17080
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > Lógicas comerciais e mercantis da modernidade

Plano de aula - A rainha Njinga e as resistências africanas à dominação portuguesa

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A rainha Njinga e as resistências africanas à dominação portuguesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ruhama Ariella Sabião Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Google Imagens, Flipgrid, Anchor.fm.

Contexto
O objetivo desta aula é Identificar as formas de resistência dos povos africanos ao processo de dominação e escravização no século XVII.

Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).

Para dar início a esta aula, incentive-os a refletirem e conversare com familiares e/ou pessoas próximas sobre: para você, o que significa resistir? 

Disponibilize a imagem do slide 1 e/ou sugira que pesquisem no Google Imagens o termo resistência negra, e depois “black resistance”. Eles devem refletir:
- Estas imagens têm relação com o que você havia pensado?
- Como são as pessoas que aparecem nestas pesquisas de imagens? O que elas fazem?
- Você conhece outras formas de resistência?

Indique que consultem: MICHAELIS. Significado da palavra resistência. Dicionário Michaelis, 2019. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Problematização
Nesta etapa, os estudantes deverão conhecer mais a respeito do conceito de resistência, a partir da trajetória de uma rainha africana. Disponibilize aos alunos a história em quadrinhos de Njinga, disponível aqui: UNESCO. Njinga a Mbande - Série UNESCO Mulheres na história da África. UNESCO, 2014.

Oriente-os a ler a narrativa e selecione algumas passagens a serem trabalhadas. Sugere-se:
- pág 10 - A qual período e local sua história corresponde?
- pág 18 e 19 - Como era a exploração portuguesa em Ndongo?
- pág 21 e 22 - Como era a formação e descendência de Njinga?
- pág 25 e 30, 31 e 32 - Quais eram as habilidades dela para negociar com os portugueses?
- pág 37 - Qual o posicionamento de Portugal em relação ao domínio de Njinga?
- pág 38- Como e em quais países ela é reconhecida?

Solicite que, ao final desta etapa, os alunos cheguem a uma conclusão sobre:
- Por que a rainha Njinga é vista como um símbolo de resistência?

Sistematização
É interessante que os alunos construam um diálogo entre mulheres negras que empreenderam resistências no passado, como Njinga, e no presente. Quais são os problemas enfrentados até hoje por elas? Para isso, podem pesquisar em plataformas como o Geledés: 9 mulheres negras que mudaram o mundo. Geledés, 18 dez. 2014. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Em duplas ou trios, os alunos podem interpretar os diálogos por meio de mensagens de texto, áudios ou vídeos. Podem compartilhar os prints ou postá-los em murais como o Flipgrid (veja como usar aqui) ou o Anchor.fm (veja como usar aqui).

Convite às famílias
Para conhecer mais a respeito da rainha Njinga, sugira que assistam juntos ao curto vídeo educativo de uma televisão angolana: Nzinga Mbande, a Rainha Guerreira e Símbolo da Resistência africana. Mwana Afrika - YouTube, 18 jun. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 20/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Profa Bianca


Código: HIS7_14UND04

(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas comerciais e mercantis da modernidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas