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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Tomografia

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre soluções técnicas e tecnológicas para a obtenção de imagens radiológicas que possibilitam a caracterização topográfica das estruturas orgânicas dos pacientes.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pereira Pinseta

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula que se pauta pela habilidade EF09CI07, que discute o papel do avanço tecnológico na utilização das radiações na medicina diagnóstica. Nesta aula o assunto é a tomografia, a obtenção de imagens planas sucessivas que permitem aos médicos a visualização completa e detalhada das estruturas corporais dos pacientes, permitindo a delimitação topográfica e a análise a partir dos padrões de normalidade. Na aula anterior, abordamos a obtenção de imagens através da utilização de raios X. A tomografia utiliza a mesma radiação usada na obtenção de imagens 2-D. Entretanto, as máquinas de tomografia permitem imagens mais detalhadas e tridimensionais em função de soluções técnicas desenvolvidas.

Materiais necessários para a aula: Uma maçã (ou batata, laranja, mandioca, melancia…) fatiada transversalmente. É interessante que o material seja preparado previamente em casa com o auxílio dos pais dos estudantes.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide título da aula para os estudantes. Verifique o conhecimento prévio dos alunos através de perguntas, como: "Vocês ja ouviram falar nessa técnica?", "com qual finalidade ela é aplicada?"... Aproveite o ensejo de discussões prévias do tema radiação para perguntar: "Que tipo de radiação vocês acham que é empregada nesta técnica?", "será que ela é destrutiva ou prejudicial ao homem?", “há algum cuidado necessário adotar na realização deste tipo de exame?”, “há algum risco ao realizar este tipo de exame?”

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide e faça a leitura da manchete juntamente com os alunos. Em seguida, peça que os alunos explorem a imagem e pergunte se ela fornece informações suficientes para constatar se ocorreu uma fratura na mão de Tony Kanaan. Este é um momento importante para que os alunos possam explorar ao máximo a finalidade e potencialidade da técnicas de difração de raios X para diagnosticar lesões desta natureza. Vá para o próximo slide.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Mostrar a(s) imagem(ns) radiográfica(s) para os alunos. Questione: “O que pode ser constatado através da análise destas imagens?” “A técnica de difração de raios X é adequada para identificar o problema que o paciente apresenta?” Neste momento, é interessante chamar a atenção para o fato de que, em função de as imagens radiográficas serem bidimensionais, a localização exata de estruturas e objetos fica comprometida, havendo a necessidade, para isso, de mais imagens, obtidas sob outros ângulos ou imagens tridimensionais.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:. Apresentar a questão disparadora aos alunos. Esse é um momento importante da aula, pois os alunos levantarão hipóteses acerca de como utilizar a técnica de raios para gerar imagens 3 D. Assim, inicialmente, é importante ouvir os alunos, não selecionar os argumentos, e permitir que eles brinquem com as possibilidades de como gerar tais imagens.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de 5. Solicitar aos grupos que elaborem soluções teóricas que viabilizem a obtenção de imagens tridimensionais utilizando raios X.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a primeira “sessão” de discussões, apresente a imagem da máquina de tomografia aos alunos. A intenção é que a imagem possa servir de auxílio para que os alunos possam ter mais subsídios para conceber soluções semelhantes às que são empregadas na obtenção das imagens tomográficas. Comente com eles que a palavra TOMOGRAFIA deriva etmologicamente de TOMO = FATIA. Esta informação também poderá servir de auxílio aos alunos, se não agora, na etapa de pesquisa, onde eles provavelmente se depararão com as imagens de tomografia.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Forneça uma maçã (ou batata, laranja, mandioca, melancia…) fatiada transversalmente, em fatias bem finas e “embaralhadas”, para cada grupo. Solicite a eles que remontem a maçã como quando estava íntegra. Uma opção seria fazer alguns furos na maçã, antes de cortá-la e fornecer a maçã íntegra aos alunos para que eles a cortassem no intuito de investigar estes furos (profundidade, largura…), quantidade de semente etc., e remontassem depois. O cuidado é lembrar que estaríamos fornecendo objetos cortantes aos alunos. Esta opção também pode ser aproveitada fornecendo aos alunos as maçãs já fatiadas/furadas, mas montadas, e perguntar a eles sobre a profundidade dos furos, a quantidade de sementes etc. Também é possível inserir objetos nas fatias, que ficariam escondidos na parte interna da fruta, só podendo ser descobertos quando separássemos as fatias umas das outras. O objetivo desta atividade é evidenciar aos alunos que o “fatiamento” permite uma investigação íntima do objeto analisado, e que é possível reconstruir a noção do “todo” a partir das fatias do objeto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Sugira aos alunos que realizem uma breve pesquisa acerca do funcionamento das máquinas de tomografia. A internet possui alguns vídeos didáticos a este respeito, entre eles, sugerimos https://youtu.be/fX_kaHguMz0, https://youtu.be/xhoM56S9_jQ,

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostrar aos alunos um grupo de imagens obtidas a partir do exame tomográfico e orientá-los na leitura das imagens, caracterizando que a imagem tridimensional é obtenível a partir da sobreposição de imagens bidimensionais sucessivas, assim como fizemos com as maçãs. Isso na prática permite a obtenção de imagens com muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional e permitem reconstruções em diferentes planos, além de aquisições milimétricas de imagens do corpo humano.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula que se pauta pela habilidade EF09CI07, que discute o papel do avanço tecnológico na utilização das radiações na medicina diagnóstica. Nesta aula o assunto é a tomografia, a obtenção de imagens planas sucessivas que permitem aos médicos a visualização completa e detalhada das estruturas corporais dos pacientes, permitindo a delimitação topográfica e a análise a partir dos padrões de normalidade. Na aula anterior, abordamos a obtenção de imagens através da utilização de raios X. A tomografia utiliza a mesma radiação usada na obtenção de imagens 2-D. Entretanto, as máquinas de tomografia permitem imagens mais detalhadas e tridimensionais em função de soluções técnicas desenvolvidas.

Materiais necessários para a aula: Uma maçã (ou batata, laranja, mandioca, melancia…) fatiada transversalmente. É interessante que o material seja preparado previamente em casa com o auxílio dos pais dos estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Apresente o slide título da aula para os estudantes. Verifique o conhecimento prévio dos alunos através de perguntas, como: "Vocês ja ouviram falar nessa técnica?", "com qual finalidade ela é aplicada?"... Aproveite o ensejo de discussões prévias do tema radiação para perguntar: "Que tipo de radiação vocês acham que é empregada nesta técnica?", "será que ela é destrutiva ou prejudicial ao homem?", “há algum cuidado necessário adotar na realização deste tipo de exame?”, “há algum risco ao realizar este tipo de exame?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o slide e faça a leitura da manchete juntamente com os alunos. Em seguida, peça que os alunos explorem a imagem e pergunte se ela fornece informações suficientes para constatar se ocorreu uma fratura na mão de Tony Kanaan. Este é um momento importante para que os alunos possam explorar ao máximo a finalidade e potencialidade da técnicas de difração de raios X para diagnosticar lesões desta natureza. Vá para o próximo slide.

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Orientações: Mostrar a(s) imagem(ns) radiográfica(s) para os alunos. Questione: “O que pode ser constatado através da análise destas imagens?” “A técnica de difração de raios X é adequada para identificar o problema que o paciente apresenta?” Neste momento, é interessante chamar a atenção para o fato de que, em função de as imagens radiográficas serem bidimensionais, a localização exata de estruturas e objetos fica comprometida, havendo a necessidade, para isso, de mais imagens, obtidas sob outros ângulos ou imagens tridimensionais.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:. Apresentar a questão disparadora aos alunos. Esse é um momento importante da aula, pois os alunos levantarão hipóteses acerca de como utilizar a técnica de raios para gerar imagens 3 D. Assim, inicialmente, é importante ouvir os alunos, não selecionar os argumentos, e permitir que eles brinquem com as possibilidades de como gerar tais imagens.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos de 5. Solicitar aos grupos que elaborem soluções teóricas que viabilizem a obtenção de imagens tridimensionais utilizando raios X.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a primeira “sessão” de discussões, apresente a imagem da máquina de tomografia aos alunos. A intenção é que a imagem possa servir de auxílio para que os alunos possam ter mais subsídios para conceber soluções semelhantes às que são empregadas na obtenção das imagens tomográficas. Comente com eles que a palavra TOMOGRAFIA deriva etmologicamente de TOMO = FATIA. Esta informação também poderá servir de auxílio aos alunos, se não agora, na etapa de pesquisa, onde eles provavelmente se depararão com as imagens de tomografia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Forneça uma maçã (ou batata, laranja, mandioca, melancia…) fatiada transversalmente, em fatias bem finas e “embaralhadas”, para cada grupo. Solicite a eles que remontem a maçã como quando estava íntegra. Uma opção seria fazer alguns furos na maçã, antes de cortá-la e fornecer a maçã íntegra aos alunos para que eles a cortassem no intuito de investigar estes furos (profundidade, largura…), quantidade de semente etc., e remontassem depois. O cuidado é lembrar que estaríamos fornecendo objetos cortantes aos alunos. Esta opção também pode ser aproveitada fornecendo aos alunos as maçãs já fatiadas/furadas, mas montadas, e perguntar a eles sobre a profundidade dos furos, a quantidade de sementes etc. Também é possível inserir objetos nas fatias, que ficariam escondidos na parte interna da fruta, só podendo ser descobertos quando separássemos as fatias umas das outras. O objetivo desta atividade é evidenciar aos alunos que o “fatiamento” permite uma investigação íntima do objeto analisado, e que é possível reconstruir a noção do “todo” a partir das fatias do objeto.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Sugira aos alunos que realizem uma breve pesquisa acerca do funcionamento das máquinas de tomografia. A internet possui alguns vídeos didáticos a este respeito, entre eles, sugerimos https://youtu.be/fX_kaHguMz0, https://youtu.be/xhoM56S9_jQ,

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostrar aos alunos um grupo de imagens obtidas a partir do exame tomográfico e orientá-los na leitura das imagens, caracterizando que a imagem tridimensional é obtenível a partir da sobreposição de imagens bidimensionais sucessivas, assim como fizemos com as maçãs. Isso na prática permite a obtenção de imagens com muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional e permitem reconstruções em diferentes planos, além de aquisições milimétricas de imagens do corpo humano.

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