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Plano de aula - Ideias evolutivas: aproximações e divergências

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre os órgãos homólogos como importantes evidências para embasar as teorias evolutivas de Darwin e Wallace

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Clara Nery da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a quinta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, iniciadas com o plano CIE9_10VE01.
Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, cartolinas, palitos de dente, palitos de sorvete, copos, colheres e garfos descartáveis, tampas plásticas de garrafa PET, tesoura sem ponta, cola, fita adesiva, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão algumas espécies de peixes. Suas pesquisas e seus estudos serão para compreender melhor as características destes animais na perspectiva evolutiva dos cientistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles sabem o que é ictiologia. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa como tarefa de casa, para chegarem com referências para essa aula e compartilharem suas pesquisas com os colegas. Caso eles não saibam, conte que ictiologia é a área da biologia que estuda os peixes.

Pergunte o que eles sabem sobre peixes, usando questões como:

Que peixes vocês conhecem?

Que peixes vivem em nossa região?

Os peixes que observamos na imagem ou os que vocês conhecem têm alguma relação com as características que eles possuem?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles vejam os exemplos de alguns peixes brasileiros (acima: pirarucu; abaixo: peixe-morcego).
Você também pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre os peixes brasileiros, ou propor um trabalho interdisciplinar com Geografia, por exemplo, estudando a biodiversidade dos diferentes biomas.

Juntamente às respostas dos alunos, comente que aqui vamos estudar peixes, como o peixe-morcego. Ele é encontrado da Região Norte à Região Sul do país, desde regiões rasas até 144 metros de profundidade, sempre se locomovendo pelo fundo, como se estivesse “andando” com suas nadadeiras.

Para mais informações sobre o assunto recomenda-se a leitura de CAVALCANTI, M . J.; LOPES, P. R. D. Variação geográfica de caracteres quantitativos de Ogcocephalus vespertilio (Linnaeus) (Teleostei, Lophiiformes, Ogcocephalidae). Revista Brasileira de Zoologia. n. 15. v. 1, p. 125 - 134, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v15n1/v15n1a10 (principalmente as páginas 125 e 126).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando peixes. Explique que eles estão interessados na locomoção destes animais, comparando os dois peixes trazidos no Contexto (slide anterior). Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Que estruturas de locomoção dos peixes vocês conhecem? Do que são compostas? Como funcionam?). Não se preocupe em responder os questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber duas folhas sulfite, sendo que uma será usada para sistematizar suas respostas à pergunta feita. Cada grupo também deve receber um conjunto de materiais que serão usados para a construção de um “peixe”. Você pode trazer, ainda, outros materiais, alterando-os de acordo com sua disponibilidade. É interessante que todos os grupos recebam os mesmos materiais e em mesma quantidade, embora eles não precisem usar tudo que receberem para a montagem do seu peixe (este é um importante item para retomar durante a etapa de Sistematização). Explique a atividade usando as informações do slide projetado e imprima as fichas de atividades neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyrgKAAuQQFARa7TsAy8YDAEacDpsYFCa8jJHFvFjTu5Sne2Ser7AAXnEvns/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve05.pdf. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir os tipos de ficha de acordo com a quantidade de estudantes da turma.

Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, você pode consultar o site http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIC1Homologies.shtml.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfite, cartolinas, palitos de dente, palitos de sorvete, copos, colheres e garfos descartáveis, tampas plásticas de garrafa PET, tesoura sem ponta, cola, fita adesiva, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Sugere-se o tempo de 7 minutos para este momento. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5NyTgddVC9Unj3cfE8QcFW6s6SM8qpFw3FbxVDj2PrDWg9s6z9RrRcb6E56S/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-10ve05.pdf.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se o tempo de 7 minutos para este momento. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização.

Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5NyTgddVC9Unj3cfE8QcFW6s6SM8qpFw3FbxVDj2PrDWg9s6z9RrRcb6E56S/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-10ve05.pdf.

Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Para mais informações recomenda-se consultar os sites https://darwinianas.com/ e http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/A-Evolu--o-de-Darwin.pdf (especialmente as perguntas 14, 15 e 22).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a quinta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, iniciadas com o plano CIE9_10VE01.
Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfites, cartolinas, palitos de dente, palitos de sorvete, copos, colheres e garfos descartáveis, tampas plásticas de garrafa PET, tesoura sem ponta, cola, fita adesiva, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que observarão algumas espécies de peixes. Suas pesquisas e seus estudos serão para compreender melhor as características destes animais na perspectiva evolutiva dos cientistas Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se eles sabem o que é ictiologia. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa como tarefa de casa, para chegarem com referências para essa aula e compartilharem suas pesquisas com os colegas. Caso eles não saibam, conte que ictiologia é a área da biologia que estuda os peixes.

Pergunte o que eles sabem sobre peixes, usando questões como:

Que peixes vocês conhecem?

Que peixes vivem em nossa região?

Os peixes que observamos na imagem ou os que vocês conhecem têm alguma relação com as características que eles possuem?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles vejam os exemplos de alguns peixes brasileiros (acima: pirarucu; abaixo: peixe-morcego).
Você também pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre os peixes brasileiros, ou propor um trabalho interdisciplinar com Geografia, por exemplo, estudando a biodiversidade dos diferentes biomas.

Juntamente às respostas dos alunos, comente que aqui vamos estudar peixes, como o peixe-morcego. Ele é encontrado da Região Norte à Região Sul do país, desde regiões rasas até 144 metros de profundidade, sempre se locomovendo pelo fundo, como se estivesse “andando” com suas nadadeiras.

Para mais informações sobre o assunto recomenda-se a leitura de CAVALCANTI, M . J.; LOPES, P. R. D. Variação geográfica de caracteres quantitativos de Ogcocephalus vespertilio (Linnaeus) (Teleostei, Lophiiformes, Ogcocephalidae). Revista Brasileira de Zoologia. n. 15. v. 1, p. 125 - 134, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v15n1/v15n1a10 (principalmente as páginas 125 e 126).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como biólogos estudando peixes. Explique que eles estão interessados na locomoção destes animais, comparando os dois peixes trazidos no Contexto (slide anterior). Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Que estruturas de locomoção dos peixes vocês conhecem? Do que são compostas? Como funcionam?). Não se preocupe em responder os questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos estabelecendo que um deles deve ficar responsável por registrar as respostas do seu grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Cada grupo deve receber duas folhas sulfite, sendo que uma será usada para sistematizar suas respostas à pergunta feita. Cada grupo também deve receber um conjunto de materiais que serão usados para a construção de um “peixe”. Você pode trazer, ainda, outros materiais, alterando-os de acordo com sua disponibilidade. É interessante que todos os grupos recebam os mesmos materiais e em mesma quantidade, embora eles não precisem usar tudo que receberem para a montagem do seu peixe (este é um importante item para retomar durante a etapa de Sistematização). Explique a atividade usando as informações do slide projetado e imprima as fichas de atividades neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyrgKAAuQQFARa7TsAy8YDAEacDpsYFCa8jJHFvFjTu5Sne2Ser7AAXnEvns/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie9-10ve05.pdf. O arquivo também indica outras orientações importantes para esta etapa. Você deve repetir os tipos de ficha de acordo com a quantidade de estudantes da turma.

Caso você não possua uma impressora, poderá colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, você pode consultar o site http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIC1Homologies.shtml.

Materiais necessários: Fichas impressas das atividades, folhas sulfite, cartolinas, palitos de dente, palitos de sorvete, copos, colheres e garfos descartáveis, tampas plásticas de garrafa PET, tesoura sem ponta, cola, fita adesiva, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Sugere-se o tempo de 7 minutos para este momento. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5NyTgddVC9Unj3cfE8QcFW6s6SM8qpFw3FbxVDj2PrDWg9s6z9RrRcb6E56S/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-10ve05.pdf.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se o tempo de 7 minutos para este momento. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma Sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização.

Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5NyTgddVC9Unj3cfE8QcFW6s6SM8qpFw3FbxVDj2PrDWg9s6z9RrRcb6E56S/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-10ve05.pdf.

Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Para mais informações recomenda-se consultar os sites https://darwinianas.com/ e http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/A-Evolu--o-de-Darwin.pdf (especialmente as perguntas 14, 15 e 22).

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