16625
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - Fiando e tecendo História

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Fiando e tecendo História

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.

Contexto

Neste plano o objetivo é aprender sobre o crescimento das cidades a partir das formas de trabalho e atividades econômicas da região. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).

Peça aos estudantes para pesquisarem a imagem de Las Hilandeiras de Diego Velázquez, produzida em 1657 e exposta no Museu do Prado em Madrid (disponível aqui). Lance as seguintes questões, via áudio ou vídeo:
- Vocês sabem o que as mulheres da imagem estão fazendo?
- O trabalho que elas estão executando parece com algum que vocês já viram?

Aguarde as respostas do grupo. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, solicite que respondam e debatam no coletivo. Se for em momento assíncrono, peça para gravarem um vídeo com as respostas.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça que respondam:
- Onde você mora e qual a forma de trabalho principal da sua cidade?

Peça para compartilharem, via áudio, as respostas a que chegaram. Faça a mediação necessária para que alinhem uma mesma resposta. Auxilie os alunos para centralizarem os debates nas atividades econômicas mais importantes para a sua cidade.

Sistematização
Peça aos estudantes que vejam o vídeo “Canto das fiandeiras - Casa da farinha”. Se não for possível visualizarem o vídeo, grave um áudio cantando a canção. Na sequência, peça que os alunos também construam uma estrofe de 4 versos de uma música para representar a atividade econômica da sua região. Eles devem enviar os versos para o grupo da turma e gravar um vídeo cantando. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, o vídeo deve ser enviado a turma. Se for em momento assíncrono, peça que os estudantes compartilhem os versos oralmente e faça a mediação do debate on-line.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo: Diferentes atividades econômicas e “Mapa do Brasil completo e suas regiões - Para crianças - vídeo educativo”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF02HI02 e habilidades conexas entre outros componentes EF01CI08.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_11UND01

(EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas