14322
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Formação, ocorrência e consequência dos Terremotos.

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre as diferentes causas de terremotos e os efeitos na superfície terrestre.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Uma https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TxZ7ZG7m6F3FXWSfHGTZ38bUhDCQjaMeDSYTdedBJjSFgtaCgXWYnhUHCkG8/cie7-14tu03-c2a0mao-na-massa--atividade-para-impressao-fichas.pdf para cada grupo.

Uma folha com a estrutura da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bP7tSpHVuGSwvx2uqW65HtRHcnWTU37XSfkJEkckVjXCpvg8N23YSJjtBQpC/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03.pdf que eles deverão criar.

O https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHMmCGNXW69Jr46tbsUAzvPyEjKDfJs6wCpvWsBUErG4wfmndr5Y7SYTGsGf/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03-1.pdf que o professor deverá seguir para a montagem da página em uma cartolina.

Maiores informações sobre terremotos podem ser encontradas no seguinte artigo: https://bit.ly/2whXM5f.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de terremotos, inclusive no Brasil, que é um país considerado "imune" ao fenômeno, e que, entretanto, apresenta atividade sísmica.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Exiba o trecho de 0 a 0:50' do vídeo "Planeta Feroz - Terremotos Discovery", disponível no link https://bit.ly/2MYsuHG. Caso não haja conexão com a internet, baixe o vídeo em casa e leve-o para a escola em pen drive. O professor, alternativamente, poderá imprimir a reportagem da Revista Veja (disponível em https://abr.ai/2pYXZrE) e ler para os alunos. Pergunte aos alunos o que eles imaginam que ocorra num tremor de terra muito forte e anote as palavras no quadro. É esperado que eles falem sobre destruição, mortes, impossibilidade de determinar com precisão o evento etc.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Peça que os alunos considerem a atividade anterior e exponham suas ideias sobre a origem dos terremotos e as consequências de sua ocorrência. Anote no quadro as hipóteses dos alunos para utilizar na etapa da sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida os alunos em cinco grupos. Entregue, para cada grupo, os seguintes materiais: uma das cinco https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TxZ7ZG7m6F3FXWSfHGTZ38bUhDCQjaMeDSYTdedBJjSFgtaCgXWYnhUHCkG8/cie7-14tu03-c2a0mao-na-massa--atividade-para-impressao-fichas.pdf; uma folha com a estrutura da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bP7tSpHVuGSwvx2uqW65HtRHcnWTU37XSfkJEkckVjXCpvg8N23YSJjtBQpC/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03.pdf que eles deverão criar. Peça que os alunos leiam as fichas, prestem atenção nas palavras grifadas e discutam entre si sobre o tema. Em seguida, peça que eles criem uma notícia fictícia com base nas informações fornecidas pelas fichas. Oriente-os a não deixar faltar em seus textos as palavras grifadas nas fichas lidas. Faça a gestão do tempo para que a leitura e a construção do texto não ultrapasse 15 minutos. Nos últimos 20 minutos do Mão na massa, peça que cada grupo escolha um representante para ler a notícia criada por seu grupo e cole-a na cartolina com formato de página de jornal. Cada grupo terá 4 minutos para ler a notícia e colar na cartolina. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHMmCGNXW69Jr46tbsUAzvPyEjKDfJs6wCpvWsBUErG4wfmndr5Y7SYTGsGf/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03-1.pdf é o formato que o professor deverá seguir para a montagem da página em uma folha de papel pardo ou cartolina.

ALTERNATIVAMENTE, os professores que dispõem de internet e computadores em sua escola poderão utilizar o site www.issuu.com (em inglês). Este é um recurso interessante que cria as notícias on line (story sharing), como a página de jornal em formato impresso indicada neste plano, porém, com a possibilidade de a atividade poder ser divulgada entre os pais por meio de um link. Para criar a página basta criar um login e senha. O próprio programa cria a página, a partir de um documento do seu computador, desde que esteja no formato PDF.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Após a construção das manchetes, apresente o slide acima ou copie-o no quadro. Peça que os alunos criem um diagrama no caderno e sugira o modelo acima como ponto de partida para que eles possam "puxar" diversas setas com os conhecimentos adquiridos nesta aula. Em seguida, sorteie alguns alunos para que falem as palavras escritas em seus cadernos. Como causas, espera-se que os alunos apontem o choque e o atrito entre Placas Tectônicas, e as consequências podem ser geológicas, como incremento de montanhas ou fendas, ou então danos materiais e financeiros, como destruição de estruturas em cidades, casas, asfalto ou mortes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Uma https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TxZ7ZG7m6F3FXWSfHGTZ38bUhDCQjaMeDSYTdedBJjSFgtaCgXWYnhUHCkG8/cie7-14tu03-c2a0mao-na-massa--atividade-para-impressao-fichas.pdf para cada grupo.

Uma folha com a estrutura da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bP7tSpHVuGSwvx2uqW65HtRHcnWTU37XSfkJEkckVjXCpvg8N23YSJjtBQpC/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03.pdf que eles deverão criar.

O https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHMmCGNXW69Jr46tbsUAzvPyEjKDfJs6wCpvWsBUErG4wfmndr5Y7SYTGsGf/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03-1.pdf que o professor deverá seguir para a montagem da página em uma cartolina.

Maiores informações sobre terremotos podem ser encontradas no seguinte artigo: https://bit.ly/2whXM5f.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando para os alunos que ao longo deste plano eles serão capazes de identificar a formação, ocorrência e consequência de terremotos, inclusive no Brasil, que é um país considerado "imune" ao fenômeno, e que, entretanto, apresenta atividade sísmica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Exiba o trecho de 0 a 0:50' do vídeo "Planeta Feroz - Terremotos Discovery", disponível no link https://bit.ly/2MYsuHG. Caso não haja conexão com a internet, baixe o vídeo em casa e leve-o para a escola em pen drive. O professor, alternativamente, poderá imprimir a reportagem da Revista Veja (disponível em https://abr.ai/2pYXZrE) e ler para os alunos. Pergunte aos alunos o que eles imaginam que ocorra num tremor de terra muito forte e anote as palavras no quadro. É esperado que eles falem sobre destruição, mortes, impossibilidade de determinar com precisão o evento etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Peça que os alunos considerem a atividade anterior e exponham suas ideias sobre a origem dos terremotos e as consequências de sua ocorrência. Anote no quadro as hipóteses dos alunos para utilizar na etapa da sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida os alunos em cinco grupos. Entregue, para cada grupo, os seguintes materiais: uma das cinco https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TxZ7ZG7m6F3FXWSfHGTZ38bUhDCQjaMeDSYTdedBJjSFgtaCgXWYnhUHCkG8/cie7-14tu03-c2a0mao-na-massa--atividade-para-impressao-fichas.pdf; uma folha com a estrutura da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bP7tSpHVuGSwvx2uqW65HtRHcnWTU37XSfkJEkckVjXCpvg8N23YSJjtBQpC/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03.pdf que eles deverão criar. Peça que os alunos leiam as fichas, prestem atenção nas palavras grifadas e discutam entre si sobre o tema. Em seguida, peça que eles criem uma notícia fictícia com base nas informações fornecidas pelas fichas. Oriente-os a não deixar faltar em seus textos as palavras grifadas nas fichas lidas. Faça a gestão do tempo para que a leitura e a construção do texto não ultrapasse 15 minutos. Nos últimos 20 minutos do Mão na massa, peça que cada grupo escolha um representante para ler a notícia criada por seu grupo e cole-a na cartolina com formato de página de jornal. Cada grupo terá 4 minutos para ler a notícia e colar na cartolina. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kHMmCGNXW69Jr46tbsUAzvPyEjKDfJs6wCpvWsBUErG4wfmndr5Y7SYTGsGf/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie7-14tu03-1.pdf é o formato que o professor deverá seguir para a montagem da página em uma folha de papel pardo ou cartolina.

ALTERNATIVAMENTE, os professores que dispõem de internet e computadores em sua escola poderão utilizar o site www.issuu.com (em inglês). Este é um recurso interessante que cria as notícias on line (story sharing), como a página de jornal em formato impresso indicada neste plano, porém, com a possibilidade de a atividade poder ser divulgada entre os pais por meio de um link. Para criar a página basta criar um login e senha. O próprio programa cria a página, a partir de um documento do seu computador, desde que esteja no formato PDF.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Após a construção das manchetes, apresente o slide acima ou copie-o no quadro. Peça que os alunos criem um diagrama no caderno e sugira o modelo acima como ponto de partida para que eles possam "puxar" diversas setas com os conhecimentos adquiridos nesta aula. Em seguida, sorteie alguns alunos para que falem as palavras escritas em seus cadernos. Como causas, espera-se que os alunos apontem o choque e o atrito entre Placas Tectônicas, e as consequências podem ser geológicas, como incremento de montanhas ou fendas, ou então danos materiais e financeiros, como destruição de estruturas em cidades, casas, asfalto ou mortes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano