17340
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Noções sobre emigração e imigração

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre distinguir as noções de emigração e imigração.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Tendo em vista a oportunidade de enriquecer a aula, você deve solicitar que os estudantes leiam o texto O Brasil Pelo Olhar dos Imigrantes antes da aula. Assim, no dia da aula, você fará a revisão dos aspectos mais significativos do referido material.

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6DHTn4aNWd6RZ6VY3Nkm4cmtn9YhgQRM4T76PveXnwYpKwhnEc4sQFJ4kn9/geo05-01und02-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais: O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que, IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas em um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm

https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/as-10-cidades-com-maior-oferta-de-emprego-no-brasil/

https://ndmais.com.br/noticias/haitianos-os-imigrantes-do-seculo-21-em-santa-catarina/

Contextos prévios: Habilidades conexas: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF05GE08, EF06GE01, EF06GE02.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Informe à turma que fará a leitura de uma história em quadrinhos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a imagem convidando os seus estudantes a analisá-la. Para tanto, você pode: projetar ou apresentá-la na forma impressa.

Instigue a turma para a análise do tema Deslocamentos Populacionais a partir da apresentação e reflexão da imagem. Questione aos alunos sobre a imagem: Qual a ideia que vem na cabeça de vocês com essa imagem?

Pergunte se na turma há algum estudante que tenha morado em outra cidade e se ele pode contar para turma como foi.

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos principais aspectos mencionados ao longo da argumentação.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente os questionamentos aos estudantes, estimulando o clima de troca entre a turma.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos para fazerem a atividade da ação propositiva: Análise do texto “O Brasil Pelo Olhar dos Imigrantes”.

Lembre-se de que deve trabalhar com os pontos marcantes do texto, já que houve a indicação de que os estudantes fizessem a leitura prévia em casa.

Peça que cada estudante pegue a cópia do texto para relembrar os principais aspectos do mesmo.

Em seguida, estimule os alunos a pensarem o que pode ser feito para acolher esses imigrantes: Que ações o governo pode desenvolver para melhorar a vida dos imigrantes? Que tipos de ações podem ser realizadas na busca por essa melhoria?

Converse com os alunos as questões de imigração, que podem ser legal e ser motivada, pela nação, a fim de recorrer a mão de obra estrangeira.

Material complementar:

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6DHTn4aNWd6RZ6VY3Nkm4cmtn9YhgQRM4T76PveXnwYpKwhnEc4sQFJ4kn9/geo05-01und02-acao-propositiva-texto.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos e oriente para escolherem, cada um deles, um representante para apresentar as propostas levantadas na etapa da Ação Propositiva, sobre o que o Brasil pode fazer pelos imigrantes.

Nesta etapa, os representantes apresentam a sala toda as propostas elaboradas em forma de lista pelos grupos.

Faça registros no quadro das sínteses apresentadas a partir do resgate das fases da aula e depois enriqueça a análise sobre o tema a partir de novas informações.

Lembre que o foco desta aula é tratar sobre as noções de emigração e imigração, tomando por base a dinâmica de migrações atuais ocorridas para o Brasil.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes.

Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados.

O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Tendo em vista a oportunidade de enriquecer a aula, você deve solicitar que os estudantes leiam o texto O Brasil Pelo Olhar dos Imigrantes antes da aula. Assim, no dia da aula, você fará a revisão dos aspectos mais significativos do referido material.

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6DHTn4aNWd6RZ6VY3Nkm4cmtn9YhgQRM4T76PveXnwYpKwhnEc4sQFJ4kn9/geo05-01und02-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais: O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que, IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas em um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.

Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm

https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/as-10-cidades-com-maior-oferta-de-emprego-no-brasil/

https://ndmais.com.br/noticias/haitianos-os-imigrantes-do-seculo-21-em-santa-catarina/

Contextos prévios: Habilidades conexas: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF05GE08, EF06GE01, EF06GE02.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes imagens, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto.

Informe à turma que fará a leitura de uma história em quadrinhos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a imagem convidando os seus estudantes a analisá-la. Para tanto, você pode: projetar ou apresentá-la na forma impressa.

Instigue a turma para a análise do tema Deslocamentos Populacionais a partir da apresentação e reflexão da imagem. Questione aos alunos sobre a imagem: Qual a ideia que vem na cabeça de vocês com essa imagem?

Pergunte se na turma há algum estudante que tenha morado em outra cidade e se ele pode contar para turma como foi.

Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos principais aspectos mencionados ao longo da argumentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente os questionamentos aos estudantes, estimulando o clima de troca entre a turma.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos para fazerem a atividade da ação propositiva: Análise do texto “O Brasil Pelo Olhar dos Imigrantes”.

Lembre-se de que deve trabalhar com os pontos marcantes do texto, já que houve a indicação de que os estudantes fizessem a leitura prévia em casa.

Peça que cada estudante pegue a cópia do texto para relembrar os principais aspectos do mesmo.

Em seguida, estimule os alunos a pensarem o que pode ser feito para acolher esses imigrantes: Que ações o governo pode desenvolver para melhorar a vida dos imigrantes? Que tipos de ações podem ser realizadas na busca por essa melhoria?

Converse com os alunos as questões de imigração, que podem ser legal e ser motivada, pela nação, a fim de recorrer a mão de obra estrangeira.

Material complementar:

Texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P6DHTn4aNWd6RZ6VY3Nkm4cmtn9YhgQRM4T76PveXnwYpKwhnEc4sQFJ4kn9/geo05-01und02-acao-propositiva-texto.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos e oriente para escolherem, cada um deles, um representante para apresentar as propostas levantadas na etapa da Ação Propositiva, sobre o que o Brasil pode fazer pelos imigrantes.

Nesta etapa, os representantes apresentam a sala toda as propostas elaboradas em forma de lista pelos grupos.

Faça registros no quadro das sínteses apresentadas a partir do resgate das fases da aula e depois enriqueça a análise sobre o tema a partir de novas informações.

Lembre que o foco desta aula é tratar sobre as noções de emigração e imigração, tomando por base a dinâmica de migrações atuais ocorridas para o Brasil.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano