14386
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Fósseis e evolução dos seres vivos

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre v

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE6_10TU01 e CIE6_10TU02). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre a contribuição dos fósseis para a interpretação das mudanças nos ambientes e o reconhecimento da evolução biológica. Fósseis são restos ou vestígios (traços) de seres vivos que viveram em tempos pré-históricos e ficaram naturalmente preservados em rochas sedimentares, sendo visíveis até hoje. As descobertas paleontológicas auxiliam na compreensão da evolução dos seres vivos. Ao estudar um fóssil, podemos entender como era o ambiente onde ele vivia e as interações que ele realizava. Por meio desses estudos, os paleontólogos verificaram que as evidências mais antigas de vida na Terra têm em torno de 3,5 bilhões de anos. Desde então, novas formas de vida têm surgido devido à evolução das espécies. Além disso, com a identificação de fósseis podemos reconhecer a distribuição dos antigos mares e continentes, a ecologia dos lugares e as rochas que formam a litosfera.

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:

- https://www.paleontologianasaladeaula.com/ – para entender o que são fósseis, recomendamos a leitura da página 20 até a página 24.
- https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,encontrado-no-marrocos-mais-antigo-fossil-humano-tem-mais-de-300-mil-anos,70001829124 - http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=68 - http://cienciahoje.org.br/coluna_category/cacadores-de-fosseis/ -http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_3/uni_4_principios_de_paleontologia/material_apoio/texto_principios_de_paleontologia.pdf - http://revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/view/1166/881

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História ou de Ciências para a etapa “Contexto”; papel para produzir tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua; textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular/smartphone, computador, notebook ou tablet) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima a imagem diretamente deste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xv6uQ8xBFgMUPqh7XjytaqJpqdebmeDt6gxd2a2u5xFeuEATJqcsTPUnVKm2/cie6-10tu03--atividade-para-impressao--contexto.pdf. Caso não seja possível projetar ou imprimir, leve para a turma imagens de ancestrais da espécie humana, que podem ser encontradas em livros de Ciências ou de História. Nesta etapa, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as questões: O que é evolução? Como e quando surgiram os primeiros seres vivos? Qual é a origem dos seres humanos? Quais são os ancestrais da espécie humana? Como eram os ambientes onde viveram espécies humanas que surgiram antes da espécie humana atual? Como podemos descobrir seus hábitos alimentares, por exemplo? Como os cientistas produzem imagens como esta, de épocas há mais de 30 mil anos? Ouça as resposta e destaque aquelas que tenham maior relevância para a compreensão de que o estudo dos fósseis e dos registros fósseis possibilitam o entendimento da evolução e das transformações do planeta Terra.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História e de Ciências.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo? Ouça a turma e instigue-os a pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima a imagem da reportagem direto neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xv6uQ8xBFgMUPqh7XjytaqJpqdebmeDt6gxd2a2u5xFeuEATJqcsTPUnVKm2/cie6-10tu03--atividade-para-impressao--contexto.pdf. A atividade proposta nesta etapa é a interpretação de paleoambientes por meio de um jogo chamado Role-Playing Game (RPG). A ideia é compreender como a Terra mudou ao longo do tempo, fazendo uma reconstituição de ambientes antigos, sendo os fósseis elementos importantes para fornecer informações sobre essas mudanças. Leia as orientações para a atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZYuE77Gk2ztrRjHjusnpB7uedCSb922KrAw5anBJsagKdH6VPAEhTbvx9uy/cie6-10tu03--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf. Imprima orientações para os estudantes neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yuh6zs3xaWmhDTEUKfrdxAn5GfBRuKkYxVA3B9rWewEZ7ddATmu7UWXXH2Km/cie6-10tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, borracha; papel para produzir o tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua, textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular, computador, notebook ou tablet...) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma, escreva no quadro ou explique oralmente. Os grupos devem explicar as soluções que elaboraram para os desafios do RPG que jogaram. Os elaboradores do desafio devem dialogar para explicar a solução conforme as hipóteses construídas pelos jogadores. Finalize a aula certificando-se de que os estudantes conseguiram responder a questão disparadora: Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo? A turma deve compreender que por meio do estudo dos fósseis (vestígios, pegadas e restos) e das rochas, podemos identificar os ambientes, as condições climáticas, as relações ecológicas e as espécies que interagiam em determinados locais, estimando como eram esses locais, as transformações até a atualidade e os fatores de influência para essas mudanças.

Ao final, solicite que os estudantes registrem no caderno suas novas ideias para a resolução da questão disparadora e/ou os principais conhecimentos construídos ao longo da aula.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE6_10TU01 e CIE6_10TU02). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre a contribuição dos fósseis para a interpretação das mudanças nos ambientes e o reconhecimento da evolução biológica. Fósseis são restos ou vestígios (traços) de seres vivos que viveram em tempos pré-históricos e ficaram naturalmente preservados em rochas sedimentares, sendo visíveis até hoje. As descobertas paleontológicas auxiliam na compreensão da evolução dos seres vivos. Ao estudar um fóssil, podemos entender como era o ambiente onde ele vivia e as interações que ele realizava. Por meio desses estudos, os paleontólogos verificaram que as evidências mais antigas de vida na Terra têm em torno de 3,5 bilhões de anos. Desde então, novas formas de vida têm surgido devido à evolução das espécies. Além disso, com a identificação de fósseis podemos reconhecer a distribuição dos antigos mares e continentes, a ecologia dos lugares e as rochas que formam a litosfera.

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:

- https://www.paleontologianasaladeaula.com/ – para entender o que são fósseis, recomendamos a leitura da página 20 até a página 24.
- https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,encontrado-no-marrocos-mais-antigo-fossil-humano-tem-mais-de-300-mil-anos,70001829124 - http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=68 - http://cienciahoje.org.br/coluna_category/cacadores-de-fosseis/ -http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_3/uni_4_principios_de_paleontologia/material_apoio/texto_principios_de_paleontologia.pdf - http://revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/view/1166/881

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História ou de Ciências para a etapa “Contexto”; papel para produzir tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua; textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular/smartphone, computador, notebook ou tablet) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete este slide ou imprima a imagem diretamente deste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xv6uQ8xBFgMUPqh7XjytaqJpqdebmeDt6gxd2a2u5xFeuEATJqcsTPUnVKm2/cie6-10tu03--atividade-para-impressao--contexto.pdf. Caso não seja possível projetar ou imprimir, leve para a turma imagens de ancestrais da espécie humana, que podem ser encontradas em livros de Ciências ou de História. Nesta etapa, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as questões: O que é evolução? Como e quando surgiram os primeiros seres vivos? Qual é a origem dos seres humanos? Quais são os ancestrais da espécie humana? Como eram os ambientes onde viveram espécies humanas que surgiram antes da espécie humana atual? Como podemos descobrir seus hábitos alimentares, por exemplo? Como os cientistas produzem imagens como esta, de épocas há mais de 30 mil anos? Ouça as resposta e destaque aquelas que tenham maior relevância para a compreensão de que o estudo dos fósseis e dos registros fósseis possibilitam o entendimento da evolução e das transformações do planeta Terra.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História e de Ciências.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo? Ouça a turma e instigue-os a pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima a imagem da reportagem direto neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xv6uQ8xBFgMUPqh7XjytaqJpqdebmeDt6gxd2a2u5xFeuEATJqcsTPUnVKm2/cie6-10tu03--atividade-para-impressao--contexto.pdf. A atividade proposta nesta etapa é a interpretação de paleoambientes por meio de um jogo chamado Role-Playing Game (RPG). A ideia é compreender como a Terra mudou ao longo do tempo, fazendo uma reconstituição de ambientes antigos, sendo os fósseis elementos importantes para fornecer informações sobre essas mudanças. Leia as orientações para a atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZYuE77Gk2ztrRjHjusnpB7uedCSb922KrAw5anBJsagKdH6VPAEhTbvx9uy/cie6-10tu03--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf. Imprima orientações para os estudantes neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yuh6zs3xaWmhDTEUKfrdxAn5GfBRuKkYxVA3B9rWewEZ7ddATmu7UWXXH2Km/cie6-10tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, borracha; papel para produzir o tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua, textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular, computador, notebook ou tablet...) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma, escreva no quadro ou explique oralmente. Os grupos devem explicar as soluções que elaboraram para os desafios do RPG que jogaram. Os elaboradores do desafio devem dialogar para explicar a solução conforme as hipóteses construídas pelos jogadores. Finalize a aula certificando-se de que os estudantes conseguiram responder a questão disparadora: Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo? A turma deve compreender que por meio do estudo dos fósseis (vestígios, pegadas e restos) e das rochas, podemos identificar os ambientes, as condições climáticas, as relações ecológicas e as espécies que interagiam em determinados locais, estimando como eram esses locais, as transformações até a atualidade e os fatores de influência para essas mudanças.

Ao final, solicite que os estudantes registrem no caderno suas novas ideias para a resolução da questão disparadora e/ou os principais conhecimentos construídos ao longo da aula.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano