17195
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Rural e Urbano: hora de comparar!

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Rural e Urbano: hora de comparar!

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão das atividades para a Problematização, papel sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre semelhanças e diferenças existentes entre o meio rural e urbano e a importância deste tema em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete e leia o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_07UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tdd8Pg4GHdJRv3XAAEGkG7MfCVQEtsb5Nc8WVCT8YrN2ycq5rQXXV5xsbPkG/his3-07und01-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Apresente a eles a mídia que apresenta as noções básicas sobre zona rural e zona urbana: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU .
  • Explore as falas dos alunos referente às associações que eles conseguirem elaborar, focando nas características físicas dos espaços:
  • Observando as imagens e levando em consideração o que assistimos no vídeo, o que podemos observar?
  • Há ruas nos dois espaços? Como são?
  • Há vegetação nos dois espaços? Como é?
  • Há moradias nos dois espaços? Como são?
  • Como são as pessoas ou grupos que moram em cada um desses espaços? (Escreva no quadro os nomes citados pelos alunos e acrescente os que não forem citados. Veja abaixo, no “Para saber mais”, trechos de leitura sobre as comunidades tradicionais e grupos urbanos brasileiros.)

  • Após a exploração das falas dos alunos diga a eles que foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o seu posterior desenvolvimento. E que em um momento da história do mundo onde houve a concretização de ideias e ideais relacionada ao desenvolvimento do trabalho a partir de máquinas (e que damos nome a esse momento de Revolução Industrial) e as transformações técnicas por ela produzidas, o meio rural viu-se cada vez mais atrelado ao urbano, uma vez que as práticas agropecuárias e extrativistas passaram a necessitar cada vez mais das técnicas, tecnologias e conhecimentos produzidos nas cidades. Hoje os dois espaços buscam harmonizar suas relações, não um sendo subordinado ao outro, mas um contribuindo para o crescimento e manutenção do outro.

Para saber mais:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Deixe claro que o "progresso" se faz presente no campo não só na questão das máquinas para o trabalho, mas também na condição de vida dos campesinos. Hoje o campo tem rede de internet, água e esgoto.

Alguns problemas surgiram com o crescimento desordenado das cidades e com algumas áreas rurais sendo exploradas inadequadamente, mas o progresso também ofereceu muitas melhorias.

  • Peça aos alunos para relacionarem alguns destes problemas e benefícios. (Espera-se que os alunos citem como problemas: desmatamento, queimadas, assoreamento, degradação do solo, poluição, congestionamento, falta de moradia, deficiências quanto ao saneamento básico, “apagões”, alagamento, dentre outros. Espera-se que os alunos citem como benefícios: diminuição das horas trabalhadas no campo com a utilização de maquinários pequenos ou grandes e instalação de energia elétrica em grande parte das zonas rurais; construção de escolas e postos de saúde em grande parte das zonas urbanas - apesar de ainda não ser o ideal. Caso não consigam verbalizar, busque fazer com que relembrem situações que vivenciam e que assistem nas mídias)
  • Faça a impressão do documento que disponibiliza imagens dos espaços rurais e urbanos: HIS3_07UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf e o documento onde os alunos descreverão as observações feitas por eles: HIS3_07UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf
  • Distribua, para cada dupla, a impressão contendo as imagens dos espaços rural e urbano e a folha para descreverem as observações feitas das imagens dos espaços rural e urbano.
  • Oriente os alunos quanto a execução da atividade:
  • Vocês receberão uma imagem de espaço rural ou urbano.
  • Vocês preencherão os campos com as informações relacionadas à imagem.
  • Vocês colarão a imagem no espaço definido.
  • Assim que terminarem vocês apresentarão aos colegas o trabalho feito.

  • Circule entre as carteiras e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
  • Deixe que as duplas, que quiserem, apresentem a tarefa feita.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o seu conteúdo para os alunos.
  • Distribua para as duplas uma folha sulfite e peça aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre as comunidades rurais e urbanas para afixar no mural da sala, juntamente com a atividade de observação das imagens.

