitos assumirão o discurso legalista de não ocupar propriedades privadas. Entretanto, outros assumirão um papel de necessidade de quebrar algumas regras judiciais para um bem comum maior, ou seja, a justa distribuição de terras, a busca pela reforma agrária, a diminuição das desigualdades sociais (que é bem grande em nosso país) e a produção de uma agricultura familiar saudável sem agrotóxicos. Não dê continuidade a conversa nessa etapa ou mesmo comece a introduzir a ação propositiva a seguir.

Imagem da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7ZTQC7Tay2v9pwKm7xhWTrZGb2mpqKdv9x2SMkrSw9hy7rckHaKvUqtFs6yf/geo8-10und01-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

MST promove doutrinação de crianças. R7. Disponível em: <https://noticias.r7.com/prisma/coluna-do-fraga/mst-promove-doutrinacao-de-criancas-03102018>. Acesso em: 06 mar 2019.

MST reúne crianças de assentamentos para encontro 'sem terrinha'. Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/mst-reune-criancas-de-assentamentos-para-encontro-sem-terrinha.shtml>. Acesso em 06 mar 2019.

MST repudia terrorismo da TV Record sobre encontro de crianças ‘sem-terrinha’. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/02/mst-repudia-terrorismo-da-tv-record-sobre-encontro-de-criancas-sem-terrinha. Acesso em: 06 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Chegou o momento de vivenciar um debate sobre os vieses presentes na sociedade quanto ao movimento dos sem terras. Nos slides 5 e 6 temos duas reportagens que exploram a questão da ocupação de terras pelo movimento, com um teor mais negativo e outra com um teor mais positivo, elogiando as conquistas do movimento quanto a produção de alimento sem agrotóxico. Diante disso, divida a turma em dois grandes grupos, um voltado para o outro:

  • Projete os textos ou mesmo imprima-os;
  • Cada texto ficará com um dos grupos;
  • Peça que leiam os textos e que cada grupo os discuta, chegando a uma interpretação deles (conclusão ou não);
  • Suscite uma conversa entre os grupos com cada um deles defendendo suas ideias.

É importante que o papo seja saudável e com muita tolerância. Explique que ideias que envolvem coletivo de pessoas são bastante polêmicas dentro de uma sociedade brasileira dividida como os dias de hoje. É esperado que com essa atividade os alunos comecem a refletir sobre as diferentes opiniões que o MST tem no seio da sociedade. E o quanto é importante verificar e debater o conteúdo do que se está falando sobre um movimento social como esse, que ocorre no Brasil todo e é reconhecido internacionalmente, seja em sua face negativa ou positiva. Mostre também o quanto é importante tomar posicionamento de fatos, principalmente os de teor político, tais como acontece nos movimentos sociais, fugindo das já famosas fake news.

Textos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mntg8pMWz9wmNd7hR8xQ6QTBcSQNGXEfGPnATVK8EA4UHrKyRaXk2rgd3kuG/geo8-10und01-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha notícias ou informações sobre movimentos sociais locais, mesmo que seja um acampamento ou assentamento do MST na sua região, utilize os jornais que circulam em sua cidade para desenvolver tal ação propositiva. É só alterar os textos por outros pré-selecionados por você.

Slide Plano Aula

Orientações: Chegou o momento de vivenciar um debate sobre os vieses presentes na sociedade quanto ao movimento dos sem terras. Nos slides 5 e 6 temos duas reportagens que exploram a questão da ocupação de terras pelo movimento, com um teor mais negativo e outra com um teor mais positivo, elogiando as conquistas do movimento quanto a produção de alimento sem agrotóxico. Diante disso, divida a turma em dois grandes grupos, um voltado para o outro:

  • Projete os textos ou mesmo imprima-os;
  • Cada texto ficará com um dos grupos;
  • Peça que leiam os textos e que cada grupo os discuta, chegando a uma interpretação deles (conclusão ou não);
  • Suscite uma conversa entre os grupos com cada um deles defendendo suas ideias.

É importante que o papo seja saudável e com muita tolerância. Explique que ideias que envolvem coletivo de pessoas são bastante polêmicas dentro de uma sociedade brasileira dividida como os dias de hoje. É esperado que com essa atividade os alunos comecem a refletir sobre as diferentes opiniões que o MST tem no seio da sociedade. E o quanto é importante verificar e debater o conteúdo do que se está falando sobre um movimento social como esse, que ocorre no Brasil todo e é reconhecido internacionalmente, seja em sua face negativa ou positiva. Mostre também o quanto é importante tomar posicionamento de fatos, principalmente os de teor político, tais como acontece nos movimentos sociais, fugindo das já famosas fake news.

Textos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mntg8pMWz9wmNd7hR8xQ6QTBcSQNGXEfGPnATVK8EA4UHrKyRaXk2rgd3kuG/geo8-10und01-acao-propositiva.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso tenha notícias ou informações sobre movimentos sociais locais, mesmo que seja um acampamento ou assentamento do MST na sua região, utilize os jornais que circulam em sua cidade para desenvolver tal ação propositiva. É só alterar os textos por outros pré-selecionados por você.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Ao longo de toda a aula, foram trabalhadas informações polêmicas sobre um movimento social brasileiro que reivindica direitos que foram suplantados de grande parte da população, ou seja, o direito a um pedaço de terra para plantar e sobreviver. Visto a questão colonialista brasileira que se arrasta por toda a sua história, é o momento de mostrar aos alunos que opiniões e reflexões são feitas de acordo com cada interesse de parcelas da sociedade. Ricos não terão os mesmos anseios que os pobres...trabalhadores não terão os mesmos anseios que os patrões. Diante disso, apresente os seguintes questionamentos:

  • Ao final de nossa aula, expressem suas opiniões quanto às divergências que a sociedade expressa em relação ao MST.
  • Por que é preciso ocupar terras para produzir alimentos mais saudáveis? Esse é o principal motivo das ocupações?

É esperado que os alunos entendam que existem interesses por trás da criminalização ou não do MST. Que as camadas sociais estão em conflito em nome de seus interesses. E isso foi visualizado nas duas reportagens expostas na ação propositiva.

Complementando essa ideia, é necessário aqui expor aos alunos algumas questões para elucidar melhor seus pontos de vista e toda a dinâmica de aula até então: que o Estado (através das forças militares) também exerce violência no campo contra os trabalhadores sem terra, recebendo uma reação mais enérgica dos trabalhadores; que as terras no Brasil são bastante concentradas na mão de poucas famílias, sendo pouco utilizadas para a produção de alimentos; que muito das produções agrícolas brasileiras são baseadas em monoculturas latifundiárias, plantando basicamente produtos para exportação (soja e cana por exemplo) e com muitos agrotóxicos. Sendo assim, o MST construiu uma tática de ocupar terras improdutivas dentro dessa lógica, contribuindo para sua produção de alimentos mais saudáveis. É essencial o aluno entender que a verdade aqui é baseada em diversas opiniões e interesses. E para ele ser bem informado e entender a dinâmica disso ele precisa pesquisar e vasculhar bem os documentos e posicionamentos de vários lados que estão envolvidos na dinâmica da distribuição de terras no Brasil.

Para você saber mais:

10 sem-terras são mortos em confronto com a PM. Disponível em: <http://www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-417531-10-sem-terras-sao-mortos-em-confronto-com-a-pm.html?v=649>. Acesso em: 07 mar 2019.

O Pará é o estado com o maior número de massacres no campo, segundo a CPT. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/para/noticia/o-para-e-o-estado-com-o-maior-numero-de-massacres-no-campo-segundo-a-cpt.ghtml>. Acesso em: 07 mar 2019.

ROSSI, Amanda. Brasil tem recorde de assassinatos no campo em 2017, mas só dois casos são esclarecidos. BBC News, 24/07/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44933382>. Acesso em: 07 mar 2019.

O uso de agrotóxicos na produção de alimentos é a expressão do avanço do modelo capitalista no… Disponível em: <http://contraosagrotoxicos.org/o-uso-de-agrotoxicos-na-producao-de-alimentos-e-a-expressao-do-avanco-do-modelo-capitalista-no/>. Acesso em: 07 mar 2019.

VEZZALI, Fabiana. Concentração de terra na mão de poucos custa caro ao Brasil. Carta Maior,10/07/2006. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia-Politica/Concentracao-de-terra-na-mao-de-poucos-custa-caro-ao-Brasil/7/9946>. Acesso em: 07 mar 2019.

VILELLA, Flávia. Menos de 1% das propriedades agrícolas detém quase metade da área rural no país. Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/menos-de-1-das-propriedades-agricolas-detem-quase-metade-da-area-rural Acesso em 07 mar. 2019.

Slide Plano Aula

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