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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo os aumentativos e diminutivos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre aumentativos e diminutivos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gislaine Magnabosco
Mentor: Ingrid Ramalho
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Descobrindo os aumentativos e diminutivos

Finalidade da aula: Espera-se que, focando em textos escritos, os/as estudantes identifiquem o modo como são construídos lexicalmente as palavras no aumentativo e no diminutivo na sua forma regular e sejam capazes de criar grupos, organizando-as. Espera-se também que os/as estudantes reflitam sobre os diferentes usos dessas palavras, considerando os sentidos afetivos (uso de palavra para expressar carinho ou de forma pejorativa) que elas podem acionar.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e do modo como são construídos lexicalmente na sua forma regular, considerando também os sentidos pejorativos e afetivos que o acréscimo dessas estruturas podem causar.

Materiais necessários: Poema escrito para trabalhar o diminutivo,  (LALAU; LAURABEATRIZ. Bem-te-vi e outras poesias. São Paulo: Cia das letrinhas, 2010); charge para trabalhar o aumentativo (SGRIO, Fábio. Sem título. Disponível em: http://fsgroi65.wixsite.com/ilustrador/charges. Acesso: 25 nov 2018.) quadro (nesse caso, uma cartolina para reproduzir a charge utilizada)/projetor; giz/pincel e cartolina.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de compreender os conceitos de aumentativo e diminutivo e troca dos sufixos utilizados nos dois casos (-ão por -zão e virce-versa e -inho por -zinho e virce-versa). Dificuldade de compreender os sentidos de palavras no aumentativo e diminutivo quando essas estruturas estabelecem sentidos pejorativos e afetivos.

Referências sobre o assunto:

ARMELIN, Paula Roberta Gabbai. Sobre a interação entre as marcas de diminutivo e aumentativo no português brasileiro. ReVEL edição especial n. 5, 2011. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_esp_5_sobre_a_interacao_entre_as_marcas_de_diminutivo.pdf>. Acesso em: 25 nov 2018.


Código: LPO2_12ATS01

(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.


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