No momento de encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções trabalhadas.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS07de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos, impressão das atividades para a Problematização, papel sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre semelhanças e diferenças existentes entre o meio rural e urbano e a importância deste tema em História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete e leia o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_07UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tdd8Pg4GHdJRv3XAAEGkG7MfCVQEtsb5Nc8WVCT8YrN2ycq5rQXXV5xsbPkG/his3-07und01-slide-da-contextualizacao.pdf
  • Apresente a eles a mídia que apresenta as noções básicas sobre zona rural e zona urbana: https://www.youtube.com/watch?v=eHW6GIJf_wU .
  • Explore as falas dos alunos referente às associações que eles conseguirem elaborar, focando nas características físicas dos espaços:
  • Observando as imagens e levando em consideração o que assistimos no vídeo, o que podemos observar?
  • Há ruas nos dois espaços? Como são?
  • Há vegetação nos dois espaços? Como é?
  • Há moradias nos dois espaços? Como são?
  • Como são as pessoas ou grupos que moram em cada um desses espaços? (Escreva no quadro os nomes citados pelos alunos e acrescente os que não forem citados. Veja abaixo, no “Para saber mais”, trechos de leitura sobre as comunidades tradicionais e grupos urbanos brasileiros.)

  • Após a exploração das falas dos alunos diga a eles que foi o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que permitiu a formação das primeiras civilizações e o seu posterior desenvolvimento. E que em um momento da história do mundo onde houve a concretização de ideias e ideais relacionada ao desenvolvimento do trabalho a partir de máquinas (e que damos nome a esse momento de Revolução Industrial) e as transformações técnicas por ela produzidas, o meio rural viu-se cada vez mais atrelado ao urbano, uma vez que as práticas agropecuárias e extrativistas passaram a necessitar cada vez mais das técnicas, tecnologias e conhecimentos produzidos nas cidades. Hoje os dois espaços buscam harmonizar suas relações, não um sendo subordinado ao outro, mas um contribuindo para o crescimento e manutenção do outro.

Para saber mais:

Fonte das imagens:

Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Deixe claro que o "progresso" se faz presente no campo não só na questão das máquinas para o trabalho, mas também na condição de vida dos campesinos. Hoje o campo tem rede de internet, água e esgoto.

Alguns problemas surgiram com o crescimento desordenado das cidades e com algumas áreas rurais sendo exploradas inadequadamente, mas o progresso também ofereceu muitas melhorias.

  • Peça aos alunos para relacionarem alguns destes problemas e benefícios. (Espera-se que os alunos citem como problemas: desmatamento, queimadas, assoreamento, degradação do solo, poluição, congestionamento, falta de moradia, deficiências quanto ao saneamento básico, “apagões”, alagamento, dentre outros. Espera-se que os alunos citem como benefícios: diminuição das horas trabalhadas no campo com a utilização de maquinários pequenos ou grandes e instalação de energia elétrica em grande parte das zonas rurais; construção de escolas e postos de saúde em grande parte das zonas urbanas - apesar de ainda não ser o ideal. Caso não consigam verbalizar, busque fazer com que relembrem situações que vivenciam e que assistem nas mídias)
  • Faça a impressão do documento que disponibiliza imagens dos espaços rurais e urbanos: HIS3_07UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mend9QfKJEudt7K8UpAbtabJZC8pXBAexxdnCm9HZ7NxxpdrVX6W9dBGAx7j/his3-07und01-atividade-da-problematizacao.pdf e o documento onde os alunos descreverão as observações feitas por eles: HIS3_07UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6UJ2V6ygf3h8Z9eNQ9jzXHNNanCpB8yXg9NfCwtnqAFNpYgCe2eTSFfxbB7t/his3-07und01-observacoes.pdf
  • Distribua, para cada dupla, a impressão contendo as imagens dos espaços rural e urbano e a folha para descreverem as observações feitas das imagens dos espaços rural e urbano.
  • Oriente os alunos quanto a execução da atividade:
  • Vocês receberão uma imagem de espaço rural ou urbano.
  • Vocês preencherão os campos com as informações relacionadas à imagem.
  • Vocês colarão a imagem no espaço definido.
  • Assim que terminarem vocês apresentarão aos colegas o trabalho feito.

  • Circule entre as carteiras e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
  • Deixe que as duplas, que quiserem, apresentem a tarefa feita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o seu conteúdo para os alunos.
  • Distribua para as duplas uma folha sulfite e peça aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre as comunidades rurais e urbanas para afixar no mural da sala, juntamente com a atividade de observação das imagens.

No momento de encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções trabalhadas.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano